Pleno do TRT de Mato Grosso fará primeira sessão telepresencial nesta quinta

Fachada do TRT de Mato Grosso

Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso (TRT/MT) participam, nesta quinta-feira (21), às 9h, da primeira sessão plenária no formato telepresencial. A reunião será viabilizada pelo uso da Plataforma Emergencial de Videoconferência disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Cisco Webex.

A sessão será transmitida pelo canal do TRT no YouTube (www.youtube.com/trtmatogrosso) e terá a participação de advogados, que farão sustentação oral.

A sessão desta quinta, assim como nas presenciais, será dividida em duas etapas: judicial, para julgamento de ações trabalhistas, e administrativa, na qual são analisados processos internos do TRT.

Telepresencial

Desde o início das medidas de distanciamento social impostas por conta da covid-19, o Tribunal tem mantido suas sessões de julgamento, tanto do Pleno quanto das turmas. Todavia, elas ocorriam de modo virtual, com os desembargadores votando dentro do sistema PJe e Proad (administrativo). A desta quinta será a primeira em que eles atuarão de modo telepresencial, por videoconferência.

As sessões telepresenciais foram regulamentadas na Justiça do Trabalho em Mato Grosso pela Portaria TRT SGP GP  068/2020. Segundo o documento, a responsabilidade pela conexão estável à Internet, instalação e utilização do equipamento e de acesso à plataforma é exclusiva do advogado, partes e Ministério Público. Além disso, elas têm valor jurídico equivalente às presenciais, assegurada a publicidade dos atos praticados e todas as prerrogativas processuais de advogados e partes.

Plataforma CNJ

Para fazer a sustentação oral durante a sessão, advogados devem instalar em seus celulares, tablets ou computadores o aplicativo Cisco Webex, sendo necessária apenas a indicação de um e-mail para o envio do convite para acessar a sala virtual de audiência, sem a necessidade de qualquer cadastramento.

Para auxiliar no processo, o TRT de Mato Grosso montou um manual orientativo, que pode ser consultado neste link.

Em caso dúvidas, entrar em contato com a Secretaria do Tribunal Pleno (STP) pelo telefone (65) 3648-4106.

 

(Comunicação Social)

 

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave: 
Gestor da Informação: