RÁDIO TRT FM – Enfermeira fala sobre os cuidados na utilização de luvas para prevenir a covid-19

Pessoa com máscara e luvas limpando uma mesa

A pandemia do novo coronavírus desencadeou uma corrida por EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Depois do álcool em gel e máscaras, muita gente agora tem usado luvas para aumentar a proteção.  A utilização correta desses objetos é uma questão que merece atenção, conforme explicou a enfermeira do Tribunal, Flávia Machado, no quadro do programa Florescer na Rádio TRT FM 104.3 desta sexta-feira (03).

Segundo Flávia, assim como no caso das máscaras caseiras, que precisam de cuidados ao serem colocadas e retiradas do rosto, com as luvas acontece a mesma coisa. Ela explica que, como as luvas passam uma falsa sensação de proteção, é possível contaminar tudo ao redor e, pior ainda, acontecer a contaminação cruzada, levando o vírus de um lugar para outro.

No mercado, por exemplo, é comum uma pessoa se esquecer que está luva e pegar em diversos alimentos e produtos, atender o telefone ou mandar mensagens no celular, encostar na roupa ou mesmo tocar o rosto. "Não faz sentido usar luvas se você não vai lavar as mãos toda vez que toca em algo", explica.

O grande problema, segundo ela, é a falsa sensação de proteção, já que “as luvas não são autolimpantes e podem se tornar um veículo de contaminação”. Por isso, é importante seguir todas as medidas de higiene e trocá-las a cada procedimento, realizando a higiene das mãos a cada troca. “ A luva deve ser de uso único e descartadas a cada atividade”, enfatiza.

Florescer

O quadro do Programa Florescer, que traz dicas de saúde e bem-estar, é veiculado todas as sextas-feiras, durante o informativo TRT Notícias da emissora, e depois reprisado ao longo da programação.

A Rádio pode ser sintonizada na frequência 104.3MHz (região metropolitana de Cuiabá) e ouvida no site www.trtfm.com.br.

(Sinara Alvares)
 

 Para ouvir esta matéria, clique na barra de áudio disponível acima. Você também pode baixar o arquivo clicando no sinal de três pontinhos   , disponível na mesma barra (para navegadores Chrome) ou clicando com o botão direito do mouse e, em seguida, na opção “Salvar áudio como” (navegadores Mozilla e Microsoft Edge).

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestor da Informação: