Bem-vindo(a) à Ouvidoria do TRT 23!
Criada em 2003, a Ouvidoria do TRT da 23ª Região é um canal de interação entre o órgão e os usuários interno e externo, com a missão institucional de garantir a transparência das informações e de se constituir em instrumento para assegurar a gestão participativa e democrática da sociedade no exercício da cidadania. Com a atribuição de receber as manifestações dos usuários, sejam consultas, reclamações, denúncias, elogios ou sugestões, e dar-lhes o tratamento adequado, para a oferta de resposta, a Ouvidoria contribui para o aperfeiçoamento dos serviços e do atendimento prestados por este Regional.
No âmbito deste Regional, a Ouvidoria é, também, responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
Estrutura
A Ouvidoria está instalada no andar térreo do Prédio das Varas do Trabalho da Capital e conta com uma equipe capacitada de servidores, coordenada por um Desembargador, o qual exerce a função de Ouvidor. Atualmente, o Ouvidor deste Regional é o Desembargador Tarcísio Régis Valente, e a Vice-Ouvidora é a Desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes.
A estrutura e as atribuições da Ouvidoria estão definidas na Resolução Adminstrativa n. 55/2022.
Canais de Acesso
Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelos seguintes canais:
- Formulário Eletrônico : basta preencher o formulário e enviar;
- E-mail: ouvidoria@trt23.jus.br
- Telefones: (65) 3648-4325 / (65) 3648-4030 e 0800 3648 400;
- Carta dirigida à Ouvidoria: endereço Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, n. 191, Centro Político e Administrativo, Cuiabá/MT, CEP: 78049-935;
- Formulário Impresso: entregue pessoalmente na sala da Ouvidoria ou encaminhado para o endereço Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, n. 191, Centro Político e Administrativo, Cuiabá/MT, CEP: 78049-935;
- Atendimento presencial/pessoal: sala da Ouvidoria, localizada no andar térreo do Prédio das Varas do Trabalho da Capital, de segunda-feira à sexta-feira, exceto aos feriados, no horário das 7h30 às 14h30.
A Ouvidoria disponibiliza, também, o Serviço Fale com o Ouvidor, ofertado sempre na última 6ª feira do mês, quando o Desembargador Ouvidor, pessoalmente, atende ao usuário que deseja apresentar a sua manifestação. O agendamento deve ser feito pelos seguintes canais:
A Ouvidoria disponibiliza, ainda, o Balcão Virtual para atendimento aos usuários. O atendimento é realizado pela plataforma Google Meet: https://meet.google.com/mrr-psvz-dco.
Importante
O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região pertence ao Poder Judiciário, cuja atribuição é solucionar os processos judiciais relacionados às questões trabalhistas trazidas a juízo. Assim, a Ouvidoria não presta consultoria jurídica nem responde a dúvidas trabalhistas e previdenciárias. Para a solução de casos individuais que envolvam orientação jurídica acerca do tema, o usuário deve procurar: advogado particular; assistência sindical da entidade de classe; assistência jurídica gratuita nos Núcleos de Práticas Jurídicas das Faculdades de direito; Ministério da Economia - Secretaria do Trabalho - Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, ou a unidade de Defensoria Pública da União.
Do mesmo modo, a Justiça do Trabalho não fiscaliza o cumprimento da legislação trabalhista. Denúncias relacionadas a esse assunto devem ser enviadas diretamente ao Ministério da Economia - Secretaria do Trabalho - Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, ou ao Ministério Público do Trabalho (MPT), salvo as que se refiram ao trabalho infantil, inseguro ou análogo ao escravo.