Primeiro Passo chega a Colíder, terceira cidade do estado a receber o projeto de combate ao trabalho infantil

Enfrentamento ao trabalho infantil por meio do estímulo à aprendizagem: Primeiro Passo em direção ao um futuro diferente. O projeto está sendo desenvolvido pelo TRT de Mato Grosso para afastar jovens em situação de vulnerabilidade social do trabalho precoce. A iniciativa foi apresentada nessa segunda-feira (12) em Colíder, terceira cidade do estado a receber a ação.

A presidente do Tribunal, desembargadora Beatriz Theodoro, participou da solenidade e destacou a importância do projeto e as experiências exitosas alcançadas nas outras duas cidades beneficiadas pela iniciativa, Cuiabá e Nova Mutum. “Temos colhido frutos muito positivos do projeto, principalmente no norte do estado. Agora queremos trazer o projeto até Colíder, município que já desenvolve várias ações sociais”, ressaltou.

A reunião contou com a participação de empresários e comerciantes da região, membros do Comitê Interinstitucional do município (que gerência os recursos das Ações Civis Públicas julgadas pela Justiça do Trabalho), da Prefeitura Municipal e do Senai.

Durante a reunião foi assinada a carta de intenção para implantar o projeto no município. No documento, constam os nomes das instituições que devem se tornar parceiras da iniciativa, como a Associação Comercial e Empresarial de Colíder (ACIC), encarregada de mobilizar empresas sobre o cumprimento da Lei Nacional de Aprendizagem, a Guarda Mirim, que irá ceder a estrutura para realização dos cursos, a Secretaria Municipal de Assistência Social, que irá encaminhar e selecionar os participantes do projeto, além do Senai, entidade responsável pelo curso de formação.

Em Colíder, assim como ocorreu nos dois municípios anteriormente alcançados pela iniciativa, o projeto Primeiro Passo pretende criar uma rede de colaboração, capacitando jovens para entrar no mercado de trabalho, sem o abandono dos estudos. Os participantes serão contratados pelas empresas que aderirem à iniciativa na condição de aprendizes.

O curso de formação a ser ministrado na cidade irá abarcar a área de serviços administrativos e as aulas – parte teórica da formação - tem data prevista para iniciar em fevereiro do próximo ano.

O trabalho infantil possui dados alarmantes. São mais de 168 milhões de crianças em todo o mundo, vítimas de exploração, com trabalhos degradantes.   No Brasil, são cerca de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e 17 anos, dos quais 70 mil possuem, no máximo, nove anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Primeiro Passo integra as ações realizadas pelo Tribunal no Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. A ação é desenvolvida pelo TST em parceria com os TRTs.

Estiveram presentes no lançamento do projeto em Colíder o prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, a secretária municipal de Assistência Social, Ana Tomiyoshi, o gerente regional do Senai, André Henrique dos Santos, o presidente da ACIC, Luis Antônio Pavoni, o coordenador da Guarda Mirim, José Assis, o juiz auxiliar da Presidência do TRT, Plínio Podolan, o titular da Vara do Trabalho do município e coordenador do Comitê Interinstitucional, juiz Mauro Vaz Curvo, a chefe da Seção de Gestão Socioambiental do Tribunal, Natália Pansonato.

 

 

 

(Fabyola Coutinho)

 

Gestor da Informação: