Acordos totalizam 2 milhões nos dois primeiros dias da Semana de Conciliação no TRT/MT

Os acordos firmados entre empresas e trabalhadores durante os dois primeiros dias da 14ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista na Justiça do Trabalho mato-grossense totalizam 2 milhões de reais. Ao todo foram realizadas 125 conciliações. O volume parcial foi divulgado pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT (Cejusc), que coordenada as ações no estado.

No primeiro dia do evento (4), o montante acordado foi de 723,4 mil reais. Já no segundo dia (5), o valor quase dobrou, alcançando a marca de 2 milhões de reais no total. Cerca de 760 pessoas foram atendidas.

A Semana Nacional de Conciliação, que tem como tema “Conciliação: todo dia, perto de você”, segue até sexta-feira (08). O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os TRTs, tribunais de justiça e tribunais federais.

A Semana é realizada no Cejusc do TRT e nas 1ª e 2ª varas do Trabalho de Sinop, varas de Sorriso e Primavera do Leste e nas 1ª e 9ª de Cuiabá.

Política nacional

A Semana Nacional da Conciliação integra a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, prevista na Resolução nº 125, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2010.

A campanha em prol da Conciliação é realizada anualmente pelo CNJ desde 2006. Nos eventos, são colocados em pauta processos que tenham possibilidade de acordo.

(Sinara Alvares)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestor da Informação: