Tribunal recebe selo A3P de Sustentabilidade na Administração Pública

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) concedeu ao Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), neste mês de abril, o selo A3P por ter implementado no ano de 2019 a Agenda Ambiental na Administração Pública.  O selo é concedido anualmente apenas às instituições que adotaram o programa por meio de termo de adesão e que enviaram até 31 de março os dados consolidados no Relatório de Monitoramento de implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública.

Segundo a chefe em exercício da Seção de Gestão Socioambiental do TRT, Hilda Ribeiro, o Tribunal adota ações de sustentabilidade previstos nos seis eixos temáticos do programa: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras públicas e construções sustentáveis; sensibilização e capacitação dos servidores para ampliar a cultura de responsabilidade socioambiental.

Ela ressalta que o selo é importante por ser um reconhecimento pelas boas práticas ambientais adotadas no Tribunal. “Mostra o empenho em promover, cultivar e implantar ações tanto na instituição como no dia a dia dos servidores”, explica.

A agenda é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que visa promover e incentivar as instituições públicas a implementarem princípios de sustentabilidade socioambiental. Instituições e funcionários são estimulados a adotar ações com este foco.

O A3P abre portas para capacitações em conjunto com os órgãos públicos que também aderirem ao programa. Há ainda a possibilidade do Tribunal, inclusive, usar todos os materiais da Agenda Ambiental, além de receber o suporte do MMA, se necessário.

(Sinara Alvares)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestor da Informação: