
DA CASA - Entre os dias 27 e 31 de março, quatro salas do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas de 1ºgrau, que funcionam em Cuiabá, vão se deslocar para Rondonópolis para realizar 125 audiências de conciliação. Trata-se da primeira edição do projeto Cejusc Presente, que vai visitar cidades do interior para incentivar a realização de acordos em processos trabalhistas.
A abertura será às 9h30min da próxima segunda-feira (27) no Fórum Trabalhista de Rondonópolis. As pautas de conciliação seguirão até o fim da semana.
Segundo a coordenadora do Cejusc, juíza Leda Lima, o projeto visa aproximar o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) da população do interior e propiciar o diálogo entre as partes, auxiliando-as na realização de mais acordos. “Entendemos que a presença do Cejusc nas unidades do interior traz uma nova oportunidade para as partes construírem juntas a solução para o conflito trazido a juízo e a ação contida no Projeto Cejusc Presente cumpre nosso objetivo maior que é o da disseminação da cultura da paz”, explicou.
O projeto Cejusc Presente surgiu a partir de uma experiência na cidade de Arenápolis em novembro de 2022, durante a XVII Semana Nacional de Conciliação. Na ocasião, dezenas de trabalhadores que atuavam em um frigorífico da região compareceram ao Fórum Cível da cidade para participar de um mutirão de conciliação coordenado pelo Cejusc.
Além da juíza Leda Lima, as audiências em Rondonópolis serão supervisionadas pelos juízes Camila Zambrano e Juarez Portela, da 1ª e 2ª varas do trabalho da cidade. A equipe vai contar ainda com conciliadores especialmente designados e secretários de audiência.
A abertura do evento contará com a presença do presidente do TRT-23, desembargador Paulo Barrionuevo, da coordenadora do Cejusc de 2º grau e do Nupemec do TRT, desembargadora Adenir Carruesco, do juiz auxiliar da Presidência Angelo Cestari, da coordenadora do Cejusc de 1º grau, Juíza Leda Lima e dos Juízes Karina Rigatto, Juarez Gusmão Portela e Camila Zambrano..
Cejusc
O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas é uma unidade do TRT-23 especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania. Está localizado no piso térreo do Fórum Trabalhista de Cuiabá.
O Cejusc conta hoje com sete salas de conciliação batizadas com nomes de pontos turísticos do estado: Chapada dos Guimarães, Manso, Nobres, Pantanal, Vila Bela, Poconé, e, agora, Dolina, criada para atender a 1ª edição do projeto Cejusc Presente.