ACESSIBILIDADE - Site do TRT-23 possui recurso para pessoas cegas e de baixa visão

O site do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) possui uma ferramenta de acessibilidade para facilitar o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão. O sistema, que faz a leitura em áudio de todo conteúdo existente no portal, está disponível em ícone na lateral direita, logo abaixo do dispositivo que permite a visualização do conteúdo em Libras.
Segundo o coordenador de Sistemas Informatizados do TRT-23, Marjory Soehn, a ferramenta utiliza recursos do sistema operacional do computador do usuário para fazer a leitura de textos. A funcionalidade está disponível em todas as páginas do site e também pode ser acessada por teclas de atalho (ALT+L, para iniciar a leitura; ALT+P, para parar).
O objetivo, conforme explica Marjoy, foi desenvolver uma solução efetiva, que atendesse à necessidade de acessibilidade com mínimo de custos para o tribunal, sem uso de plugins ou de outras instalações extras no computador do usuário. “Nós tínhamos a missão de fazer com que a medida funcionasse também em dispositivos móveis, meta que conseguimos alcançar para deixar nosso site mais inclusivo”.
A servidora do TRT-23 Laudisseia Figueiredo, que possui baixa visão e necessita de recursos como esse diariamente, destaca a importância da ferramenta. "Cheguei a chorar de emoção quando foi implantado. Só quem necessita de tecnologia assistivas ou recursos de acessibilidade tem ideia do quanto é significativo esse avanço”.
A nova funcionalidade já foi divulgada pela servidora para diversas pessoas cegas e com baixa visão. Segundo ela, o sistema foi muito bem recebido por quem necessita de mecanismos que permitam a leitura para ‘ouvir’ o mundo. “Agradeço a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Coordenadoria de Comunicação Social que envidaram esforços para tornar o site deste tribunal mais acessível às pessoas com deficiência”, comemora.
Laudisséia destacou ainda os avanços que a instituição tem feito para garantir a inclusão. “O portal de acessibilidade do nosso Regional apresenta inúmeras tecnologias assistivas, tais como ampliadores de tela, conversor de texto escrito em áudio, tradutores de língua portuguesa para Libras, dentre outros. Essas tecnologias são recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão a esse segmento”, avalia.
(Fabyola Coutinho)