RÁDIO TRT FM – Enfermeira dá dicas para aliviar efeitos das queimadas e tempo seco

Foto de uma cidade sob o sol escaldante

Os moradores de Mato Grosso têm enfrentando dias secos, quentes e com uma grande quantidade de fumaça resultante das queimadas que tomam contam do estado. Para amenizar os efeitos desse cenário, a enfermeira do Tribunal, Flávia Machado, dá algumas dicas de saúde no quadro do programa Florescer na Rádio TRT FM 104.3 desta sexta (11).

Ela lembra que um clima seco e coberto de fuligem podem gerar prejuízos à saúde resultando em sintomas como tosse seca, dor na garganta, cansaço, falta de ar, dificuldades de respirar, rouquidão e ardência, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos. “As vias respiratórias são as mais afetadas, agravando o quadro de doenças prévias e alergias, como renite, asma, bronquite e insuficiência cardíaca e respiratória”, explica.

Para evitar prejuízos à saúde, é necessário tomar uma série de cuidados. Segundo a enfermeira, é indicado manter o ambiente fechado e umedecido com umidificadores, toalhas umedecidas ou bacias com agua. Já o desconforto pode ser amenizado com a lavagem das mucosas do nariz com soro fisiológico, além de beber muita água e outros líquidos.

Segundo Flávia Machado, é importante manter uma dieta leve com ingestão de verduras, furtas e legumes. Além de evitar atividades físicas e a exposição ao sol entre às 10h e 16h. “É bom usar roupas leves, e quando sair, usar máscaras e evitas aglomerações”, concluiu. 

(Sinara Alvares)

 

 Para ouvir esta matéria, clique na barra de áudio disponível acima. Você também pode baixar o arquivo clicando no sinal de três pontinhos   , disponível na mesma barra (para navegadores Chrome) ou clicando com o botão direito do mouse e, em seguida, na opção “Salvar áudio como” (navegadores Mozilla e Microsoft Edge).

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave: 
Gestor da Informação: