NOVO PORTAL - TRT de Mato Grosso adere a nova identidade visual da Justiça do Trabalho

O TRT de Mato Grosso lança, nesta quarta-feira (06), seu novo portal na internet. A mudança no layout atende à adoção da identidade visual única por toda a Justiça do Trabalho, conforme determinações contidas na Resolução 243 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A mudança na página inicial, bem como a adoção de uma logomarca única, tem como objetivo unificar e consolidar a imagem institucional, assim como facilitar a utilização dos serviços oferecidos virtualmente aos cidadãos. A ideia é que o usuário que queira emitir uma certidão ou fazer uma consulta processual, por exemplo, encontre o serviço no mesmo lugar em todos os portais dos TRTs.

Todas as modificações seguem o Guia de Padronização das Páginas Iniciais dos Portais, elaborado pelo CSJT. Veja as principais:

Acessibilidade: Uma das principais mudanças visa oferecer melhores ferramentas de acessibilidade. Entre elas estão as que facilitam o acesso às diversas seções para cegos e pessoas com deficiência visual.

Quero Conciliar: Um dos banners laterais existentes no site antigo, e que deixam de existir, o “Quero Conciliar” agora é acessado clicando no ícone “Conciliação Trabalhista”, existente na parte de baixo do site (barra azul clara). Nessa seção, estão disponíveis os programas nacionais da Justiça do Trabalho.

Consulta Processual: A consulta processual agora ganha destaque e aparece no alto da página, logo abaixo da logomarca da Justiça do Trabalho e dos menus principais.

Acesso Rápido: A seção deixa de existir como inicialmente concebida. Em seu lugar, existe um novo menu, cujos itens foram padronizados nacionalmente. Os campos agora estão alocados em outros lugares. Vários deles foram migrados para o menu horizontal de ícones localizado na parte de baixo do site.

Busca: A ferramenta de busca também passou por modificações. No site antigo, o usuário tinha a opção de escolher que tipo de pesquisa gostaria de realizar já na página inicial (Portal, Conteúdo, Advogado e Pauta). Agora, seguindo a padronização nacional, a única opção disponível é a pesquisa por conteúdo. Para acessar as demais, acesse o menu “Consulta” e, depois, “Processo”.

Notícias: Uma das principais alterações é a disponibilização de notícias, que agora ficam individualmente destacadas. Também foi criada a seção “MAIS NOTÍCIAS”, com outras informações importantes e que podem ser de interesse de quem acessa o Portal do TRT de Mato Grosso na internet.

Intranet e Webmail (público interno): Antes localizados na seção “Acesso Rápido”, os links para acesso foram realocados. Agora, o da intranet está localizado no canto superior direito, dentro da barra azul. Já o do webmail, no menu horizontal de ícones localizado na parte de baixo do site.

(Zequias Nobre)

 

 

 

 

Gestor da Informação: