Tribunal economizou R$ 12 milhões na pandemia. Veja as principais entregas

Complexo-sede

A economia de recursos alcançada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) nos últimos dois anos girou em torno dos 12 milhões de reais. Resultado direto da pandemia, que obrigou a instituição a fechar unidades e colocar servidores em teletrabalho, os recursos foram aproveitados estrategicamente. Em sua grande maioria, permitiu antecipar investimentos e garantir a prestação de serviços em meio à crise.

Os detalhes das ações realizadas e entregas feitas estão no Relatório de Progresso – Gestão 2020/2021, divulgado pelo Tribunal em dezembro. A seguir, confira as principais, elencadas seguindo seis eixos.

 

Gestão de Pessoas e Saúde

O medo e o isolamento repentino tomaram conta de todos durante a pandemia. Foi para minimizar os efeitos que o Tribunal investiu em ações voltadas ao bem-estar de servidores e magistrados, bem como de capacitações na área comportamental. O trabalho foi possível graças à estrutura já existente do Programa Florescer, ampliado e consolidado nos últimos dois anos.

Entre as entregas, destaque para a elaboração de manuais orientativos e que nortearam os trabalhos, bem como a realização de levantamentos que ajudaram o TRT a tomar as melhores decisões. Merece menção as pesquisas de saúde e de opinião sobre o processo de retomada, essa última importante para subsidiar a forma de organizar e modelar o retorno ao trabalho presencial, ainda em curso.

Estão nesse grupo ainda as ações de monitoramentos de casos de covid, a identificação de pessoas do grupo de risco e a realização de workshops, palestras e cursos sobre saúde mental.

Clique aqui para ver todas as principais ações neste grupo

 

Segurança no Ambiente de Trabalho

Diretamente relacionadas à parte de infraestrutura, as entregas deste eixo compreendem todo o trabalho na área física feita para o enfrentamento da pandemia. O foco foi garantir a segurança de magistrados, servidores (incluindo terceirizados e estagiários) e do público externo que se utiliza dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho.

Os destaques das entregas vão desde a definição do controle de acesso até a distribuição de EPIs a servidores e magistrados, passando pelas reformulações das rotinas de limpeza e conservação.

Menção importante ainda para a gestão contratual, que buscou mitigar impactos junto aos prestadores de serviço, e as reformulações nos layouts das unidades, que garantiram o distanciamento mínimo entre as pessoas. Nesse ponto, merece lembrança a mudança das salas de audiências para as secretarias, que permitiu a realização de audiências presenciais em local mais aberto e ventilado.

Clique aqui para ver todas as principais ações neste grupo

 

Tecnologia da Informação

Por vários meses a Justiça do Trabalho funcionou dentro das residências de magistrados e servidores. Garantir que essa migração tão brusca pudesse ocorrer só foi possível graças às ações implementadas na área de Tecnologia da Informação e Comunicações. Este eixo elenca as principais entregas.

Destaque para a ampliação do serviço de suporte prestado aos usuários, a adoção de ferramentas colaborativas (como o G suit, do Google), a aquisição de equipamentos, entre notebooks, microfones e webcams, além da implementação da ferramentas de Business Intelligence (BI), tão importantes para conquista do Selo Diamante, no prêmio CNJ de Qualidade.

Outro ponto importante foi a adoção e implementação de ferramentas de comunicação, como WhatsApp e serviços para videoconferência, e a expansão da banda de internet disponível para uso, principalmente nas unidades do interior. As ações garantiram a realização de audiências telepresenciais, e demandaram, em alguns casos, meses de negociação com as empresas fornecedoras dos serviços.

Clique aqui para ver todas as principais ações neste grupo

 

Orçamento e Finanças

Área que também demandou muito trabalho, não só para viabilizar o funcionamento da justiça durante a pandemia como também para planejar os recursos economizados em decorrência do fechamento das unidades. Tradução desse esforço pode ser observada no Plano Anual de Contratações, que precisou ser revisto e reestruturado inúmeras vezes.

Ao todo, o Tribunal economizou nos anos de 2020 e 2021 cerca de 12 milhões de reais. O recurso foi empregado estrategicamente, considerando a limitação imposta pelo teto de gastos. Destaque para os investimentos em tecnologia, na parte de infraestrutura e, principalmente, na expansão do sistema de autogeração de energia.

O Relatório de Progresso traz as principais ações nessa área, incluindo os valores destinados a cada uma. Clique aqui para conhecer as entregas.

 

Comunicação Institucional

As entregas da Comunicação Social buscaram garantir a comunicação com o público interno e com a sociedade, algo ainda mais relevante se considerar a pandemia de atos normativos que deixou todos sem saber o que fazer num primeiro momento. Os trabalhos focaram não só na divulgação, mas também de suporte às unidades, auxiliando e viabilizando inúmeros projetos realizados ao longo dos dois últimos anos.

Destaques para a editorialização e diagramação de guias e manuais contendo informações sobre como proceder na pandemia, a realização de inúmeros eventos on-line, a publicação de informações e a manutenção de dados no site institucional.

Ressaltam-se ainda as ações com foco na consolidação da Rádio TRT FM, criando conteúdos para garantir uma programação mais atrativa, não só com divulgação de notícias jurídicas, mas também ligadas ao mundo do trabalho e cultura local.

Clique aqui para ver todas as principais ações neste grupo

 

Governança, Gestão Estratégica e Gestão de Riscos

A conquista do Selo Diamante reconheceu a excelência do Tribunal com a Governança e Gestão de Riscos. A importância estratégica da área pode ser traduzida na reunião de um eixo específico das ações da área.

Sobre as entregas, destaque para o trabalho de orientação dos controles internos, em especial na área de contratos, muito impactada por conta da pandemia. Menção também merecem as ações de monitoramento e controle, que possibilitaram à administração conhecer se a estratégia adotada estava sendo efetiva.

Clique aqui para ver todas as principais ações neste grupo

 

(Zequias Nobre)

 

 

 

 

 

 

 

Gestor da Informação: