Semana Regional de Conciliação do TRT de Mato Grosso termina com R$ 4,7 mi em acordos firmados

Aperto de mãos, sendo que uma delas sai de dentro do computador

O balanço final da Semana Regional de Conciliação do TRT de Mato Grosso, a primeira promovida de forma totalmente on-line, alcançou R$ 4.669.375,96. Ao todo, foram 111 acordos entre empregadores e trabalhadores homologados pela Justiça do Trabalho.

O evento foi realizado entre os dias 5 e 9 de outubro e buscou incentivar a resolução de conflitos de forma amigável, por iniciativa das próprias partes.

A Semana foi realizada pelos centros judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º grau de Cuiabá e de 2º grau do TRT (Cejuscs) e contou com a atuação de servidores conciliadores e de magistrados que auxiliaram as partes na construção dos acordos.

Um total de 246 processos foi colocado em mesa de negociação após manifestação de empresas e trabalhadores interessados ou por sugestão das varas do trabalho, dos gabinetes de desembargadores e da Assessoria de Recurso de Revista do TRT mato-grossense.

A coordenadora do Cejusc de 1º grau de Cuiabá, juíza Leda Borges, avalia que o resultado da Semana superou as expectativas. “Muitos empregados e muitas empresas procuraram o Cejuscs do TRT23 para colocar seus processos em mesa de negociação. Durante as conversas, eles tiveram a oportunidade de participar da construção da solução de seus conflitos”.

A magistrada destaca o índice de conciliação alcançado no primeiro grau, que ficou em aproximadamente 60% (desconsiderando as 20 audiências em que as partes não compareceram), e a movimentação financeira obtida no segundo grau, de 1,1 milhão de reais.

Leia mais sobre a Semana de Conciliação

 

(Zequias Nobre)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestor da Informação: