CEJUSC - TRT/MT inaugura instalações com 4 salas dedicadas à conciliação

Um ambiente acolhedor, de fácil acesso e com profissionais qualificados para solucionar conflitos por meio da conciliação. São assim as novas instalações do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas do Primeiro Grau (Cejusc), que serão inauguradas na segunda-feira (17), às 8h, no saguão do Fórum Trabalhista de Cuiabá.

A solenidade reunirá magistrados, advogados e membros do Ministério Público do Trabalho do estado, entre outras autoridades convidadas. Durante o evento, as partes e os advogados poderão conhecer as novas instalações da unidade, que funcionou por muitos anos no sexto andar do mesmo prédio.

Conforme a coordenadora do Cejusc, juíza Leda Lima, a unidade terá competência para realização de sessões e audiências de conciliação e mediação de processos de primeira instância, e, também de instâncias superiores por delegação. “As novas instalações vão possibilitar que todas as audiências iniciais passem pelo Cejusc, conforme previsto na Resolução 174/2016 do CSJT”, explicou.

O espaço dispõe de quatro salas preparadas para receber partes e advogados para realização de audiências de conciliação simultâneas. “A unidade visa concentrar esforços para que as lides sejam solucionadas da forma mais amigável e eficaz possível, evitando com isso que os litígios se arrastem por muitos anos”, explicou.

 

Cejusc e Nupemec

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) é uma unidade do Poder Judiciário especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania.

As atividades da unidade são coordenadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que tem o objetivo de aprimorar os mecanismos de incentivo à conciliação na Justiça do Trabalho em Mato Grosso.

As atividades são realizadas em observância aos termos da Resolução Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nº 174/2016 e Resolução Administrativa do TRT/MT n. 310/2019.

(Sinara Alvares)

 

 

 

 

 

Gestor da Informação: