Servidor atua em projeto que implantou coleta seletiva em Peixoto de Azevedo

DA CASA – Desde a adolescência, o servidor da Vara de Peixoto de Azevedo Joezer Ponciado tem uma grande preocupação com o meio ambiente. Sempre esteve envolvido em ações individuais e hoje é parceiro do município onde trabalha para implantar o projeto de coleta seletiva na cidade.

A ação está funcionando, por enquanto, em dois bairros e também em escolas públicas onde é realizada a sensibilização sobre a importância da coleta seletiva. “Sempre tive o sonho de ajudar os catadores e minimizar os impactos ambientais na minha cidade. A ação é realizada juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que encabeçou a ideia e convenceu a administração sobre a importância da iniciativa”, explica Joezer.

O próximo passo, segundo o servidor, é levar a atividade para toda a cidade. “Isso ajuda muito o trabalho do catador. O lixo seco nós direcionamos para esses trabalhadores e o lixo molhado é destinado ao aterro municipal de Guarantã do Norte”, explica.

Associação de catadores

Agente Socioambiental da Vara de Peixoto de Azevedo há pelo menos seis anos, Joezer desenvolve outros projetos para melhorar o meio ambiente da região. “Paralelo à implantação da coleta seletiva, que já está em andamento, estamos nos trâmites para reativação da Associação de Catadores de Recicláveis, instituição que já funcionou e, por alguns percalços, acabou fechada. Estamos em fase de regularização da entidade”.

O servidor também planeja a criação do Comitê de Ações Afirmativas para a cidade. “Com a participação de órgãos públicos e instituições do Judiciário, podemos criar um comitê em Peixoto para destinar recursos para a questão ambiental, social e outros setores”.

Joezer enfatiza que tem o apoio da Assessoria de Sustentabilidade e Inclusão do Tribunal para planejar iniciativas que beneficiam o meio ambiente. “A Natália sempre nos ajuda muito para pensar e viabilizar as ações. É o caso, por exemplo, da coleta de esponja para lavar vasilhas, que estou correndo atrás. Tem ainda a implantação do Ponto de Descarte Voluntário (PDV), que provavelmente contarei com o apoio de uma empresa da nossa região”.

Prêmio

O projeto de implementação da coleta seletiva no município foi uma das ações inscritas no prêmio Agente Socioambiental do Ano. “Independentemente do resultado, é bom saber que o Tribunal reconhece as pessoas que se debruçam sobre as questões ambientais. A atuação do TRT nesse segmento é digna de elogios”.

Joezer fez questão de incluir a logo do Tribunal na cartilha desenvolvida para o projeto de coleta seletiva em Peixoto. “O Tribunal abre perspectivas e inova em suas ações, algo que inspira todos nós. Isso se configura em amplo espectro. Um dos grandes exemplos é Projeto de Ações Multiafirmativas, que ajuda no desenvolvimento de ações de vários segmentos, inclusive no interior”, ressalta.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Foto de MARIANA ROPELATO TOSCANO DE BRITTO
MARIANA ROPELAT...

Parabéns JO

qua, 16/11/2022 - 11:00
Foto de PAULO HENRIQUE GONÇALVES TENÓRIO
PAULO HENRIQUE ...

Parabéns, Joezer! Excelente iniciativa

qua, 16/11/2022 - 13:19
Foto de ANDREA YURI ONUKI CASTRO
ANDREA YURI ONU...

Muito legal! Parabéns Jo!

qui, 17/11/2022 - 07:43