Trabalho em Revista – Juíza do TRT/PE analisa mudanças no mercado de trabalho

As várias transformações ocorridas na sociedade no campo tecnológico e econômico e os impactos dessas alterações nas relações de trabalho foram abordados pela pela juíza do TRT de Pernambuco Roberta de Araújo. A magistrada é a entrevistada da semana do Programa Trabalho em Revista. De acordo com a juíza, as mudanças trazem reflexos no mundo do trabalho, no papel do estado e nas relações de trabalho. A tecnologia, por exemplo traz vantagens como a otimização e a modernização da produção. Por outro lado, tem a questão da ausência de parâmetros e regulamentações para esta automação.

Novos postos de trabalho surgem, mas trazem consigo uma absoluta insegurança quanto ao futuro, sobretudo, para os trabalhadores com menos qualificação. O processo é movido por um discurso de modernização, que prega a retirada da burocracia e a flexibilização de direitos que tem uma narrativa cujo sobrenome é a precarização social do trabalho ou a ‘uberização’ do trabalho. Neste cenário, muitas pessoas são obrigadas a se tornarem empreendedoras de si mesmas e passam a fazer o autogerenciamento do trabalho sem qualquer tipo de proteção. “É preciso entender a diferença de empreendedor, de fato, e daquele que transforma um ‘bico’ em fonte de renda”, ressalta a magistrada.

O Trabalho em Revista mostra ainda uma reportagem sobre os atendimentos ocorridas na Justiça do Trabalho durante a 14ª Semana Nacional de Conciliação. O evento ocorreu entre os dias 04 e 08 de novembro e movimentou quase 9 milhões de reais nos tribunais trabalhistas do país.

Já o Quadro Tome Nota, traz informações sobre o holerite, extrato dos ganhos mensais de cada trabalhador.  É preciso que as pessoas saibam o que pode ou não ser descontado do salário.

Exibição

O programa de TV produzido pelo TRT/MT é veiculado na TV Assembleia (canal 30) todo sábado ao meio-dia, com reprises às 19h, domingo, às 7h30, e segunda-feira, às 6h30, 14h e às 20h30. Todas as edições do Trabalho em Revista também estão disponíveis no YouTube.