SEMANA DA CRIANÇA – Rádio TRT FM 104.3 veicula entrevista e matérias especiais sobre trabalho infantil

Montagem de fotos em preto e branco de crianças trabalhando

Os traumas e as consequências para a saúde física e mental de crianças e adolescentes trazidos pela exploração do trabalho infantil, bem como as ações de combate desenvolvidas pelo Poder Público, são temas de entrevista e matérias especiais veiculadas esta semana na Rádio TRT FM 104.3. A programação ocorre em alusão ao Dia da Criança, celebrado na segunda-feira (12).

O primeiro material a ir ao ar foi a entrevista com o auditor do trabalho Geraldo Fontana. Ele falou sobre os malefícios trazidos pela exploração da mão de obra de crianças e adolescentes e como a Lei da Aprendizagem pode contribuir com a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Ouça a entrevista “Exploração do Trabalho Infantil e Lei da Aprendizagem”

 

Campanha

Na terça-feira (13), o juiz auxiliar da Presidência do TRT e vice-presidente da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil (CETI) do Tribunal, Ivan Tessaro, tratou das ações desenvolvidas na semana, em especial sobre os spots veiculados durante a programação da Rádio, em campanha realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). As mensagens, veiculadas durante todo o mês de outubro, alertam para os inúmeros prejuízos resultantes do trabalho infantil e para os riscos a que crianças e adolescentes estão expostos, como é o caso do trabalho nas ruas, que torna os menores vulneráveis ao tráfico de entorpecentes e à exploração sexual.

Ouça a matéria “Spots sobre o trabalho infantil na TRT FM; parceria TRT e MPT"

Ouças os spots veiculados: Sopt  1Spot 2Sopt 3

 

Matérias especiais

Em outra matéria, o magistrado Ivan Tessaro também falou das ações da Justiça do Trabalho para sensibilizar a sociedade sobre a importância da erradicação do trabalho infantil, como o game Futuro em Jogo, desenvolvido pelo TRT em parceria com o MPT e Sesi Mato Grosso. “O grande sucesso do jogo é permitir que as crianças, de forma lúdica, percebam a importância das boas escolhas no jogo e na vida”, salientou o juiz.

A reportagem também ouviu representantes do MPT e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTe), que destacaram as ações realizadas pelos órgãos na área.

Ouça a matéria especial “Ações institucionais de combate ao trabalho infantil desenvolvidas pela Justiça do Trabalho, MPT e SRTe”

 

A Lei da Aprendizagem, uma importante ferramenta na luta contra a exploração do trabalho infantil, foi tema da matéria especial veiculada na quarta (14). A reportagem falou sobre como a norma tem contribuído para a inserção de jovens no mercado de trabalho e dos benefícios e vantagens trazidos para empresas que dela se utilizam.

Ouça a matéria especial “Lei da Aprendizagem”

 

Para fechar a série, foi ao ar nesta sexta-feira (16) uma reportagem destacando os malefícios para a saúde física e mental decorrentes da exploração do trabalho infantil de crianças e adolescentes. O médico Marcelo Sandrim, um dos ouvidos, lembrou que crianças estão em desenvolvimento e o trabalho em condições irregulares, como carregando peso, por exemplo, pode ter consequências gravíssimas. “Podem aparecer sequelas no aparelho locomotor, como desvio de colunas e de posição”. O médico disse ainda ser de suma importância que a sociedade “fique alerta para evitar uma série de transtornos para esse futuros cidadãos. As crianças estão se desenvolvendo. Elas não são adultas!”, frisou.

A reportagem também ouviu a psicóloga especialista em terapia cognitiva e comportamental Camila Wobeto, que falou sobre as consequências psicológicas que a exploração da mão de obra infantil pode trazer. “Existe todo um impacto psicológico, social e escolar quando a criança se vê obrigada a assumir responsabilidades. Isso destrói etapas necessárias para o desenvolvimento delas”, pontuou.

Ouça a matéria especial “Traumas e consequências para a saúde de crianças e adolescentes trazidas pelo trabalho infantil”

 

Reprises

As matérias especiais serão veiculadas novamente neste fim de semana, em formato de boletins que vão ao ar durante a programação. Para ouvir, sintonize a frequência 104.3MHz (região metropolitana de Cuiabá) ou acesse www.trtfm.com.br. Também é possível ouvir através dos sites CX RádioTudo Rádio, entre outros serviços semelhantes.

 

 

(Fabyola Coutinho/ Zequias Nobre)

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave: 
Gestor da Informação: