RÁDIO TRT FM - Psicóloga explica como a pandemia pode afetar a qualidade do sono

Mulher sentada na cama com a mão na cabeça, com insônia. Ao canto, logo da Rádio TRT FM 104.3

“Tenho tido muita insônia e muito mal estar, o que me deixou ansiosa, a ponto de acordar com o coração acelerado. Nessa hora, penso se tenho coronavírus e se posso ter transmitido para outras pessoas”. Essa foi a declaração de uma jornalista de Cuiabá ao participar de uma reportagem produzida pela Rádio TRT FM 104.3 acerca dos impactos da pandemia e do isolamento social sobre o sono.

As dúvidas sobre o tema foram respondidas pela psicóloga Niara Bacchi Ribeiro, que fala sobre a ansiedade e as preocupações excessivas que têm prejudicado a qualidade do sono de muitas pessoas neste período.

Segundo ela, o clima de incerteza e insegurança alimentam a ansiedade e o medo. “O cenário atual expõe nossas vulnerabilidades pessoais. Isso gera um impacto grande na saúde mental e no sono”, ressalta.

Algumas das consequências das noites mal dormidas são a irritabilidade, baixo rendimento no trabalho, lapsos de memória, falta de concentração e até mesmo o aumento de acidentes domésticos. “Além da ansiedade de desempenho, a falta de sono resulta na dificuldade de aprendizado e quanto mais eu me preocupo com isso, mais dificuldade tenho para dormir”, explica.

Para quebrar este ciclo, de acordo com a psicóloga, é preciso adotar cuidados como evitar telas de celulares, TV e itens do gênero por uma ou duas horas antes de dormir. Ter uma rotina de saudável e manter um caderno ao lado da cama para anotar os problemas que trazem aflição e possíveis soluções.

Outra recomendação é praticar técnicas de respiração e relaxamento.

Veja a entrevista completa no canal do Tribunal no SoundCloud (www.soundcloud.com/trtmatogrosso). Ouça diretamente neste link!

Problemas técnicos

Em razão de problemas técnicos, a Rádio TRT FM 104.3 está sendo transmitida apenas pela internet. Para conferir a programação, acesse www.trtfm.com.br.

 

(Fabyola Coutinho)

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave: 
Gestor da Informação: