MÊS DAS CRIANÇAS – Campanha na Rádio TRT FM aborda os riscos e consequências do trabalho infantil

Criança carregando tijolos

“Você sabia que o trabalho infantil pode trazer prejuízos econômicos e sociais ao país?" São indagações dessa natureza que estão sendo levadas aos ouvintes da Rádio TRT FM 104.3 durante este mês de outubro.

A ação faz parte da campanha desenvolvida pela Justiça do Trabalho mato-grossense e Ministério Público do Trabalho (MPT) para alertar sobre os riscos e perigos que o trabalho precoce traz para suas vítimas e sociedade.

Entre os assuntos abordados nas mensagens radiofônicas está a perpetuação do ciclo de pobreza fomentada pelo trabalho infantil. Isso porque crianças e adolescentes podem ser prejudicadas na escola, além de ocuparem vagas de emprego de adultos, de forma a acirrar a desigualdade social existente no Brasil.

Outra consequência do trabalho infantil ressaltada na campanha é o risco da atuação de crianças e adolescentes nas ruas da cidade. Considerada uma das piores formas de trabalho, a atividade expõe crianças e adolescentes ao tráfico de entorpecentes e à exploração sexual.

Trechos da música "Sementes", dos rappers Emicida e Drik Barbosa, também estão sendo tocados. A canção é tema da Campanha Nacional Contra o Trabalho Infantil de 2020, realizada pela Justiça do Trabalho e parceiros. A música faz uma comparação entre crianças e sementes e lembra que ambas não podem sofrer pressão para poderem se desenvolver em sua plenitude.

As mensagens radiofônicas estão sendo veiculadas na grade de programação da Rádio TRT FM. A emissora pode ser sintonizada na frequência 104.3MHz (região metropolitana de Cuiabá) ou ouvida pelo sites www.trtfm.com.br, CX Rádio, Tudo Rádio.

Outras ações

A TRT FM também está veiculando, ao longo desta semana, entrevistas e matérias especiais no jornal TRT Notícias, informativo diário produzido pela equipe de Comunicação do Tribunal.

A Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT/MT (CETI/MT) está à frente das ações relativas ao trabalho infantil.

Ouça os spots veiculados:

Sopt  1

Spot 2

Sopt 3

 

(Fabyola Coutinho)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave: 
Gestor da Informação: