Subcomitê da Diversidade e Inclusão

Páginas

Apresentação

                                                     

 

A Política de Gestão da Diversidade e Inclusão no TRT da 23ª Região foi instituída em 18/05/2015, pela Resolução Administrativa nº 098/2015 (pdf), a qual compreende um conjunto de medidas que visam a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades e tratamento aos membros de grupos discriminados em função da cor, raça, etnia, origem, sexo, deficiências, idade, crenças, orientação sexual e outros.

Para coordenar a Política da Diversidade e Inclusão, a Presidência do Tribunal compôs, pela Portaria TRT SGP GP n. 823/2015 (pdf), de 31 de agosto de 2015, o Comitê Permanente da Gestão da Diversidade e Inclusão, com membros eleitos e indicados, entre magistrados e servidores, para mandato de 2 anos.

Em agosto de 2022, a Resolução Administrativa nº 160/2022 alinhou a nomenclatura dos comitês e comissões do TRT da 23ª Região à Resolução CSJT nº 325/2022, passando o Comitê da Diversidade a ser denominado Subcomitê da Diversidade e Inclusão, sendo a atual composição estabelecida pela PORTARIA TRT SGP GP n. 198/2022 (pdf).

Dentre as atribuições do Subcomitê da Diversidade e Inclusão, destacam-se aquelas indicadas pelo artigo 7º da RA 098/2015, a saber:

a) promover periodicamente ações de conscientização sobre a vedação da discriminação e preconceito;

b) sugerir capacitação voltada à sensibilização contra a discriminação e o preconceito;

c) sugerir capacitação voltada à necessidade de inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade;

d) solicitar a inclusão no orçamento do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região e da Escola Judicial de verba destinada à execução da política de gestão da diversidade e inclusão, com atenção prioritária;

e) receber e analisar as denúncias de discriminação e preconceito, encaminhando-as para a Presidência com parecer de caráter consultivo;

f) promover parcerias com outras instituições públicas e privadas, ampliando a consciência cívica da população quanto à vedação da discriminação e do preconceito;

g) sugerir outras ações de inclusão dos marginalizados e combate à discriminação.

 

Para mais informações, entre em contato com o Subcomitê da Diversidade e Inclusão pelo e-mail diversidade@trt23.jus.br.

Composição
  • Ediandro Martins

Magistrado designado pela Presidência

Coordenador do Subcomitê da Diversidade e Inclusão

Suplente: Michelle Trombini Saliba - Juiza do Trabalho

 

  • Emerson Gomieiro

Servidor designado pela Presidência

Vice-Coordenador do Subcomitê da Diversidade e Inclusão

Suplente: Bruna Montresol Faversani - Analista Judiciário

 

  • Liziane Ferreira Lesmo Barcelos

Suplente: Letícia de Melo Borges

 

  • Nadir Miranda Silva

Suplente: Liliana Nasr

 

  • Zequias Pinheiro Nobre Júnior

Suplente: Sinara Costa Alvares Silva

 

Unidade de Apoio Execuivo: Secretaria de Gerenciamento Humano

Servidor designado: Allan Muraro Rocha

 

E-mail para contato: diversidade@trt23.jus.br

Notícias

25/07/2022 - 10:58

“A mulher negra pode estar onde quiser. Mas é inegável que ainda existe uma disparidade econômica, algo que ainda tem muito a avançar”. Essa é uma das reflexões trazidas pela primeira desembargadora negra do TRT oriunda da magistratura, Adenir Carruesco, no Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, celebrado nesta segunda (25).

27/06/2022 - 12:14

Em 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

27/06/2022 - 12:14

Em 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

23/08/2021 - 08:19

De 21 a 27 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data é destinada à conscientização sobre a importância da inclusão, do respeito e dos direitos. O Brasil conta com mais de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,9% da população.

22/06/2021 - 08:57

Uma pesquisa realizada pelo projeto "Demitindo Preconceitos" com recursos humanos em 14 estados brasileiros mostra que 38% das indústrias e empresas têm restrições para contratar pessoas LGBTQI+. Para falar sobre esse preconceito no mercado de trabalho, a Entrevista da Semana traz a mestre em antropologia social e especialista em gênero e diversidade, Josi Seixas.

26/08/2020 - 10:53

Nesta quarta (26), data em que se celebra o Dia Internacional da Igualdade Feminina, o Comitê da Diversidade e a Escola Judicial (Ejud) do TRT de Mato Grosso promovem a palestra "Os desafios da mulher negra diante das desigualdades de gênero, raça e classe". O evento será transmitido às 14h, pelo YouTube.

Ações

MÊS DA MULHER (03/2019)

Violência contra a mulher, divisão de tarefas domésticas e direito de voz foram mensagens trazidas nos últimos dias pelo Comitê de Diversidade e Inclusão para homenagear as mulheres do Tribunal. A campanha foi veiculada nas telas dos computadores, com ilustrações e frases.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social e procurou uma forma diferente de prestar um tributo às mulheres, como desmistificar por exemplo, a imagem de heroína, quando, na verdade, existe um ser humano que se vê obrigado a assumir inúmeras funções não por ter superpoderes, mas sim por não tem escolha.

Em outra imagem, o Comitê resgata o ditado popular que diz que em briga de marido e mulher ninguém deve se intrometer, e diz que 'meter a colher', em casos de suspeita ou testemunho de agressão, pode ser uma atitude fundamental para preservação da vida. O post faz conexão com os inúmeros casos de feminicídio que ocorrem no país e no estado e estimula a denúncia para o telefone 180, ainda que anonimamente.

A ideia, segundo membros do Comitê, foi aproveitar o Dia Internacional da Mulher como uma oportunidade para trazer reflexões que podem ser somadas ao marco histórico que o dia 08 de março representa na luta pela igualdade de gênero.

Seguem as tirinhas.