
DA CASA – Na semana em que o mundo celebra o Dia da Alimentação, comemorado domingo (16), o combate ao desperdício e o reaproveitamento de alimentos entra no cardápio do TRT Notícias com dicas da servidora e gastróloga Giovanna Pena (3ª Vara de Cuiabá). O assunto, que ganha cada vez mais espaço entre aqueles que apreciam a arte culinária e a alimentação saudável, também está alinhado aos objetivos da Agenda 2030 da ONU.
“Receitas práticas e com baixo custo são ótimas para nosso dia a dia. Além disso, evitar o desperdício de alimentos é, inclusive, uma matéria da faculdade de Gastronomia, tamanha importância do tema”, conta a servidora que concluiu o curso em junho deste ano. Mas a paixão pela cozinha vem desde a infância. “Quando era criança minha brincadeira preferida era o ‘Cozinhadinho’. Fazíamos desde o fogão para fazer a comida. Minha mãe também entrava no clima conosco”, relembra.
Com o passar dos anos, a paixão pela cozinha encontrou um rival à altura: o Direito. Foi assim que Giovanna escolheu a área jurídica para atuação profissional e a cozinha como lazer e atividade preferida. “Sempre conto que o Direito é minha profissão e cozinhar, meu hobby. As duas áreas têm espaço na minha vida e ambas me fazem feliz”, afirma.
O mundo do Direito, ela vive na 3ª Vara de Cuiabá. Já o gosto pela cozinha, compartilha com amigos e a família em eventos e no canal do YouTube, o qual a servidora divulga semanalmente receitas, inclusive de reaproveitamento de alimentos.
O processo, segundo a servidora, começa no descascar de frutas e verduras. “Em muitos alimentos o maior valor nutricional se encontra na casca, que muitas vezes é descartada. Podemos preparar geleias com a casca da laranja, suco com a casca do abacaxi, bolo com a casca da banana, sopas e caldos e omeletes com aproveitamento dos talos e folhas de verduras e legumes”.
Existe ainda outro ponto importante: ao reaproveitar ingredientes os alimentos são utilizados por completo. “Isso a reduzir custos, e ainda diminui, de forma muito positiva, a produção de resíduos orgânicos”.
Veja receita de geleia de casca de laranja, arroz de forno e outras receitas no canal do YouTube Empório da Giovana.
Participe!
Se você também tem uma dica para reaproveitamento de alimentos, compartilhe com a gente! Basta entrar em contato com o ramal 4360 ou e-mail comunicacao@trt23.jus.br. Ah, e não se preocupe em escrever o texto. A equipe do TRT Notícias está a postos para a tarefa.
Dia da Alimentação
A data é comemorada no 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. O dia foi escolhido para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.
Receita de geleia de casca de laranja
Ingredientes:
2 xícaras de chá de cascas de laranja cortadas em tiras (previamente fervidas);
2 xícaras de açúcar;
1 xícara de água.
Modo de Preparo
Primeiramente, os ingredientes deverão ser separados e higienizados (em especial as cascas da laranja);
Após, as cascas deverão ser fervidas por aproximadamente 30 minutos.
Escorra e reserve;
Em uma panela, misture a água e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe ferver, por aproximadamente 20 minutos;
Ato subsequente, acrescente as cascas de laranja previamente fervidas e ferva por mais 10 minutos;
Estará pronta a geleia para o consumo.
Comentários
Maravilhosa reportagem! Adorei conhecer sobre o seu hobby! Vou te seguir no youtube com certeza!
Muito obrigada Maura!
Obrigada por compartilhar, Giovanna! Já imaginei a delícia dessa geleia. Aproveitar todas as partes dos alimentos acho que é um sinal de respeito com quem produziu, quem transportou, enfim, todo mundo que fez chegar na nossa mesa
Giovanna, aprendi recentemente com uma prima, também formada em gastronomia, a juntar as cascas de cebola, alho, cenoura, batata e guardar no congelador. Quando tenho uma quantia razoável, cozinho em um litro de água e uso como caldo
pra risoto. humm... pensa no sabor!
Fica maravilhoso mesmo Aline! Uso inclusive para fazer arroz! Caldo do cozimento do frango e da carne também. Pode colocar em forminhas de gelo e congelar. Utilizar posteriormente em várias receitas. Assim não precisamos usar os caldos industrializados! Tem um sabor incrível.
Gostei da dica de vocês!
Adoro suas receitas e dicas culinárias Giovanna!
Eu sou daquelas que como com casca e tudo, rs. Parabéns pelo talento e dedicação, Giovanna. Dicas valiosas!