Sarau Literário: Justiça do Trabalho em Alto Araguaia e MPT destinam 23 mil reais para premiação de alunos

Bicicletas, tablets, computador. Esses objetos, sonhos de consumo da garotada, foram alguns dos prêmios entregues para as melhores apresentações do terceiro Sarau Literário de Alto Araguaia. O evento, que reúne estudantes da rede municipal de ensino, contou com a parceria da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, que destinaram 23,3 mil reais para a premiação dos trabalhos.

Ao todo, 31 alunos foram reconhecidos em sete categorias. As escolas também receberam premiação.

O projeto, que teve sua conclusão no dia 14 de novembro, foi iniciado meses antes nas salas de aula do município. Tendo a literatura como tema, professores e estudantes planejaram os trabalhos utilizando música, dança e poesia para falar do universo de histórias que aprenderam nos livros.

A juíza da Vara do Trabalho de Alto Araguaia, Karina Rigatto, esteve no evento e destacou a importância do projeto para a sociedade. “Ficamos felizes de participar desse projeto de leitura. Para termos cidadão conscientes é imprescindível fomentarmos a educação”, destacou.

A magistrada explica que os valores para compra dos prêmios são oriundos de condenação por dano moral coletivo, pagamentos de multas por descumprimentos de termos de ajustamentos de condutas (TACs). “Nós fazemos a reversão para projetos sociais buscando beneficiar a sociedade local que foi prejudicada pelo dano, isso com o aval do Ministério Público do Trabalho”, explicou. 

Segundo a secretária de Educação do município, Paula Fraga, o projeto é um incentivo à leitura e um momento de muito aprendizado para todos. “Através destes eventos descobrimos novos talentos. É incentivo para os alunos e para a família. Nossos agradecimentos aos parceiros do projeto”, afirmou.

Moção de aplausos

Os projetos e as ações afirmativas realizados pela Vara do Trabalho de Alto Araguaia foram reconhecidos pela Câmara Municipal da cidade com uma moção de aplauso. A juíza Karina Rigato, titular da vara trabalhista do município, recebeu a honraria no dia 18 de novembro.

Entre os projetos reconhecidos pelo Parlamento está o Geração Saúde, que leva exercícios para idosos da região. A verba para aquisição dos equipamentos para realização das atividades foi destinada pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Ao todo, foram entregues 320 itens esportivos e 100 camisetas.

(Sinara Alvares)

 

 

 

 

 

 

Gestor da Informação: