A3P

 

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P é uma ação voluntária, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, respondendo à compreensão de que o Governo Federal possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, incentivando a adoção de tecnologias mais eficientes, que poupem matéria-prima e incentivem a reutilização de insumos.

A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e, para tanto, estrutura-se em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

Trata-se de uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados pela Agenda, para a mudança de hábitos e melhoria da cultura institucional. O principal instrumento para sua institucionalização é o Termo de Adesão, celebrado entre os órgãos e instituições interessadas e o MMA. O Termo de Adesão tem por finalidade integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implementação da A3P.

Em abril de 2020, o Ministério do Meio Ambiente concedeu ao TRT da 23ª Região o selo A3P por ter enviado até 31 de março os dados consolidados no Relatório de Monitoramento de implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública.

Selo A3P. 2019.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Certificado de Adesão ao Programa A3P.pdf
Plano de Trabalho.rtf
Termo de Adesão e Extrato de Adesão-DOU-16.12.2019.pdf

Gestor da Informação: