TOCANDO DIREITO - Programa usa música 'Paciência' para falar sobre os desafios do teletrabalho

Imagem de uma pessoal digitando no computador em uma mesa de madeira

“Enquanto todo mundo espera a cura do mal e a loucura finge que isso tudo é normal, eu finjo ter paciência”. Esse é um trecho da canção ‘Paciência’, do cantor e compositor Lenine, que o programa Tocando Direito desta semana utiliza para falar sobre o teletrabalho, adotado por muitas empresas e órgãos públicos durante a pandemia.

O quadro, que usa música para explicar temas relacionados ao mundo do trabalho, faz parte da programação da Rádio TRT FM 104.3.

Enquanto aproveitam a melodia calma da canção, os ouvintes acompanham dicas para driblar os desafios do teletrabalho e conferem aspectos legais dessa modalidade de atuação.

A primeira dica para manter a saúde física e mental durante o trabalho em casa é paciência, como diz a letra da música. O programa traz também informações sobre a postura física enquanto trabalha, a necessidade de fazer pequenas pausas e ainda sobre a importância de manter uma rotina organizada.

Quem trabalha em casa não tem controle de jornada. Mas isso não quer dizer que não tem horário de trabalho. Assim, caso o expediente seja maior que o combinado, pode até receber horas extras. Por isso é importante delimitar um período do dia para responder as mensagens do serviço, seja no whatsapp ou e-mails.

O cuidado com a ergonomia é também muito importante para evitar doenças ocupacionais. Conforme a legislação, é dever do empregador explicar para os trabalhadores como prevenir doenças ocupacionais e acidentes e os trabalhadores têm a obrigação de colocar tudo em prática.

Tocando Direito

O Tocando Direito vai ao ar todas as sextas, sábados, domingos e segundas, às 07h10, 11h10 e 19h10, logo após o 'Justiça em Cena'.

 

(Sinara Alvares)

 

 Para ouvir esta matéria, clique na barra de áudio disponível acima. Você também pode baixar o arquivo clicando no sinal de três pontinhos   , disponível na mesma barra (para navegadores Chrome) ou clicando com o botão direito do mouse e, em seguida, na opção “Salvar áudio como” (navegadores Mozilla e Microsoft Edge).

 

 

 

 

Gestor da Informação: