Projeto irá oportunizar mais de 500 vagas de cursos para jovens do norte de MT

“Formar para Socializar” é a ideia que dá vida e nome ao projeto que será desenvolvido em Colíder e cidades que estão sob jurisdição da Vara do Trabalho do município para promoção de cursos. A ação será voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social e irá disponibilizar mais de 500 vagas de qualificação.

O termo de compromisso do projeto com as entidades parceiras foi assinado na quarta-feira (21), na sede da vara trabalhista. A iniciativa será subsidiada com recursos de Ações Civis Públicas ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho na Justiça do Trabalho, com aval do Comitê Multi-Institucional do município, entidade formada por órgãos do judiciário, que decide quais projetos irão receber as verbas dos processos.

Segundo o titular da Vara do Trabalho de Colíder e coordenador do Comitê, juiz Mauro Vaz Curvo, os adolescentes e jovens que não foram contratados por meio do Projeto Primeiro Passo, que também está ocorrendo no município, terão preferência para participar do “Projeto Formar para Socializar”.

Além de Colíder, serão contemplados com os cursos de capacitação as cidades de Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena.

Estão previstas a formação de 19 turmas para os cursos de Promotor de Vendas, Mestre de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Pintor de Obras, Eletricista Residencial, Operador de Alimentos, Operador de Computador, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Contabilidade.

São parceiros do projeto o Senai-MT e o Centro de Formação Mirím Cidadão do Futuro de Colíder.

Laboratório do Saber

Durante a assinatura do termo de compromisso do Projeto Formar para Socializar, foi firmado também  termo de compromisso com a Associação de Senhoras de Rotarianos Casa da Amizade de Colíder para a execução do projeto “Laboratório do Saber”. A ação tem por objetivo a aquisição e montagem de um laboratório de ciências naturais, a qual irá atender 550 crianças e adolescentes, prioritariamente, de escolas públicas e de entidades filantrópicas parceiras da Vara do Trabalho de Colíder.

 

(Coordenadoria de Comunicação Social)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestor da Informação: