Sustentabilidade

Páginas

Unidade

A unidade de sustentabilidade, criada em 2010, é vinculada à Diretoria Geral do TRT23 e tem a atribuição de planejar, coordenar e executar os programas, projetos e ações de responsabilidade socioambiental do Tribunal, atuando nos seguintes eixos:

  • Gestão do consumo: fomenta ações que estimulam o uso e consumo sustentável de bens e serviços, bem como o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, visando combater o desperdício e promovendo o consumo consciente.
     
  • Gestão de resíduos: implanta medidas que visem a redução do impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente com a adequada separação e destinação final dos resíduos gerados. 
    • Desfazimento de bens: atua na elaboração dos laudos de avaliação de bens aptos ao desfazimento e é responsável por indicar a destinação final adequada no caso dos bens classificados como irrecuperáveis. 
       
  • Contratações sustentáveis: incentiva e auxilia as unidades demandantes na inclusão de critérios de sustentabilidade nos processos de aquisição de bens e contratação de serviços.
     
  • Sensibilização: estimula de forma contínua o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental no âmbito da instituição, por meio de campanhas e outras iniciativas. 
     
  • Capacitação: auxilia a Escola Judicial na capacitação de magistrados e servidores em temas relacionados à gestão socioambiental, por meio de cursos e palestras.
     
  • Envolvimento e desenvolvimento da comunidade: identifica oportunidades de atuar positivamente nas dimensões social, ambiental, cultural e econômica, alinhando-se às políticas públicas existentes e às ações desenvolvidas por organizações comunitárias locais ou por outros órgãos públicos.

A unidade também é responsável por:

  • Realizar estudos, pesquisas e levantamentos em sua área de competência;
  • Zelar pela execução e pelo monitoramento do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT da 23ª Região;
  • Elaborar os relatórios do PLS;
  • Elaborar os relatórios da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho - PNRSJT;
  • Monitorar, registrar e enviar os indicadores de sustentabilidade da Resolução CNJ n. 400/2021 e da A3P;
  • Monitorar, registar e enviar os indicadores de acessibilidade da Resolução CNJ n. 401/2021 e Resolução CSJT n. 218/2018. 
  • Atualizar o Painel da Sustentabilidade do órgão, disponível no Portal da Transparência;
  • Prestar apoio operacional aos Programas Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil, nos termos da Portaria TRT/SGP n. 008/2022;
  • Desempenhar as atribuições previstas na Resolução CNJ 401/2021, que trata da Política de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário, nos termos da Portaria TRT/DG 1310/2022;
  • Desempenhar a atribuição de Unidade de Apoio Executivo (UAE) do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT23, nos termos da RA 147/2022.

 Download:

Relatório de Atividades da unidade (2020/2021).rtf

Relatório de Atividades da unidade (2020/2021).pdf

Relatório de Atividades da unidade (2019).rtf

Relatório de Atividades da unidade (2018).rtf

Relatório de Atividades da unidade (2016).rtf

Agentes

Os agentes socioambientais são servidores voluntários, responsáveis por multiplicar informações sobre sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no seu ambiente de trabalho, assim como estimular o comportamento proativo dos colegas e o zelo pelas práticas socioambientais nas unidades.

Os agentes são servidores estratégicos que viabilizam a plena realização das ações socioambientais e a obtenção dos melhores resultados para a sustentabilidade. Sua criação visa estabelecer uma política eficiente e eficaz de comprometimento com um meio ambiente sustentável, e está prevista na Politica Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, instituída pelo Ato Conjunto CSJT.TST n. 24/2014.

A Resolução Administrativa n. 166/2019,  que instituiu a Política de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região,  estabelece no inciso IV do Art. 11 que os agentes socioambientais compõem a estrutura organizacional e serão designados em cada uma das unidades de apoio administrativo e judiciário do Tribunal.

A designação dos agentes é formalizada por meio de Portaria, que é revisada e alterada, caso necessário, no mês de setembro de cada ano.

Em 17/09/2021, entrou em vigor a Resolução Administrativa n. 085/2021, que instituiu o prêmio Agente Socioambiental do Ano no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, sendo regulamentada por meio da Portaria TRT/DG n. 841/2021 a forma de registro das boas práticas de sustentabilidade para fins de apuração da pontuação e concessão da premiação.

A servidora Débora Cruz (2ª Vara de Tangará da Serra) foi a ganhadora do Prêmio Agente Socioambiental do Ano 2021. Ela, juntamente com a juíza Claudirene Ribeiro, idealizou e desenvolveu o projeto Cultivar a Paz, no Fórum Trabalhista do município. Realizado em parceria com a Prefeitura da cidade, o projeto distribui mudas de plantas para trabalhadores, empregadores e advogados que realizam acordos no fórum. A iniciativa ajuda na conciliação e ainda estimula a preservação ambiental.

Para mais informações, clique aqui.

 

Veja aqui a relação completa dos Agentes Socioambientais do TRT da 23ª Região

Portaria TRT/DG n. 1226/2022 - rtf (atual) - versão pdf

Portaria TRT/DG n. 0581/2022 - rtf (revogada) - versão pdf

Portaria TRT/DG n. 0670/2021  - rtf (revogada) - versão pdf

Portaria TRT/DG n. 0542/2021 - rtf (revogada) - versão pdf

Portaria TRT/DG n. 0733/2020 - rtf (revogada) - versão pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nassar

Criado e desenvolvido pelo Espaço Nassar, uma entidade social sem fins lucrativos, o Programa Inteiro pelo Meio é um programa de educação ambiental que visa conscientizar os cidadãos sobre a importância da preservação ambiental e do respeito ao próximo. Também busca gerar renda para pessoas que utilizam resíduos como fonte de renda.

“Ter Consciência de Si, do Meio em que vive e do Outro, que também vive nesse meio, é a mais básica das premissas para quem deseja viver num mundo melhor”. – Fahed, um dos idealizadores do projeto.

Por meio do projeto Verde Vivo os resíduos recicláveis produzidos nas residências dos magistrados, servidores e colaboradores do TRT são coletados e doados para a COOREPAM - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Cuiabá e para outros parceiros.

São objetivos do Programa:

  • Estimular as pessoas a fazerem a separação dos resíduos produzidos em suas residências de modo que esse hábito venha se tornar parte integrante de suas culturas.
  • Contribuir com a redução do processo de contaminação dos solos e rios causado pelo descarte inadequado de resíduos domésticos.
  • Gerar renda e possibilitar condições mais dignas de trabalho àqueles que fazem da reciclagem sua fonte de sustento.
     

Acordo de Cooperação entre o TRT e Nassar - Espaço de Convivência - vigência 25/07/2022 a 25/07/2027 (PROAD 175-2020)

Mais informações:
nassar.sfu@gmail.com

Feirinha

 

Feira de produtos naturais e artesanato sustentável, que acontece na última quinta-feira de cada mês no térreo do Prédio das Varas Trabalhistas.     

Para participar, acesse o Regulamento clicando aqui.

Para preencher o formulário de inscrição, clique aqui.

 

INFORMAÇÕES

Somente pelo telefone 3648-4033 (das 7h30 às 12h) ou pelo e-mail socioambiental@trt23.jus.br

Observações:

1) a relação dos participantes autorizados é feita cerca de 7 dias antes da data da feira. Caso o interessado não tenha sido contatado pela equipe da Seção de Gestão Socioambiental significa que não foi selecionado para o mês em questão. 

2) a escolha dos participantes é feita por meio de rodízio e outros critérios.

3) caso o participante selecionado não possa comparecer à Feira, é necessário avisar a Seção de Gestão Socioambiental com pelo menos 1 dia de antecedência, sob pena de não participação na feira pelo período de 6 meses.

4) pessoas não autorizadas não podem participar da Feira. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias

 

16 de novembro de 2022

Servidor atua em projeto que implantou coleta seletiva em Peixoto de Azevedo

Desde a adolescência, o servidor da Vara de Peixoto de Azevedo Joezer Ponciado tem uma grande preocupação com o meio ambiente. Sempre esteve envolvido em ações individuais e hoje é parceiro do município onde trabalha para implantar o projeto de coleta seletiva na cidade. A ação está funcionando, por enquanto, em dois bairros e também em escolas públicas onde é realizada a sensibilização sobre a importância da coleta seletiva.

 

11 de novembro de 2022

Seção de Gestão Ambiental tem nova nomenclatura

A Seção de Gestão Socioambiental do Tribunal está com nova nomenclatura. A mudança ocorreu por conta da inclusão de novas atribuições ao setor. Agora, a unidade é Assessoria de Sustentabilidade e Inclusão e cuida das atividades relacionadas a sustentabilidade, acessibilidade e projetos sociais.

 

11 de npvembro de 2022

Ipê roxo em Cáceres

Tem novidades na área verde da Vara de Cáceres! Um Ipê Roxo foi plantado em frente ao prédio da unidade e promete proporcionar um cenário cheio de cor futuramente. A muda foi doada pelos servidores do Projeto Cultivar a Paz, desenvolvido no Fórum Trabalhista de Tangará da Serra.

 

10 de novembro de 2022

Destinação para Associação de Catadores garante 20 triciclos para coleta seletiva em VG

Uma destinação de R$ 100 mil reais vai garantir a compra de 20 triciclos para coleta seletiva em Várzea Grande. Os valores foram aprovados pelo Comitê Gestor de Ações Afirmativas e atendeu solicitação da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável de Mato Grosso (Asmats).

 

04 de novembro de 2022

Subcomitê de Acessibilidade realiza 4ª campanha de arrecadação de fraldas

A solidariedade e o amor ao próximo movem mais uma campanha de arrecadação de fraldas realizada pelo Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal. A ação está em sua 4ª edição e este ano irá beneficiar a Associação dos Amigos dos Autistas, Neurodiversos e Pessoas com Doença Raras de Mato Grosso (Amand-MT). Podem ser doadas fraldas infantis (M, G ou GG) e geriátricas (P). As fraldas devem ser depositadas no carrinho do Projeto Multiação disponibilizado no saguão dos prédios administrativo e das varas.

 

03 de novembro  de 2022

VII Encontro Anual da Sustentabilidade ocorre em 30 de novembro. Inscreva-se até dia 29

Interessados nos temas relacionados a governança social, corporativa e ambiental podem se inscrever, até o dia 29, no VII Encontro Anual da Sustentabilidade. O evento ocorre em 30/11, das 8h30 às 17h30, no auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

 

03 de novembro de 2022

CULTIVAR A PAZ - Servidora Débora Cruz ganha Prêmio Agente Socioambiental

A servidora Débora Cruz (2ª Vara de Tangará da Serra) foi a ganhadora do Prêmio Agente Socioambiental do Ano. Ela, juntamente com a juíza Claudirene Ribeiro, idealizou e desenvolveu o projeto Cultivar a Paz, no Fórum Trabalhista do município. Realizado em parceria com a Prefeitura da cidade, o projeto distribui mudas de plantas para trabalhadores, empregadores e advogados que realizam acordos no fórum. A iniciativa ajuda na conciliação e ainda estimula a preservação ambiental.

 

20 de outubro de 2022

SUSTENTABILIDADE - Servidora dá dicas para reaproveitamento de alimentos

Na semana em que o mundo celebra o Dia da Alimentação, comemorado domingo (16), o combate ao desperdício e o reaproveitamento de alimentos entra no cardápio do TRT Notícias com dicas da servidora e gastróloga Giovanna Pena (3ª Vara de Cuiabá). O assunto, que ganha cada vez mais espaço entre aqueles que apreciam a arte culinária e a  alimentação saudável, também está alinhado aos objetivos da Agenda 2030 da ONU.

 

20 de outubro de 2022

Crianças conhecem o trabalho dos pais e se divertem no Dia dos Filhos para os Teceirizados

O Dia dos Filhos, organizado para os terceirizados do Tribunal, no sábado (15), ganhou adesão de vários trabalhadores. Muitos levaram as crianças para conhecer o local onde atuam e se divertir com as brincadeiras e demais atividades organizadas para o evento. ... A terceirizada Camila Venina trouxe os filhos de 7, 5 e 2 anos para a comemoração. “O evento foi muito bom. João Miguel, Nicolas e Benjamim brincaram muito e ficaram animadíssimos. Foi um dia muito produtivo e eu não precisei me preocupar porque nenhum ficou me chamando. Pelo contrário, aproveitaram bastante”.

 

17 de outubro de 2022

Hoje é o último dia de inscrição para o Prêmio Agente Socioambiental do Ano

Termina, nesta segunda (17), o prazo de inscrição do Prêmio Agente Socioambiental do Ano. Quem quiser participar e apresentar práticas relacionadas à sustentabilidade deve encaminhar o projeto, exclusivamente, via formulário, para o Proad 1358/2022. As ações precisam estar relacionadas aos seis eixos de atuação da Política de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal.

 

17 de outubro de 2022

DIA DOS FILHOS – Magistrada e servidores dão dicas de brincadeiras com a criançada

Neste ano, o Dia dos Filhos será celebrado no sábado (15). Para comemorar a data, o Programa Florescer, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social, gravou um vídeo com brincadeiras que garantem diversão e interação entre pais e a criançada, independentemente da idade.

 

14 de outubro de 2022

Doe livros infantis para o Dia dos Filhos dos terceirizados. Evento é sábado!

Você tem o superpoder de ajudar uma criança a mergulhar no mundo da leitura! Para isso, doe livros infantis usados ou novos para o evento que será realizado, no próximo sábado (15), em comemoração ao Dia dos Filhos dos terceirizados do Tribunal. As publicações devem ser entregues na Seção de Gestão Socioambiental ou na Coordenadoria de Saúde, Felicidade e Qualidade de Vida (CSFQV).

 

13 de outubro de 2022

DIA DAS CRIANÇAS – Servidores e magistrados são convidados para dia de lazer na Asserjup

Para comemorar o Dia das Crianças e incentivar ações de cuidado com o meio ambiente, o programa Florescer e a Seção de Gestão Socioambiental convidam magistrados e servidores para um dia de lazer na sede da Associação dos Servidores do Poder Judiciário (Asserjup).

 

11 de outubro de 2022

Servidora pede doação de embalagem de leite para oficina do Dia dos Filhos dos terceirizados

O Dia dos Filhos dos Terceirizados, no próximo sábado (15), vai contar com uma oficina de reciclagem com embalagens tetra pak. A filha da servidora Hilda Ribeiro (Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão), Ana Flávia, vai ensinar a criançada a arte de criar brinquedos a partir do material. Para que isso seja possível, a organização do evento solicita que magistrados e servidores doem as embalagens.

 

11 de outubro de 2022

FERIADO - Coleta seletiva de recicláveis será nesta quinta no Tribunal

Em razão do feriado desta quarta (12), a coleta de produtos recicláveis, realizada pelo Espaço Nassar, será, excepcionalmente, na quinta (13).  O projeto de Coleta Seletiva é uma parceria entre o Tribunal e o Nassar e, em regra, acontece todas às quartas, das 7h às 9h, no portão de serviços do complexo-sede. A mudança na data de coleta só ocorre em função de feriados, como o desta semana.

 

03 de outubro de 2022

Árvores plantadas por servidores e magistrado trazem frutos e alegria na Vara de Colíder

Romã, caju e pinha são árvores que foram plantadas no ‘quintal’ da Vara de Colíder anos atrás e hoje dão sabor e alegria para magistrados e servidores da unidade. As plantas também enchem os olhos de quem observa a florada de cada uma delas e depois o surgimento e o amadurecimento dos frutos.

 

30 de setembro de 2022

Abertas inscrições para Prêmio Agente Socioambiental. Veja como participar

As inscrições para a 1ª edição do Prêmio Agente Socioambiental do Ano estão abertas até 15 de outubro. Podem ser apresentadas boas práticas implementadas entre 1º de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022, via formulário, para o Proad 1358/2022. 

 

26  de setembro de 2022

CULTIVAR A PAZ – Servidor fornece mudas para projeto que alia conciliação e sustentabilidade

Clodovel fica muito feliz de contribuir com o projeto com a entrega de algumas mudas. “Já levei ao Fórum umas 30 mudas para distribuir para quem faz conciliação. Me sinto feliz e realizado por trabalhar no local onde está acontecendo esse projeto. Toda a equipe está entusiasmada em participar de algo tão grandioso e bonito. Além de atuar na unidade, fiz questão de participar também levando algumas mudinhas para as partes”, afirmou.

 

22 de setembro de 2022

Com projeto Cultivar a Paz, Ipês e árvores frutíferas se tornam símbolos de conciliação em Tangará

As visitas ao sítio da tia, sempre tão boas e alegres para a trabalhadora Arieli Felix da Silva, serão ainda melhores daqui para frente. Lá ela vai plantar a muda de Ipê Roxo que ganhou nessa quarta (21) no Fórum Trabalhista de Tangará da Serra, a 250km de Cuiabá (MT), após firmar um acordo com o antigo patrão.

 

 

19 de setembro de 2022

MULTIAÇÃO - TRT leva game e informações sobre direitos a Várzea Grande

“Para ter um bom futuro é preciso fazer boas escolhas na vida”. Esse foi um dos conselhos que a servidora Gleice Regina Souza compartilhou com as cerca de 170 crianças e adolescentes que compareceram ao estande do Tribunal no Projeto Multiaçã para brincar com o game Futuro em Jogo. A 76ª edição do evento foi realizada sábado (17) no bairro Vitória Régia, em Várzea Grande.

 

16 de setembro de 2022

Servidora convida para ação do Dia Mundial da Limpeza no próximo sábado

No próximo sábado (17) é comemorado o Dia Mundial da Limpeza, um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Cuiabá não vai ficar de fora da ação e terá concentração de voluntários às 7h30, na Avenida do CPA, em frente ao Pantanal Shopping. Quem faz o convite para todos participarem do evento é a servidora Fernanda Leles, que atua como uma das agentes socioambientais do Tribunal.

 

12 de setembro de 2022

Iniciativas de acessibilidade do Tribunal concorrem a prêmio do TST

A cartilha ‘Acessibilidade e Inclusão’, que reúne informações sobre direitos das pessoas com deficiência, concorre ao “Prêmio Justiça do Trabalho Acessível”, que destaca as melhores práticas de acessibilidade desenvolvidas nos TRTs. A publicação, traduzida em Braile e Libras, foi produzida pelo Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão, um dos atores que compõem a rede de governança do Tribunal.

 

12 de setembro de 2022

Seja voluntário do Multiação e ganhe folga 50% maior. Veja como participar

Um dia diferente, longe da rotina, que auxilia na sensibilização de crianças e adultos sobre a importância do trabalho seguro e do combate ao trabalho infantil. É assim que o Tribunal participa das edições do Projeto Multiação e convida magistrados e servidores a fazerem parte desse trabalho que leva cidadania e serviços em geral para a população socialmente vulnerável.

 

06 de  setembro de 2022

Feriado: Coleta de recicláveis no complexo-sede será na quinta

Em função do feriado de 7 de Setembro, a coleta de produtos recicláveis realizada pelo Espaço Nassar no Tribunal irá ocorrer, excepcionalmente, na quinta (8). O informe é para todos que trazem itens de sua residência para a coleta seletiva.

 

05 de setembro de 2022

Seja voluntário do Multiação e ganhe folga 50% maior. Veja como participar

As próximas edições do projeto serão nos dias 17 de setembro, em Várzea Grande, e 26 de novembro, em Cuiabá. Os interessados devem encaminhar e-mail para socioambiental@trt23.jus.br(link sends e-mail), com data e turno (manhã, tarde ou o dia todo) em que deseja participar e informar a anuência do superior hierárquico. O horário de trabalho é das 6h30 (saída do TRT) às 16h (previsão de retorno).

 

02 de setembro de 2022

Agente socioambiental cria projeto para melhoria nas casas de terceirizados

Uma pintura e uma reorganização dos espaços transformaram a casa de Cláudia* em um ambiente mais confortável e acolhedor. Essa pequena e significativa mudança contou com a ajuda da servidora e agente socioambiental do Tribunal Isadora Cardoso (Almoxarifado), que está desenvolvendo o projeto 'Terceiro Design' para melhorar o bem-estar nas residências dos servidores terceirizados do complexo-sede.

 

25 de agosto de 2022

MÚSICA DO DIA - TRT FM celebra Dia do Feirante com forró composto por Sivuca

Hoje, 25 de agosto, é comemorado o Dia do Feirante, uma das profissões mais antigas do mundo. Para homenagear quem trabalha nas feiras livres de todo Brasil, o programa Música do Dia da Rádio TRT FM 104.3 traz o forró Feira de Mangaio, composição do multi-instrumentista Sivuca, canção que fez sucesso na voz de Clara Nunes. Confira no Spotify.    As feiras livres existem desde a antiguidade e foram fundamentais para implantar a moeda para compra, venda ou troca de mercadorias.

 

25 de agosto de 2022

Hoje tem feirinha sustentável no saguão do prédios das varas

Queijos, frutas, castanhas e artesanatos. Esses são apenas alguns dos itens que estarão disponíveis na feirinha sustentável de agosto que será realizada nesta quinta (25) no saguão do prédio das varas, em Cuiabá. Ela estará aberta aos público interno e externo das 8h às 14h30. A feirinha, que aconte toda última quinta-feira do mês, integra as ações desenvolvidas pelo Tribunal na área de sustentabilidade, já que são comercializados produtos confeccionados a partir do reaproveitamento, além de itens naturais.

 

22 de agosto de 2022

MULTIAÇÃO - TRT leva game e informações sobre direitos trabalhistas a bairro de Cuiabá

Crianças, jovens e adultos do bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá, compareceram ao stand da Justiça do Trabalho em Mato Grosso para aprender sobre combate ao trabalho infantil e conhecer direitos trabalhistas. As informações foram repassadas durante a 75ª edição do Projeto Multiação, na Creche Filantrópica Nina Zaque. O Tribunal levou o game Futuro em Jogo para ensinar de forma lúdica sobre os perigos do trabalho infantil para a sociedade. Além de distribuir materiais educativos sobre trabalho seguro e direitos e deveres dos trabalhadores.

 

17 de agosto de 2022

SOCIOAMBIENTAL - Vídeo destaca ações para cidades mais sustentáveis

A sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e o atendimento das necessidades da sociedade. Assim, a adoção de medidas para que as cidades sejam mais sustentáveis é urgente. O assunto é tema do vídeo produzido esta semana no Boletim Socioambiental do Tribunal.

 

09 de agosto de 2022

Gestão socioambiental compartilha vídeo com dicas para conservar a vida aquática

A água é fonte de vida para o planeta e precisa do apoio de todos para sua preservação. O tema é tão importante que faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU. O assunto é tema do Boletim Socioambiental desta semana. Confira o vídeo.

Uma das dicas mais importantes para conservar rios, mares e oceanos é reduzir o consumo de produtos plásticos. Toneladas desses resíduos têm causado a morte de inúmeros animais. Outra orientação é recusar joias e itens feitos de corais, cascos de tartarugas e outros animais. A confecção deste tipo de produto envolve a pesca predatória e a morte cruel da fauna marinha.

 

29 de julho de 2022

Servidora pede ajuda para transporte de materiais recicláveis

Frascos de cremes, vidros de perfumes e embalagens de cosméticos de qualquer marca podem ser entregues no Almoxarifado (2º subsolo) do Tribunal para reciclagem. Os materiais são enviados para a loja Natura do Shopping Estação onde serão recolhidos pela empresa TerraCycle. Os itens são recolhidos e levados para a reciclagem pela servidora e agente ambiental Isadora Ribeiro (Almoxarifado), que está solicitando apoio para levar os itens ao Shopping. Os interessados em ajudá-la podem entrar em contato pelo ramal 4104.

 

26 de julho de 2022

Quinta tem feirinha sustentável no saguão do prédios das varas!

Queijos, frutas, castanhas e artesanatos. Esses são apenas alguns dos itens que estarão disponíveis na feirinha sustentável de julho que será nesta quinta (28) no saguão do prédio das varas, no complexo-sede. Ela estará aberta aos público interno e externo das 8h às 14h30. 

 

19 de julho de 2022

VOCÊ SABIA? – Responsabilidade socioambiental está no Estatuto de Ética do TRT

Além de ser parte do planejamento estratégico, a responsabilidade socioambiental é um dos princípios do Estatuto da Conduta Ética dos Servidores do TRT-23, que consta na RA 299/2017. Os servidores devem, portanto, colaborar com as ações desenvolvidas para sustentabilidade ou com vertente solidária. Entre as alternativas incluídas na colaboração ética das ações de sustentabilidade está o uso consciente de material de expediente, energia elétrica, água, telefone e transporte. Nesse contexto, se alguém notar uma torneira com problemas e solicitar conserto, por exemplo, está ajudando a combater o desperdício de água.

 

19 de julho de 2022

Autorize desconto em folha e contribua com o projeto de Coleta Seletiva

A Seção de Gestão Socioambiental solicita a contribuição de magistrados e servidores para continuidade do projeto de Coleta Seletiva no complexo-sede. Para isso, basta preencher o formulário de consentimento para desconto em folha de pagamento de 20 reais por mês. O documento deve ser encaminhado para o e-mail socioambiental@trt23.jus.br. As contribuições irão ajudar o Espaço Nassar nos gastos com combustível, manutenção de veículos, material de limpeza, construção de espaços de armazenamento para os resíduos, entre outras demandas. O apoio é necessário, visto que a instituição é uma entidade filantrópica que atua com apoio de voluntários.

 

13 de julho de 2022

Caputo Bastos elogia Gincana Solidária no encerramento da Correição

O empenho de magistrados e servidores na Gincana Solidária foi destacado pelo ministro-corregedor da Justiça do Trabalho, Guilherme Caputo de Bastos, durante a leitura da Ata de Correição, nessa terça (12). Foram arrecadadas cerca de 7 toneladas de alimentos e 414 litros de leite que foram destinados para quatro instituições beneficentes. “Quero congratular a campanha de arrecadação da campanha solidária, sobretudo no TRT-23, onde criaram uma forma de fazer com que todos participassem que me comoveu. Foi algo sensacional e todos nós ficamos muito sensibilizados com tudo que foi criado aqui. E o resultado foi espetacular”, disse.

 

12 de julho de 2022

TRT-23 inaugura mais uma usina fotovoltaica e passa a produzir 60% da energia utilizada

Com a presença do ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Guilherme Caputo de Bastos, o Tribunal inaugurou, nessa segunda (11), a Central de Energia Solar Fotovoltaica e o Centro de Formação de Segurança Institucional. Com a implantação de mais essa usina, o TRT passa a produzir 60% de toda energia consumida pela instituição, conforme destacou o presidente Paulo Barrionuevo. “Representa uma economia anual de 1,45 milhão de reais. 

 

11de julho de 2022

Tribunal inaugura hoje usina fotovoltaica e centro de formação de segurança

O Tribunal inaugura nesta segunda (11), às 15h, a usina de energia fotovoltaica do complexo-sede e, às 15h30, as instalações do Centro de Formação Funcional da Segurança Institucional, no 2º andar do prédio administrativo. As solenidades vão contar com a presença do ministro-corregedor Guilherme Caputo Bastos, que está no Tribunal para retomar as atividades correicionais que foram interrompidas em maio por motivos de saúde. A usina fotovoltaica faz parte das unidades instaladas na Justiça do Trabalho mato-grossense com foco na economia, sustentabilidade e autonomia energética. Já o Centro de Formação para os agentes de polícia judicial do Tribunal irá propiciar que os servidores possam desenvolver atividades para melhor desenvolvimento de suas funções.

 

30 de junho de 2022

Hoje tem Feirinha Sustentável no complexo-sede!

O evento integra as ações desenvolvidas pelo Tribunal na área de sustentabilidade, já que são comercializados produtos confeccionados a partir do reaproveitamento, além de itens naturais. São peças artesanais feitas com sobras de tecido, tapetes de algodão e produtos alimentícios, como castanhas e mel coletadas sem impacto ao meio ambiente. A feira é aberta a magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e ao público externo.

 

28 de junho de 2022

Separe seu lixo! Quarta é dia de coleta seletiva no complexo-sede

Todas as quartas, das 7h às 9h, está ocorrendo a coleta de produtos recicláveis no portão de serviços do Tribunal. Magistrados e servidores que queiram participar podem separar os resíduos de suas residências e entregar para o projeto que é desenvolvido em parceria com o Instituto Nassar.

 

27 de junho de 2022

6º Balanço de Sustentabilidade mostra maior engajamento por Judiciário sustentável

A maior parte dos 90 tribunais do país mostra engajamento no esforço do Judiciário em contribuir para o bem-estar social e a manutenção dos recursos naturais às próximas gerações. Essa é uma das principais conclusões do 6º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nessa quinta-feira (23/6), no evento Judiciário Sustentável. O mais recente panorama das ações mostra 23 destaques positivos dos tribunais na área da responsabilidade socioambiental obtidos em 2021, em comparação a 2020.

 

21 de junho d e2022

Certificados de participação na 1ª Gincana Solidária estão disponíveis

Todas as pessoas que participaram da 1ª Gincana Solidária do TRT já podem pegar o certificado de participação no Proad 3917/2022. A ação, realizada entre 17 e 25 de maio, conseguiu arrecada quase sete toneladas de alimentos, distribuídos para entidades filantrópicas do estado.

 

17 de junho de 2022

Terceirizados participam de palestra sobre acessibilidade de pessoas com deficiência

Os servidores terceirizados que atuam no complexo-sede ouviram atentos informações sobre o universo de pessoas com deficiência. A palestra, realizada nessa quarta (15), foi ministrada pela servidora e membro da Comissão de Acessibilidade, Laudisseia Figueiredo, no auditório da Escola Judicial.

 

17 de junho de 2022

Vara de Juína participa de pedalada contra o trabalho infantil

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O magistrado destacou a importância da iniciativa.  “Vejo com muita felicidade essa atividade, porque a Justiça do Trabalho também é uma instituição que se preocupa com o trabalho infantil. A criança tem que brincar, estudar e também ajudar os pais. Precisamos criar essa cultura, de que a criança só vai conseguir se tornar um adulto responsável e de sucesso se estudar, se desenvolver e tiver oportunidades”, concluiu.  

 

15 de junho de 2022

Coleta Seletiva é retomada nesta quarta no complexo-sede

As atividades do projeto de Coleta Seletiva são retomadas nesta quarta (15). Todos que atuam no tribunal podem entregar produtos recicláveis das 7h às 9h na entrada de serviços do complexo-sede. Papel, papelão, metal, plástico, vidro, tetra pak, meias, esponjas, material de escrita, jeans e óleo de cozinha usados são os itens que serão coletados. Os produtos devem estar limpos para evitar problemas no armazenamento.

 

15 de junho de 2022

Servidores terceirizados participam hoje da palestra ‘Um olhar sobre a deficiência’

A Comissão de Acessibilidade, em parceria com o Projeto Semear, promove, nesta quarta (15), palestra e roda de conversa sobre direitos, deveres e desafios das pessoas com deficiência para os terceirizados do tribunal. O evento será das 12h30 às 13h30 no auditório do Pleno. A ação busca levar informações e sensibilizar os participantes acerca dos direitos, deveres e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. A discussão do tema tem caráter inclusivo, especialmente por ser abordado dentro de um contexto sociolaboral.

 

14 de junho de 2022

Tribunal intensifica ações contra o trabalho infantil com estande no Pantanal Shopping

Todos que circulam pelo Pantanal Shopping podem conhecer o estande da Justiça do Trabalho destinado a mostrar para a sociedade os perigos do trabalho infantil. Até às 20h desta quarta (15), crianças e adolescentes podem brincar com o game Futuro em Jogo além de conhecer materiais educativos sobre o tema.

 

14 de junho de 2022

Hoje tem distribuição de mudas de plantas no prédio das varas de Cuiabá

Quem quiser levar um pedacinho de natureza para casa pode adquirir gratuitamente mudas de plantas frutíferas e ornamentais no saguão do prédio das varas de Cuiabá. A ação, que acontece a partir desta terça (14), faz parte das celebrações do Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. A distribuição de mudas se junta à exposição fotográfica que também está ocorrendo no complexo-sede em alusão ao mês do meio ambiente. As atividades são realizadas pela Seção de Gestão Socioambiental, com imagens do fotógrafo cuiabano Amaury Santos. As fotos revelam olhares sobre a fauna, flora e habitantes pantaneiros e podem ser apreciadas e adquiridas.

 

14 de junho de 2022

Desembargadora fala sobre ações do TRT-23 e importância de combater o trabalho infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado em 12 de junho para sensibilizar, informar e discutir ações para enfrentar o problema. A Justiça do Trabalho, em parceria com outros órgãos, realiza ações durante todo o ano. Para falar sobre o tema, a Rádio TRT FM traz a gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, desembargadora Adenir Carruesco.

 

13 de junho de 2022

Abertura do evento de combate ao trabalho infantil será hoje no Pantanal Shopping

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso, em parceria com o Pantanal Shopping, iniciaram, nesse domingo (12), uma campanha de combate ao trabalho infantil. Além das peças de conscientização divulgadas nas redes sociais e imprensa local, será disponibilizado no shopping um espaço para as crianças brincarem com o game Futuro em Jogo.

 

13 de junho de 2022

Exposição fotográfica sobre a natureza começa nesta segunda no complexo-sede

ma exposição fotográfica com o tema natureza começa nesta segunda (13) no saguão do prédio das varas de Cuiabá. A ação faz parte  do mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho.  A programação é uma iniciativa da Seção de Gestão Socioambiental, Acessibilidade e Inclusão. A intenção é que todas as pessoas que passarem pelo local possam apreciar as imagens e entender a importância da preservação do meio ambiente. Todos estão convidados a participar.

 

10 de junho de 2022

MEIO AMBIENTE - Exposição fotográfica e distribuição de mudas ocorrem na próxima semana

Uma exposição fotográfica com o tema natureza será realizada de segunda a quarta (13 a 15) no saguão do prédio das varas de Cuiabá. A ação faz parte  do mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho. Também serão distribuídas mudas de plantas. A programação é uma iniciativa da Seção de Gestão Socioambiental, Acessibilidade e Inclusão. A intenção é que todas as pessoas que passarem pelo local possam apreciar as imagens e entender a importância da preservação do meio ambiente. 

 

09 de junho de 2022

Separe seu lixo! Coleta seletiva inicia nesta sexta no complexo-sede

erá retomado nesta sexta-feira (10) o projeto de parceria com o Instituto Nassar para a coleta de produtos recicláveis das residências de magistrados e servidores. Os produtos poderão ser entregues das 7h às 9h na entrada de serviços do complexo-sede. Papel, papelão, metal, plástico, vidro, tetra pak, meias, esponjas, material de escrita, jeans e óleo de cozinha usados são os itens que serão coletados. Os produtos devem estar limpos para evitar problemas no armazenamento.

 

09 de junho de 2022

TRT e Pantanal Shoppping fazem campanha sobre riscos do trabalho infantil

Na semana em que será celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), o Tribunal, em parceria com Pantanal Shopping, realizará uma programação especial para alertar sobre os riscos do trabalho precoce. O evento será realizado de forma lúdica, com um espaço dentro do shopping para que as crianças aprendam brincando com o game Futuro em Jogo. A ação irá ocorrer entre os dias 12 e 18 deste e irá envolver também ações de marketing, com peças publicitárias espalhadas pelos canais de comunicação do shopping, com alertas sobre o uso irregular da mão de obra de crianças e adolescentes. Também serão distribuídos kits educativos do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.

 

09 de junho de 2022

Separe seu lixo! Coleta seletiva inicia nesta sexta no complexo-sede

Será retomado nesta sexta-feira (10) o projeto de parceria com o Instituto Nassar para a coleta de produtos recicláveis das residências de magistrados e servidores. Os produtos poderão ser entregues das 7h às 9h na entrada de serviços do complexo-sede. Papel, papelão, metal, plástico, vidro, tetra pak, meias, esponjas, material de escrita, jeans e óleo de cozinha usados são os itens que serão coletados. Os produtos devem estar limpos para evitar problemas no armazenamento.

 

09 de junho de 2022

Servidores arrecadam roupas e cobertores para pessoas em situação de rua

A temperatura voltou a cair em Cuiabá. Para garantir apoio aos que mais sofrem neste período, os servidores Manoela Lemos (COC) e Claudio Ferreira (Ejud) convidam todos que atuam no tribunal a doar roupas e cobertores que serão distribuídos para pessoas em situação de rua.

 

08 de junho de 2022

Preencha formulário de desconto em folha para retorno do projeto de coleta seletiva

Os servidores que autorizam o desconto em folha de 20 reais por mês para auxiliar no retorno da coleta de materiais recicláveis devem preencher o formulário de consentimento e encaminhar para o e-mail socioambiental@trt23.jus.br até esta quinta (09). Os valores serão destinados ao Espaço Nassar, parceiro do tribunal na iniciativa. A coleta inicia a partir desta sexta (10), das 7h às 9h, na entrada de serviços do Tribunal.

 

06 de junho de 2022

TRT FM celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com música Pantanal

O dia 5 de junho é o maior evento global sobre a causa ambiental. Por isso, este mês é interior dedicado às discussões sobre o meio ambiente. Mais de 150 países participam da comemoração. Com o tema  “uma só terra”, as celebrações reforçam a  necessidade de se viver de forma sustentável. Afinal, o planeta terra é nossa única casa e seus recursos finitos. O mês do meio ambiente é um alerta urgente para recuperar os ecossistemas desmatados. Segundo as Nações Unidas, mais de 4.5 milhões de hectares de florestas são destruídos todos os anos e outras milhares de áreas são degradadas. Uma delas é o Pantanal, maior planície alagada de água doce do mundo.

 

03 de junho  de 2022

FLORESCER - Veja a relação entre separação de resíduos, ambiente e trabalho degradante

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O podcast Florescer desta semana aproveita a data para falar sobre a relação entre a separação dos resíduos, o meio ambiente e o trabalho digno. Você já parou para pensar que quando não faz o descarte correto dos resíduos pode, além de prejudicar o meio ambiente, estar contribuindo para o trabalho degradante e até mesmo o trabalho infantil nos lixões?

 

01 de junho de 2022

Entrega de cestas básicas para a paróquia de Tesouro

As cestas básicas arrecadas durante a Gincana Solidária foram entregues nesta quarta (01) na paróquia Santa Terezinha, localizada no município de Tesouro. A instituição recebeu 1,19 tonelada de alimentos para auxiliar os 26 projetos sociais promovidos pela instituição.

 

01 de junho de 2022

ONG É o Bicho MT realiza feira para adoção de cães e gatos neste sábado

Quer adotar um novo amigo? A feira de adoção de cães e gatos promovida pela Ong É o Bicho MT em parceria com a loja Cobasi no Shopping de Várzea Grande é uma ótima oportunidade! O evento será neste sábado (04), das 13h às 17h, e é uma indicação da servidora Isadora Ribeiro. Esta é uma ação realizada pela É o Bicho MT, que estará no local arrecadando ração e vendendo camisetas. Mais informações podem ser encontradas no instagram da ONG (@eobichomt)

 

01 de junho de 2022

TRABALHO NA PRAÇA – TRT marca presença em ação que leva cidadania e serviços públicos

Levar aconselhamento jurídico gratuito à população e ofertar orientação sobre acesso a benefícios sociais e serviços públicos. Este foi o objetivo do “Trabalho na Praça”, evento realizado nessa terça  (31) na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá.  Promovida pela Comissão de Direito do Trabalho da OAB/MT e pela Associação dos Advogados Trabalhistas de Mato Grosso (Aatramat), a ação contou com a parceria do TRT, e outros órgãos públicos.

 

01 de junho de 2022

Solenidade de premiação da Gincana Solidária será na sexta

A premiação da Gincana Solidária será realizada de forma híbrida nesta sexta (03), às 14h, no auditório da Escola Judicial. O evento poderá ser acompanhado presencialmente ou pelo Zoom (neste link). As unidades e as equipes que mais se destacaram na campanha serão premiadas. Entre os prêmios estão quadros de fotografias que mostram a natureza mato-grossense, vales coffee-break e brindes variados.

 

01 de junho de 2022

FAXINA - Materiais entregues no almoxarifado são reaproveitados ou enviados para reciclagem

 Grampeadores, toners, carimbos, teclados e outros materiais de expedientes. Esses são alguns dos itens que devem ser enviados ao Almoxarifado do tribunal quando estiverem estragados ou sem uso. Para estimular o envio desses materiais para o descarte correto ou reciclagem, a unidade criou o projeto Faxina nos Armários.

 

31 de maio de 2022

 Premiação da Gincana Solidária é adiada

 Em razão do luto oficial de três dias definido na Portaria Conjunta TRT/Correg/GP 016/2022, a cerimônia de premiação da Gincana Solidária foi adiada. Assim que definida, a nova data será informada no TRT Notícias.  A gincana foi realizada no tribunal no contexto da Campanha Correição Solidária. O engajamento de magistrados e servidores resultou na arrecadação de 6,8 toneladas de alimentos e 414 litros de leite que foram destinados para quatro instituições sociais de Mato Grosso. 

 

27 de maio de 2022

Feirinha Sustentável retoma atividades em junho

A Feirinha Sustentável vai voltar a ocorrer periodicamente no tribunal com venda de artesanatos e quitutes. A primeira edição do ano será em 9 de junho como parte das atividades do Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 do mesmo mês. O evento marca a volta das atividades presenciais após quase dois anos de pausa em razão da pandemia. Após a estreia, as feirinhas serão realizadas nas últimas quinta-feiras de cada mês trazendo microempreendedores e artesãos para expor no saguão do prédio das varas de Cuiabá. Os itens estarão disponíveis para o público interno e externo.

 

27 de maio de 2022

Campanha Corregedoria Solidária doa quase 7 toneladas de alimentos

O engajamento de magistrados e servidores do tribunal na campanha Corregedoria Solidária resultou na arrecadação de 6,8 toneladas de alimentos e 414 litros de leite, doações que serão destinadas para quatro instituições sociais de Mato Grosso: as creches Vó Cristina, Boa Vontade e Casa Lar e a Paróquia Santa Terezinha.

 

26 de maio de 2022

Servidores arrecadam roupas e cobertores para pessoas em situação de rua

A previsão do tempo mostra que a temperatura pode voltar a cair nas próximas semanas. Pensando em auxiliar aqueles que mais sofrem nesse período do ano, os servidores Manoela Lemos (COC) e Claudio Ferreira (Ejud) convidam todos que atuam no tribunal a doar roupas e cobertores que serão distribuídos para pessoas em situação de rua.

 

25 de maio de 2022

Hoje é o último para se inscrever e comprovar doações na Gincana Solidária

Os alimentos arrecadados serão doados para as creches Vó Cristina e Boa Vontade, a Casa Lar (coordenada pelo Comitê Pró-Infância) e a Paróquia Santa Terezinha. A entrega dos certificados simbólicos aos responsáveis pelas instituições será realizada pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Caputo Bastos, na quinta (26), às 16h15, na sala de reuniões da Presidência. 

 

25 de maio de 2022

Podcast Florescer destaca campanha de arrecadação para Correição Solidária

Você já ouviu a máxima de que “fazer o bem, faz bem”? Essa é a mensagem do podcast Florescer desta semana que destaca a 1ª Gincana Solidária do tribunal. O evento ocorre no contexto da campanha Correição Solidária, lançada em março de 2022, pelo corregedor-geral, ministro Guilherme Caputo Bastos

 

24 de maio de 2022

Cestas básicas, leite ou dinheiro? Confira como será a pontuação da Gincana Solidária

As unidades que estão participando da 1ª Gincana Solidária do Tribunal podem doar alimentos, leite UHT integral longa vida ou dinheiro. Cada item tem uma pontuação diferente que será somada para definir a unidade ganhadora da competição. - Cestas básicas Compostas por alimentos não perecíveis, as cestas básicas poderão ser classificadas em grandes, médias, pequenas e mini, de acordo com a quantidade de itens, conforme o regulamento. As quatro, em termos de pontuação, irão valer, respectivamente 260, 220, 140 e 90 pontos.

 

20 de maio de 2022

Conheça as quatro instituições que receberão as doações da Gincana Solidária

Alimentos, amor ao próximo e vontade de ajudar. Esses são os elementos que constituem a Gincana Solidária do tribunal que vai beneficiar as creches Vó Cristina e Boa Vontade, Casa Lar (coordenada pelo Comitê Pró-Infância) e Paróquia Santa Terezinha.

 

19 de maio de 2022

GINCANA SOLIDÁRIA - Comprovantes de doações devem ser anexados ao Proad juntamente com a inscrição

Todas as unidades do Tribunal estão convidadas a participar da 1ª Gincana Solidária. Os alimentos arrecadados serão doados para as creches Vó Cristina e Boa Vontade, a Casa Lar (coordenada pelo Comitê Pró-Infância) e a Paróquia Santa Terezinha.  Para garantir a pontuação, os comprovantes das doações e o formulário de inscrição  devem ser anexados via pedido complementar ao Proad 3917/2022 até a próxima quarta (25).  Veja regulamento completo

 

18 de maio de 2022

Unidades inscritas na Gincana Solidária têm até 25 de maio para entregar doações

As unidades do interior e da capital interessadas em participar da 1ª Gincana Solidária do Tribunal já podem fazer a inscrição na competição que visa arrecadar alimentos para instituições filantrópicas de Mato Grosso. Os alimentos e as doações em dinheiro devem ser feitas até a próxima quarta (25).  

 

17 de maio de 2022

Inscrições para 1ª Gincana Solidária começam nesta terça

Já estão abertas as inscrições para a 1ª Gincana Solidária do Tribunal. Todas as unidades de Cuiabá e do interior podem participar da ação que visa arrecadar donativos para instituições filantrópicas do estado. As inscrições devem ser feitas por formulário próprio, assinado por magistrado ou servidor lotado na unidade inscrita, e encaminhado, como pedido complementar, ao Proad 3917/2022. Veja regulamento completo

 

16 de maio de 2022

Vem aí ... Gincana Solidária entre as unidades do Tribunal

A partir de hoje (16), o Tribunal vai promover a Gincana Solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para quatro instituições sociais de Mato Grosso.  O evento, que se encerra no próximo dia 25, será realizado durante a semana de Correição Ordinária no TRT, conduzida pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Caputo Bastos.

 

16 de maio de 2022

SOCIOAMBIENTAL – Confira dicas para utilizar energia limpa e acessível

O Boletim Socioambiental desta semana traz dicas sobre o consumo de energia limpa e acessível, o 7º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.  A energia fotovoltaica tem se mostrado uma boa opção, especialmente para atender os gastos gerados pelos aparelhos de ar condicionado.  Confira vídeo

 

11 de maio de 2022

Boletim da Socioambiental traz dicas para estimular a igualdade de gênero

A igualdade de gênero ainda é algo que precisa ser alcançado na sociedade, tanto que esse é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. É preciso a adoção de ações para a mudança de comportamento e o estímulo ao empoderamento feminino, assuntos destacados no vídeo do Boletim Socioambiental desta semana.

 

10 de maio de 2022

Conheça os servidores que atuam como agentes socioambientais no Tribunal

Cada unidade do Tribunal possui um agente socioambiental que tem a missão de estimular as práticas de sustentabilidade adotadas pela instituição. A equipe foi definida na Portaria TRT/DG – 581/2022, publicada em abril. Todos os agentes socioambientais do Tribunal terão esse registro em seus assentamentos funcionais. Caso o servidor que exerça a função seja removido para outra unidade, um novo nome deverá ser apresentado à Diretoria Geral, conforme RA 166/2019.

 

09 de maio de 2022

Homenagem às mães do Tribunal foi marcada por reencontros, alegria e muita música

O momento foi marcado pela alegria e emoção do reencontro, como destacou o presidente do Tribunal, Paulo Barrionuevo. “Idealizamos o retorno presencial das nossas atividades e depois de 29 meses de isolamento fizemos esse retorno no dia das mães. Uma homenagem às nossas magistradas, servidoras e trabalhadoras terceirizadas e também à mãe de cada um de nós”, destacou.

 

06 de maio de 2022

Hoje tem café da manhã especial a partir das 8h30. Evento será transmitido pelo Zoom

Será realizado hoje, a partir das 8h30, o evento do Tribunal em celebração ao Dia das Mães. A programação irá ocorrer no saguão do prédio das varas e contará com a apresentação da banda de música da Polícia Militar. As unidades do interior e servidores em teletrabalho poderão acompanhar as atividades pelo aplicativo Zoom neste link.

 

05 de maio de 2022

Coral lança clipe inédito nesta quinta durante a Feirinha das Mães

O Coral do Tribunal divulga, nesta quinta (05), um clipe inédito com a música ‘A Paz’. A estreia durante a abertura da Feirinha das Mães, que será realizada nesta quinta e sexta no saguão do prédio das varas do complexo-sede. A canção, gravada de forma virtual pelos coralistas, foi escolhida por magistrados e servidores que responderam a uma enquete no ano passado. Trata-se de uma adaptação do grupo Roupa Nova do single Heal The World, de Michael Jackson.

 

04 de maio de 2022

Presidente do Tribunal convida para as comemorações do Dia das Mães

O presidente do Tribunal, desembargador Paulo Barrionuevo, convida todas as pessoas que atuam no Tribunal e suas respectivas mães para participarem nesta quinta e sexta (5 e 6) da programação especial promovida em comemoração ao Dia dos Mães no TRT23. A ação inclui feira de artesanato e café da manhã com apresentação da banda da PM/MT. Ele enfatiza ainda o convite para quem atua no interior ou teletrabalho.  Confira vídeo

 

03 de maio de 2022

FAXINA NO ARMÁRIO – Materiais estragados ou sem uso podem ser entregues no Almoxarifado

Um grampeador quebrado, carimbos que não são mais usados e outros materiais de expedientes que perderam sua função com o uso dos sistemas eletrônicos podem ser destinados para o Almoxarifado do Tribunal. Para estimular o envio desses materiais para descarte correto, doação ou reciclagem, a unidade criou o Projeto Faxina nos Armários.

 

03 de maio de 2022

FEIRA DAS MÃES – “Gratificante a oportunidade de expor nossos produtos”, diz terceirizada

Jucélia Aparecida da Silva e Cleonice Campos, servidoras terceirizadas que atuam no complexo-sede, não escondem a ansiedade e a alegria de participar da Feirinha das Mães, que será realizada nesta quinta e sexta (05 e 06). Elas vão expor produtos no evento que faz parte das comemorações do mês das mães no Tribunal.

 

02 de maio de 2022

CONEXÃO SAÚDE - TRT disponibiliza programa de saúde e qualidade de vida aos terceirizados

A partir de agora, as atividades do Programa Conexão Saúde serão disponibilizadas aos trabalhadores das empresas terceirizadas que prestam serviço no complexo-sede do Tribunal. As instruções sobre a melhor maneira de se movimentar no trabalho para evitar problemas de saúde e a ginástica laboral serão realizadas com a equipe todas as sextas, às 9h45, de forma presencial.

 

02 de maio de 2022

Tribunal prepara programação especial para mães nesta semana

Uma programação especial está sendo preparada para celebrar o Dia das Mães. Entre as atividades estão a Feirinha das Mães, que será realizada na quinta (05) e sexta (06), e um café da manhã no último dia da semana, que vai contar com sorteios, banda da Política Militar e mais surpresas.

 

29 de abril de2022

MINHOCAS NA CABEÇA - Servidora conta sobre benefícios da compostagem de lixo orgânico

O hábito de separar itens para a reciclagem já fazia parte da rotina da servidora Aline Cubas (Comunicação Social) há muitos anos, estimulada pela coleta seletiva no Tribunal. Mas foi a partir de 2019, quando iniciou o teletrabalho e foi morar no interior de Santa Catarina, que o interesse pela compostagem do lixo orgânico ganhou importância na vida da servidora.

 

28 de abril de 2022

Programa Trabalho Seguro retoma atividades com evento no novo Júlio Müller

Trabalhadores da construção civil que atuam na obra do novo Hospital Universitário Júlio Müller ouviram atentos a uma palestra sobre saúde e segurança do trabalho ministrada pela juíza Leda Borges. O evento, realizado nessa quinta (28), marca o retorno das atividades presenciais do Programa Trabalho Seguro nos canteiros de obras da baixada cuiabana. A palestra foi realizada em uma data simbólica, quando se comemora o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

25 de abril de 2022

SOCIOAMBIENTAL - Vídeo destaca hábitos que ajudam na preservação da natureza

Em função da comemoração do Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, a Seção de Gestão Socioamabiental elaborou um vídeo com dicas sobre hábitos que favorecem a preservação da vida na terra. Entre as orientações está o incentivo à compostagem. Essa prática colabora com a diversidade, enriquece o solo e reduz a necessidade de fertilizantes químicos. O uso de produtos que afastem pragas de forma natural das plantações também deve ser adotado para evitar que pesticidas sejam empregados e, assim, acabam por contaminar rios, lagos e a vida selvagem.

22 de abril de 2022

ATUALIZADA - Socioambiental convida gestores a acompanhar os indicadores do Painel da Sustentabilidade

Consumo consciente, combate ao desperdício e até mesmo uma ferramenta para acompanhar mês a mês os gastos de cada unidade. Estas informações podem ser acessadas diariamente pelos gestores no Painel da Sustentabilidade disponível no site do Tribunal na aba ‘Transparência – Painel da Sustentabilidade...

 

18 de abril de 2022

Quer a volta da coleta seletiva no complexo-sede? Participe da enquete da Socioambiental

A Seção de Gestão Socioambiental realiza, até 22 de abril, uma enquete para avaliar a viabilidade da retomada do projeto de coleta seletiva dos itens trazidos de casa por magistrados e servidores. Se confirmada, a ação continuará sendo realizada em parceria com o Instituto Nassar, por meio do Projeto Inteiro pelo Meio.

 

19 de abril de 2022

Instituições vão receber cartilhas em braile desenvolvidas pela Comissão de Acessibilidade

A Comissão de Acessibilidade do Tribunal recebeu, na semana passada, seis exemplares da cartilha “Acessibilidade e Inclusão” que foram traduzidas para o braile, linguagem usada pelas pessoas com deficiência visual. A tradução do material ocorreu em parceria com o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial de Mato Grosso (Casies).

 

19 de abril de 2022

Inscrições para participar da Feirinha das Mães terminam nesta quarta

O Tribunal realizará, nos dias 5 e 6 de maio, uma programação especial para comemorar o Dia das Mães. Além de um café da manhã para magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias, com direito à apresentação da banda da Polícia Militar e mensagem do desembargador-presidente, a instituição irá promover feirinha de artesanato e culinária.

 

06 de abril de 2022

Feirinha das mães trará artesanatos e quitutes nos dias 05 e 06 e maio. Veja como participar

O Tribunal realizará, nos dias 05 e 06 de maio, uma programação especial para comemorar o Dia das Mães. Além de um café da manhã para magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias, com direito à apresentação da banda da Polícia Militar e mensagem do desembargador-presidente, a instituição irá promover feirinha de artesanato e culinária.

 

06 de abril de 2022

ABRIL VERDE - Gestora do Programa Trabalho Seguro fala sobre ações de prevenção

No mês em que são intensificadas as ações de conscientização sobre saúde e segurança no Trabalho (campanha Abril Verde), a Rádio TRT FM traz a gestora regional do Programa Trabalho Seguro, juíza Michele Saliba, para falar sobre ações de prevenção. Ela explica as principais causas de acidentes  e enfatiza que um ambiente de trabalho seguro é dever de todos.

 

01 de abril de 2022

Justiça do Trabalho é homenageada em inauguração de creche construída com destinação de recursos

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso recebeu uma homenagem das Obras Sociais Seara de Luz durante a inauguração da creche Nina Zaque, no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá. A unidade foi construída com apoio de uma destinação de recursos do Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas. Os agradecimentos à Justiça do Trabalho foram feitos no último sábado (26), durante a 6ª Edição do Prêmio Cativar, promovido pela entidade para agradecer os apoiadores do projeto.

 

01 de abril de 2022

Segunda edição do podcast Acessibilize-se fala sobre Dia Mundial do Autismo

A Comissão de Acessibilidade do Tribunal divulga a 2ª edição do podcast ‘Acessibilize-se’, criado para tratar de temas relacionados às pessoas com deficiência. O programa, que será divulgado na Rádio TRT FM, destaca o Dia Mundial do Autismo.  Ouça!  A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O objetivo é divulgar informações para reduzir a discriminação e o preconceito que ronda o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nome dado ao conjunto de sintomas e variedades de sinais presentes.

 

31 de março de 2022

Doe agasalhos e cobertas para 'aquecer' o Bazar dos Terceirizados

Com a notícia de que uma frente fria deve chegar ao estado, o Projeto Semear já se adianta para pedir doações de agasalhos, cobertas e roupas de frios para crianças e adultos. Os itens serão comercializados na edição do Bazar dos Terceirizados do mês de abril. Além de roupas para aquecer o corpo e o coração de quem precisa, magistrados e servidores podem doar também roupas de cama, mesa e banho, brinquedos, sapatos e outros itens, desde que os produtos estejam limpos e em bom estado de conservação.

 

31 de março de 2022

Música do Dia celebra mês de solidariedade aos povos em luta contra o racismo

Em março é comemorado o mês de solidariedade aos povos em luta contra o racismo e a discriminação racial. Para destacar a importância da data, o programa Música do Dia da Rádio TRT FM traz a música ‘Respeitem meus cabelos, brancos!' do cantor e compositor Chico César.

 

30 de março de 2022

ACESSIBILIDADE - Site do tribunal traz novo recurso para pessoas cegas e de baixa visão

O site do Tribunal conta agora com uma nova ferramenta de acessibilidade para facilitar o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão. O sistema, implementado pela STIC, faz a leitura em áudio de todo conteúdo e está disponível em ícone na lateral direita do portal, logo abaixo do dispositivo que permite a visualização do conteúdo em Libras.

 

29 de março de 2022

Programa Trabalho Seguro retoma atividades com palestra para terceirizados

Trabalhadores terceirizados do Tribunal participaram, nessa segunda (28), de uma palestra sobre Saúde e Segurança do Trabalho. O evento, realizado no auditório do Tribunal Pleno, marca o retorno das atividades presenciais do Programa Trabalho Seguro. Os esclarecimentos foram repassados pela juíza Graziele Lima, uma das gestoras regionais da ação em Mato Grosso.

 

28 de março de 2022

MULTIAÇÃO - Em retorno após pandemia, game Futuro em Jogo volta a ser sensação entre a criançada

Um dia diferente, que mesclou o acesso a vários serviços de forma gratuita com a alegria de participar de ações de forma presencial novamente. Assim foi a primeira edição do Multiação 2022 realizada no sábado (26) no bairro Pedra 90, em Cuiabá. O evento contou com a participação da Justiça do Trabalho em Mato Grosso que levou o game Futuro em Jogo, cartilhas educativas e informações para a população. Confira galeria de imagens

 

22 de março de 2022

 

Canção de Caetano Veloso com alerta sobre poluição é a música do Dia da Água

A água é fonte de vida, morada de muitas espécies e essencial para o planeta. Para comemorar a importância desse líquido vital, o programa Música do Dia traz a canção ‘Purificai o Subaé’ para celebrar, nesta terça (22), o Dia Mundial da Água. Ouça no Spotify Interpretado por Maria Bethânia, a melodia foi escrita por Caetano Veloso e fala da poluição no Rio Subaé, que corta Santo Amaro da Purificação, cidade do Recôncavo Baiano, onde nasceu o artista. A canção é um protesto contra a mineradora que provocou a contaminação do município com toneladas de chumbo e outros metais pesados.

 

10 de março de 2022

MÊS DA MULHER - Mães de pessoas com deficiência são destaque em vídeo da Comissão de Acessibilidade

Mal o primeiro raio de sol chega ao céu e Simone Amadi já está de pé para iniciar a rotina de cuidados das gêmeas Cecília e Isa. As duas têm 6 anos e possuem microcefalia, consequencia do zika vírus, contraído durante a gestação das meninas. O vídeo produzido pela Comissão de Acessibilidade do Tribunal em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, conta um pouco da rotina de Simone, que precisa se dedicar aos cuidados das filhas que necessitam de diversos tratamentos. "Diagnóstico não é destino. Minhas meninas tinham diagnóstico de seis meses de vida e comemoraram, em 8 de março, 6 anos!", comemora Simone.

 

 

16 de março de 2022

Plano de Logística Sustentável mostra redução do consumo na Justiça do Trabalho em Mato Grosso

As metas do Plano de Logística Sustentável (PLS) estipuladas para 2021 tiveram êxito em 66% dos 18 indicadores estipulados pela Justiça do Trabalho mato-grossense. É o que aponta o Relatório de Avaliação e Desempenho de 2021. No período, foi observada uma redução no consumo de bens e recursos como papel, impressões, água mineral, energia elétrica, água e combustíveis, reflexo da continuidade da suspensão das atividades presenciais nas unidades da instituição, por conta da crise sanitária.

 

09 de março de 2022

IGUALDADE - Confira cartilha eletrônica lançada pelo TRT/MT e TRT/MS

“Mulher no volante, perigo constante.” Como uma mulher tão bonita como você está solteira?”. “Que comida boa! Já pode casar”. São frases como essas, repetidas há gerações, que ajudam a manter o patriarcado, um modelo social que coloca o homem em posição de superioridade. Esse é o tema de uma cartilha lançada pelo Tribunal em parceria com o TRT de Mato Grosso do Sul no ano passado.

 

09 de março de 2022

Tribunal aprova novos gestores para programas de prevenção de acidentes e combate ao trabalho infantil

O Tribunal possui novos gestores regionais para os programas de combate ao trabalho infantil e de prevenção aos acidentes de trabalho. Os nomes para atuar no biênio 2022/2023 foram aprovados na 2ª Sessão Administrativa do Tribunal Pleno, realizada em 24 de fevereiro. À frente do Programa de Combate ao Trabalho Infantil estarão a desembargadora Adenir Carruesco e o juiz auxiliar da Presidência Ângelo Cestari. O programa tem como objetivo desenvolver ações para erradicação do trabalho infantil e da adequada profissionalização do adolescente.

 

03 de março de 2022

 

Socioambiental destaca os benefícios da bicicleta para saúde e meio ambiente

A bicicleta é um ótimo meio de transporte sustentável com muitos benefícios para o corpo, mente e meio ambiente. Esse é o tema do Boletim da Seção de Gestão Socioambiental desta semana.

Este meio de transporte tem emissão zero de CO2 e diminui a poluição sonora. Além de desacelerar o aquecimento global, oferece mais economia, otimização do tempo e melhora a mobilidade urbana. É um ótimo aliado da saúde, com benefícios para saúde física e mental.

 

24 de fevereiro de 2022

Seja um agente socioambiental voluntário e contribua com boas práticas no Tribunal

A Seção de Gestão Socioambiental divulgou um formulário para indicação de Agente Socioambiental Voluntário do Tribunal. Os agentes devem estimular o comportamento proativo e zelar pelas práticas socioambientais em seus locais de trabalho. A relação de voluntários está sendo atualizada em cumprimento ao artigo 11, § 4º, da Política de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal (RA 166/2019). A norma dispõe que cada unidade de apoio administrativo e judiciário do Tribunal tenha um agente multiplicador.

 

22 de fevereiro de 2022

Tribunal irá implantar unidade de Acessibilidade e Inclusão

O Tribunal está em fase de estudo para criar uma unidade de acessibilidade e inclusão, conforme determina a Resolução CNJ 401/2021. Esse foi um dos temas discutidos pela Comissão de Acessibilidade durante reunião realizada nessa segunda (21). Durante o encontro, foram apresentados os trabalhos que serão desenvolvidos ao longo de 2022, a começar pelas iniciativas para interiorização das ações da Comissão. A intenção é fortalecer as lives com a Unemat, que é uma instituição que atende especialmente o interior do estado.

 

18 de fevereiro de 2022

Justiça do Trabalho renova parceria com projeto Multiação para 2022

Com o objetivo de levar informações sobre direitos trabalhistas, combate ao trabalho infantil e importância do trabalho seguro, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso renovou a parceria para participar das edições do projeto Multiação de 2022. O apoio foi anunciado nessa quarta (17), em reunião virtual com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC). 

 

18 de  fevereiro de 2022

 Secretaria de Infraestrutura adota prática que alinha economia e sensibilização ambiental

Na Secretaria de Infraestrutura, Serviços e Patrimônio era comum que as lixeiras debaixo das mesas dos servidores ficassem vazias dias a fio sem qualquer resíduo. Foi por isso que a unidade decidiu deixar apenas uma por sala, de modo a estimular o uso das coletoras de resíduos existentes nas copas e ainda a economia de sacos de lixo.

 

16 de fevereiro de 2022

Instituto Nassar faz rifa para custear reforma da instituição

O Instituto Nassar está fazendo uma nova rifa para levantar fundos para a obra de reforma da instituição.O sorteio ocorrerá no dia 11 de março na sede da instituição.O valor da rifa é 10 reais.

A entidade foi parceira do Tribunal em várias ações de sustentabilidade ambiental até 2020, quando as atividades precisaram ser suspensas por conta da crise sanitária.

 

15 de fevereiro de 2022

Projetos do Comitê Pró-Infância serão beneficiados por campanha Troco Solidário

O Comitê Pró-Infância é uma das instituições selecionadas pelo supermercado Fort para receber os recursos arrecadados pela campanha Troco Solidário, entre os meses de janeiro e junho deste ano. Os valores serão usados para reforma e ampliação da sede do Comitê, além do fortalecimento das ações desenvolvidas pela entidade.

 

11 de fevereiro de 2022

Processos físicos do TRT/MT são descartados com responsabilidade socioambiental

Antes que ocorra o descarte dos itens são avaliados normas internas como a RA 66/2021, Portaria TRT DG 1091/2021, além do Decreto 5.940/2016. Durante o processo, a unidade de Gestão Documental e as Varas do interior adotam procedimentos administrativos, indispensáveis à correta destinação de resíduos de papel e a Seção de Gestão Socioambiental também é notificada para verificar qual a associação fará a coleta dos materiais e extrair os dados que compõe o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (previsto na RA 400/2021). 

 

30 de janeiro de 2022

SOCIOAMBIENTAL – Confira ferramenta interativa com indicadores de sustentabilidade do Tribunal

Para estimular o consumo consciente, a aplicação hábil dos recursos públicos e incentivar o combate ao desperdício, o Tribunal criou o  Painel da Sustentabilidade, ferramenta que reúne indicadores previstos na Resolução CNJ 400/2021 e ainda mostra os dados de papel impresso na instituição.

 

24 de janeiro de 2022

SOCIOAMBIENTAL - Confira vídeo sobre uso sustentável de bens e serviços no TRT

O Tribunal possui medidas para tornar mais eficiente o consumo de energia, água e esgoto, papel, copos descartáveis, telefonia fixa, material de limpeza e de expediente, entre outros.  As diretrizes constam na Portaira TRT SGP GP 129/2021 que entrou em vigor em dezembro de 2021. A intenção é incentivar o uso consciente dos recursos e a conservação do meio ambiente entre todos que atuam no Tribunal.

 

21 de janeiro de 2022

MÚSICA DO DIA - Canção do rapper Criolo celebra Dia da Religião e de Combate à Intolerância Religiosa

O Dia Mundial da Religião e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa são celebrados nesta sexta (21). No programa Música do Dia, a data é embalada pela música 'Diferenças' do cantor, compositor e rapper Criolo.

 

19 de janeiro de 2022

Servidora voluntária em projeto de reciclagem pede que embalagens sejam entregues no Almoxarifado

Frascos de cremes, vidros de perfumes e embalagens de cosméticos de qualquer marca podem ser entregues no Almoxarifado do Tribunal para reciclagem. Os materiais são enviados para a loja Natura do Shopping Estação onde serão recolhidos pela empresa TerraCycle.

 

19 de janiero de 2022

Servidores interessados na oficina para elaboração do PSL devem ser indicados até terça

Os servidores interessados em participar da oficina para elaboração do novo Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal devem ser indicados até o próximo dia 25. Serão 30 vagas divididas entre as unidades administrativas e os agentes socioambientais.

 

19 de janeiro de 2022

Fórum de Lucas é primeiro prédio da Justiça do Trabalho a receber selo A de Eficiência Energética

O Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde é o primeiro prédio da Justiça do Trabalho no Brasil a receber o selo A de Eficiência Energética para Edificação Construída (PBE Edifica A). A certificação que atestou o nível mais eficiente de etiquetagem foi recebida em 17 de dezembro.

 

18 de janeiro de 2022

TRT de Mato Grosso lança ferramenta interativa com indicadores de sustentabilidade

Para estimular o consumo consciente, o combate ao desperdício e o gasto eficiente dos recursos públicos, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) divulga o Painel da Sustentabilidade, uma ferramenta interativa que monitora e controla o consumo dos bens e serviços disponibilizados pelo órgão.

 

17 de janeiro de 2022

Tribunal conta com estacionamento de bicicletas no complexo-sede

O Tribunal tem uma novidade para quem curte o ciclismo. A partir de agora, todos podem contar com um espaço para guardar as bikes nos estacionamentos, tanto para o público interno quanto externo.

 

12 de janeiro de 2022

TRT descarta 12 toneladas de processos físicos e transfere mais de R$ 3 mil a catadores de recicláveis

O Tribunal realizou, no ano passado, o descarte de processos físicos que resultaram na arrecadação de aproximadamente 3 mil reais, obtidos com as mais de 12 toneladas de papel para a reciclagem. A ação rendeu frutos ao meio ambiente e destinou valores para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Asscavag) e Cooperativa Alternativa de Catadores, Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente de Mato Grosso (Coorepam).

 

12 de janeiro de 2022

Tribunal divulga ferramenta interativa com indicadores de sustentabilidade

Para estimular o consumo consciente, o combate ao desperdício e o gasto eficiente dos recursos públicos, a Seção de Gestão Socioambiental divulga o Painel da Sustentabilidade, uma ferramenta interativa que monitora e controla o consumo dos bens e serviços disponibilizados pelo órgão.

 

11 de janeiro de 2022

Tribunal institui Sistema de Ranqueamento Sustentável e estabelece medidas obrigatórias. Conheça!

Com o objetivo de adotar diretrizes para promover a gestão dos recursos naturais e o uso eficiente de insumos para minimizar a geração de resíduos e poluentes, o Tribunal publicou a Portaria TRT SGP 129/2021. O documento estabelece diretrizes para viabilizar a redução do consumo de energia elétrica, água e esgoto, papel, copos descartáveis e telefonia.

 

11 de janeiro de 2022

“Parceria do Tribunal deveria servir de exemplo para outros órgãos”, avalia catadora de reciclável

O Tribunal realizou, no ano passado, o descarte de processos físicos que resultaram na arrecadação de aproximadamente 3 mil reais, obtidos com as mais de 12 toneladas de papel para a reciclagem. A ação rendeu frutos ao meio ambiente e destinou valores para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Asscavag) e Cooperativa Alternativa de Catadores, Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente de Mato Grosso (Coorepam).

 

10 de janeiro de 2022
SUSTENTÁVEL – Além do ambiental, atuação do TRT gerou resultados sociais e econômicos

A Justiça do Trabalho mato-grossense é destaque pelas ações e projetos de responsabilidade socioambiental que desenvolve há anos. Entre eles, o incentivo à coleta seletiva e a construção de prédios com pegada sustentável. Mesmo assim, o Tribunal reconhece que ainda existe uma grande necessidade de continuar avançando.

 

07 de janeiro de 2022
Tribunal economizou R$ 12 milhões na pandemia. Veja as principais entregas

A economia de recursos alcançada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) nos últimos dois anos girou em torno dos 12 milhões de reais. Resultado direto da pandemia, que obrigou a instituição a fechar unidades e colocar servidores em teletrabalho, os recursos foram aproveitados estrategicamente.

 

07 de janeiro de 2022
INVESTIMENTO - TRT instala energia solar nas 23 unidades e economiza 90 mil por mês

A instalação de sistemas de captação de energia solar no telhado das 23 unidades da Justiça do Trabalho no estado gera uma economia de 90,8 mil reais por mês, ou cerca de 1 milhão de reais por ano. A medida faz parte de um projeto que visa a responsabilidade socioambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e a eficiência do gasto público.

06 de janeiro de 2022

Tribunal usa recursos economizados com energia em reforma de prédios e outras áreas

A instalação de sistemas de captação de energia solar no telhado das 23 unidades da Justiça do Trabalho no estado gera uma economia de 90,8 mil reais por mês, ou cerca de 1 milhão de reais por ano. A medida faz parte de um projeto que visa a responsabilidade socioambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e a eficiência do gasto público.

 

17 de dezembro de 2021

Semear, o projeto que floresceu no coração dos terceirizados

DA CASA – Para os amigos e conhecidos, Marcelina Proença costuma dizer que está ‘no paraíso’ quando se refere ao trabalho que exerce há cerca de sete anos no TRT de Mato Grosso. Ela é uma das terceirizadas que presta serviço na área de limpeza e sempre elogia seu local de trabalho, onde se sente respeitada e cuidada.

 

17 de dezembro de 2021

Tribunal economizou R$ 12 milhões na pandemia. Veja as principais entregas

DA CASA - A economia de recursos alcançada pelo Tribunal nos últimos dois anos girou em torno dos 12 milhões de reais. Resultado direto da pandemia, que obrigou a administração a fechar unidades e colocar servidores em teletrabalho, os recursos foram aproveitados estrategicamente. Em sua grande maioria, permitiu antecipar investimentos e garantir a prestação de serviços em meio à crise.

 

17 de dezembro de 2021

TRT SUSTENTÁVEL – Além do ambiental, ações geraram resultados sociais e econômicos. Conheça!

DA CASA – “Sustentabilidade é algo que precisamos incorporar no nosso dia a dia. Isso não é marketing, mas sim compromisso social. Ser sustentável é uma necessidade institucional e é assim que conseguiremos fôlego para continuar com uma gestão eficiente”. A fala é da diretora-geral, Lívia Timm, e resume o espírito que norteou as ações do TRT nos últimos dois anos.

 

17 de dezembro de 2021

INVESTIMENTO - Tribunal instala energia solar nas 23 unidades e economiza 90 mil por mês

DA CASA – A instalação de sistemas de captação de energia solar no telhado das 23 unidades da Justiça do Trabalho no estado gera uma economia de 90,8 mil reais por mês, ou cerca de 1 milhão de reais por ano. A medida faz parte de um projeto que visa a responsabilidade socioambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e a eficiência do gasto público.

 

16 de dezembro de 2021

Consuma com moderação! Novo Boletim Socioambiental alerta para o consumo consciente

DA CASA – Final de ano é época de corrida às compras por conta do Natal e do pagamento do 13º salário. Mas é preciso cautela, já que os hábitos de consumo afetam diretamente o meio ambiente. Este é o tema do último Boletim Socioambiental do ano (assista neste link).

 

14 de dezembro de 2021

AGENDA 2030 - COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE, TRT DE MATO GROSSO APROVA POLÍTICA DE IMPRESSÃO

Com o objetivo de otimizar recursos financeiros de forma a evitar desperdícios e garantir a adoção de práticas de sustentabilidade, o Pleno do TRT de Mato Grosso aprovou, na semana passada, a Política de Impressão do Tribunal. A norma prevê que todas as impressões passarão a ser monitoras, preferencialmente por meio de software de bilhetagem, e divulgadas no site institucional.

 

06 de dezembro de 2021

Chuvas amenizam problemas e Tribunal encerra campanha Juntos pelo Pantanal

DA CASA - A campanha Juntos pelo Pantanal foi encerrada este mês, cerca de 30 dias antes da data prevista inicialmente, em janeiro de 2022.  Isso porque as chuvas mais frequentes e intensas voltaram à maior planície alagada do planeta trazendo maior oferta natural de alimentos aos animais da região.

 

06 de dezembro de 2021

BOLETIM SOCIOAMBIENTAL – Vejas dicas para economia de energia elétrica

DA CASA – Toda a sociedade já está sentindo os impactos das mudanças climáticas, como as secas que tomaram conta de várias regiões do país e foram causas da crise hídrica e energética. O assunto é tema do Boletim Socioambiental desta semana que traz dicas para economia de energia elétrica, prática que ajuda o meio ambiente e as finanças da família.

 

06 de dezembro de 2021

PRÊMIO CNJ - TRT alcança selo diamante e fica entre os melhores tribunais do país

DA CASA - Qualidade dos serviços prestados à sociedade, alto nível de transparência e dados estatísticos confiáveis são alguns dos itens que garantiram ao Tribunal o selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2021. A honraria, a mais alta da categoria, foi entregue na sexta (03) em cerimônia virtual.

 

26 de novembro de 2021

Tribunal aprova RA que institucionaliza ações do Programa Florescer

DA CASA – Felicidade, bem-estar e qualidade de vida agora serão implementadas como uma estratégia de gestão na Justiça do Trabalho em Mato Grosso. O Tribunal Pleno aprovou, semana passada, a Resolução Administrativa 133/2021 que regulamenta o Programa Florescer na instituição.

 

19 de novembro de 2021

Boletim Socioambiental fala sobre benefícios dos alimentos orgânicos

DA CASA - Com mais estudos surgindo a respeito dos malefícios de agrotóxicos e pesticidas nas comidas, a busca de produtos orgânicos também vem crescendo, sendo cada vez mais valorizada no mercado de alimentos. Este é o tema do Boletim Socioambiental.

 

18 de novembro de 2021

CSJT realiza 6º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho

FIQUE SABENDO - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com TRT da 7ª Região e sua Escola Judicial, realizarão o 6º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, nos próximos dias 22 e 23 de novembro de 2021, das 15h às 18h, na modalidade telepresencial, pelo zoom e pelo Canal do TRT7 no Youtube.

 

18 de novembro de 2021

BOLETIM SOCIOAMBIENTAL - Vídeo alerta para importância do consumo consciente

SOCIOAMBIENTAL - O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Por isso, é tão importante refletir sobre os hábitos de consumo e possíveis impactos que uma compra pode causar. O assunto é o tema do vídeo e do Boletim Socioambiental desta semana. Os conteúdos fazem parte das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo Tribunal.

 

17 de novembro de 2021

BOLETIM SOCIOAMBIENTAL - Divide carona? Que tal pensar em formas mais sustentáveis de transporte?

SOCIOAMBIENTAL - Se você e um colega de trabalho decidiram ir juntos para o Tribunal ou varas do trabalho no mesmo carro saiba que vocês já adotaram uma medida sustentável. Isso porque as caronas devem se tornar cada vez mais comuns com a alta dos combustíveis e a adoção de medidas menos poluentes no dia a dia. O assunto é tema do Boletim Socioambiental desta semana.

 

16 de novembro de 2021

Campanha de Natal arrecada brinquedos e alimentos para comunidade carente; saiba como ajudar!

DA CASA – Com a proximidade do Natal, muitas instituições promovem campanhas para arrecadar doações que serão entregues às comunidades carentes. Este ano, a Igreja Verbo da Vida está arrecadando brinquedos e alimentos em prol da comunidade do bairro Novo Horizonte. O convite para participar da campanha é do servidor Alisson Cassemiro (Gab. Des. Roberto Benatar).

 

12 de novembro de 2021

“Fotografar onças e outros animais em seu habitat me traz uma felicidade imensa” conta servidora

Uns estremecem só de pensar em ficar há alguns metros de distância do maior felino brasileiro. Outros, por sua vez, ficam eufóricos por poder se aproximar da onça pintada, animal considerado por muitos um ser de beleza sem igual. A servidora Hilda Ribeiro (Socioambiental) está no segundo grupo e seu entusiasmo a levou a uma expedição para fotografar o mamífero em seu habitat no pantanal.

 

12 de novembro de 2021

Canção de Almir Sater é a música do Dia do Pantanal, comemorado nesta sexta

O Pantanal, uma das maiores riquezas do Brasil, tem uma data especial no calendário.  O dia da maior planície alagável do mundo é celebrado nesta sexta (12). O programa Música do Dia comemora a data com a canção ‘Trem do Pantanal’, gravada pelo cantor sul mato-grossense, Almir Sater.

 

11 de novembro de 2021

CRISE ENERGÉTICA - Apagou a luz? Vídeo chama atenção para economia de energia elétrica

SOCIOAMBIENTAL - 'Ei, psiu! Você apagou a luz?' Com esse tema, o Boletim Socioambiental desta semana chama atenção para a necessidade de cada um fazer a sua parte para contribuir com a crise energética do país. Apagar a luz, tomar banhos curtos e dar preferência por equipamentos que consomem menos energias são algumas das medidas que cada um pode adotar para auxiliar no problema.

 

11 de novembro de 2021

Campanha Juntos pelo Pantanal ainda precisa de doações e voluntários; saiba como ajudar!

No último dia 30 de outubro, a campanha Juntos pelo Pantanal fez mais uma distribuição de alimentos aos animais na rodovia Transpantaneira e região. Com o apoio do Tribunal, foram arrecadadas 10 caixas de bananas, ao custo de 250 reais. A iniciativa foi lançada pelo TRT em setembro e tem o objetivo de angariar doações para ajudar Organizações Não Governamentais (ONGs) a continuar o seu trabalho de suporte à sobrevivência dos animais e da fauna que habitam no bioma.

 

10 de novembro de 2021

Descarte de lâmpadas fluorescentes traz riscos à saúde e ao ambiente; confira locais de reciclagem

Lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, um metal pesado que pode contaminar rios, lagos e os lençóis freáticos, razão pela qual não podem ser descartadas no lixo comum. Pensando nisso, a edição do Boletim Socioambiental desta semana faz um alerta sobre o assunto. Reflita neste exemplo: o mercúrio da lâmpada vai para o rio, o peixe ingere, nós comemos peixe e o metal vai para o nosso corpo. Vários problemas de saúde podem ser ocasionados a partir daí. Uma atitude simples pode mudar o curso de tudo isso!

 

09 de novembro de 2021

Presidente da É o Bicho MT destaca importância da campanha do TRT/MT para o Pantanal

A maioria das chuvas em Cuiabá e Várzea Grande não tem chegado ao Pantanal. É o que afirma Jenifer Larrea, presidente da É o Bicho MT, associação sem fins lucrativos que realiza ações para ajudar os animais da região. Ela foi a entrevistada da semana na Rádio TRT FM 104.3 e ressalta a importância do envolvimento de instituições como o Tribunal para recuperação do bioma.

 

26 de outubro de 2021

Nassar realiza rifa para custear obras na instituição; parte será revertida para o servidor aposentado Fahéd

O Instituto Nassar, parceiro do Tribunal em ações de sustentabilidade ambiental, está rifando um celular para levantar fundos para as obras sociais desenvolvidas em sua sede. Parte dos recursos também serão destinados à família do servidor aposentado Firmino Amorim, o Fahéd, que ainda faz tratamentos médicos para se recuperar do acidente sofrido em 2019. O valor da rifa é R$10 reais. O sorteio ocorrerá no dia 31 de outubro, às 14h, no Nassar. O ganhador levará um celular Xiaomi Poco M3.

 

19 de outubro de 2021

Campanha Juntos pelo Pantanal auxilia na destinação de alimentos para animais

Um sábado diferente e cheio de emoções viveram as servidoras Isadora Cardoso (Almoxarifado), Hilda Ribeiro (Socioambiental) e o magistrado Edemar Borchatt (2ª Vara de Cuiabá). Eles participaram da campanha Juntos pelo Pantanal, realizada pelo Tribunal, e se juntaram a outros voluntários de entidades não governamentais para transporte e distribuição de alimentos aos animais na rodovia Transpantaneira e região.

 

18 de outubro de 2021

BOLETIM SOCIOAMBIENTAL - Vídeo alerta para importância do consumo consciente

SOCIOAMBIENTAL - O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Por isso, é tão importante refletir sobre os hábitos de consumo e possíveis impactos que uma compra pode causar. O assunto é o tema do vídeo e do Boletim Socioambiental desta semana. Os conteúdos fazem parte das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo Tribunal.

 

13 de outubro de 2021

Campanha precisa de voluntários para transporte de alimentos

A campanha Juntos pelo Pantanal, realizada pelo TRT de Mato Grosso para ajudar entidades não governamentais a angariar alimentos para animais que vivem no bioma, também está precisando de voluntários para o transporte dos itens dentro da cidade e até a Transpantaneira, onde os produtos são entregues ao pessoal que faz a distribuição.

 

11 de outubro de 2021

 

CRISE ENERGÉTICA - Apagou a luz? Vídeo chama atenção para economia de energia elétrica

SOCIOAMBIENTAL - 'Ei, psiu! Você apagou a luz?' Com esse tema, o Boletim Socioambiental desta semana chama atenção para a necessidade de cada um fazer a sua parte para contribuir com a crise energética do país. Apagar a luz, tomar banhos curtos e dar preferência por equipamentos que consomem menos energias são algumas das medidas que cada um pode adotar para auxiliar no problema.

 

08 de outubro de 2021

Florescer destaca campanha ‘Juntos pelo Pantanal’ e importância dos animais para o planeta

O podcast do Programa Florescer desta semana fala sobre a importância dos animais para o meio ambiente e para a vida humana. As espécies são cada vez mais ameaçadas pela perda do seu habitat e isso coloca em xeque o equilíbrio do próprio planeta. Em alguns locais, como o Pantanal mato-grossense, a fauna sofre com os efeitos dos incêndios e da seca extrema que assola a região.

 

05de outubro de 2021

SOCIOAMBIENTAL - Vídeo chama atenção sobre perda e desperdício de alimentos

Em função da comemoração do Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, celebrado em 29 de setembro, o novo Boletim da Seção de Gestão Socioambiental faz um alerta sobre o problema. A fome afeta milhares de pessoas, inclusive crianças, e a produção de alimentos é um tema que envolve toda a sociedade, pois também é uma questão de sustentabilidade.

 

04 de  outubro de 2021

MÚSICA DO DIA - Rádio TRT FM faz homenagem ao Dia dos Animais nesta segunda

Com o sucesso do musical ‘Saltimbancos’, a música ‘História de uma gata’ é a escolha do Música do Dia para comemorar o Dia Internacional dos Animais nesta segunda (04). A data é uma homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais e da natureza. O Música do Dia ainda destaca sucessos como Passaredo, de Chico Buarque, e a canção gravada pela cantora Patrícia Marx, em 2016, "Gato e Sapato", uma alusão aos maus-tratos aos animais domésticos, ...

 

04 de outubro de 2021

SOLIDARIEDADE - Conheça o Carrinho de Doações e o Armário Solidário do Tribunal

Muitas ações de responsabilidade socioambiental do Tribunal tiveram que ser readequadas com a pandemia e a instauração do teletrabalho. É o caso do projeto Armário de Doações, que deixou de existir e deu origem ao Armário Solidário para impulsionar doações para o bazar dos terceirizados. Tem ainda o carrinho do Projeto Multiação, que está localizado no térreo, próximo à lanchonete, no complexo-sede, à espera de itens que serão distribuídos para pessoas carentes.

 

29 de setembro de 2021

MÚSICA DO DIA – Campanha Setembro Verde Vermelho marca a importância da doação de órgãos

O mês de setembro é dedicado à campanha Setembro Verde Vermelho que trata sobre a doação de órgãos e a prevenção de doenças cardiovasculares. Para homenagear o mês e destacar a importância do cuidado com a saúde, em especial com o coração, órgão essencial para a vida, o programa Música do Dia da Rádio TRT FM escolheu a canção “Daqui só se leva amor”, da banda Jota Quest.

 

27 de setembro de 2021

'Plante e cuide de uma árvore' é tema do Boletim da Socioambiental da semana; veja vídeo

 O tema do Boletim da Seção de Gestão Socioambiental desta semana é 'Plante e cuide de uma árvore'. Veja neste link o vídeo produzido pela unidade e confira alguns dos benefícios trazidos por esta ação:

 

24 de setembro de 2021

O Pantanal precisa da sua ajuda! Participe da campanha do Tribunal; saiba como contribuir

O fogo, a seca extrema, as altas temperaturas e a falta de água continuam a impactar fortemente o Pantanal. Várias organizações que atuam no combate às queimadas e no salvamento de animais estão novamente pedindo ajuda. O Tribunal atendeu o chamado e lançou uma nova campanha para angariar doações para ajudar o ecossistema.

 

22 de setembro de 2021

MÚSICA DO DIA - TRT FM prestigia chegada da primavera com clássico de Tim Maia

“Hoje o céu está tão lindo...Vai chuva, é primavera”. A letra da canção Primavera, que ficou conhecida na voz do inesquecível Tim Maia, é a escolha do Música do Dia desta quarta (22) para prestigiar a chegada da estação das flores na qual as cores tomam conta da cidade. O programa celebra  também nesta data o Dia Mundial Sem Carro. A ideia começou na França, em 1997, com o objetivo de para chamar a atenção do mundo para o uso excessivo dos automóveis e os danos que eles causam ao meio ambiente.

 

21 de setembro de 2021

Dia da Árvore é celebrado com música divertida sobre conscientização ambiental

As ávores são fundamentais para a vida na terra. Nesta terça (21), o programa Música do Dia da Rádio TRT FM celebra o Dia da Árvore com a canção “A ordem das árvores”, da cantora e compositora Tulipa Ruiz. A data foi criada em razão do início da primavera, que começa em 23 de setembro no Hemisfério Sul e traz um alerta sobre a conscientização desse símbolo da natureza. 

 

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, coordenador da Opan fala sobre preservação e povos indígenas

Nesta terça, 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore. A data traz uma reflexão a respeito do desmatamento e da importância de preservar a natureza. Os povos indígenas são parte importante dessa missão ambiental e garantem que as florestas fiquem em pé. Para falar sobre a importância dos povos originários na preservação ambiental, a Entrevista da Semana da Rádio TRT FM traz o coordenador geral da Operação Amazônia Nativa (Opan), Ivar Busatto.

 

20 de setembro de 2021

Campanha do Tribunal vai ajudar na recuperação do Pantanal; veja como ajudar

O Tribunal está realizando a campanha ‘Juntos pelo Pantanal’ para arrecadar fundos ou doações de itens que possam ajudar no trabalho de voluntários e associações que atuam na região. O local ainda não se recuperou dos danos causados pelos incêndios do ano passado e agora ainda precisa lidar com a seca e a estiagem que castigam a flora e a fauna pantaneira. A iniciativa será realizada entre setembro de 2021 e janeiro de 2022.

 

17 de setembro de 2021

JUNTOS PELO PANTANAL - Tribunal faz campanha para ajudar na recuperação do ecossistema

Quase um ano após os incêndios que devastaram a flora e fauna pantaneiras, equipes de voluntários e instituições não governamentais ainda permanecem na região para auxiliar na recuperação do ecossistema. É por conta disso que o Tribunal está realizando uma nova campanha para arrecadação de fundos, alimentos e outros insumos que possam ajudar no trabalho que precisa do apoio de toda a sociedade.

 

10 de setembro de 2021

Tribunal recebe bonificação por reciclagem de toners; ação gera economia e reduz produção de resíduos

Um Termo de Ajuste realizado entre o Tribunal e a empresa Lexmark, responsável pela distribuição de toners e elementos fotocondutores, tem gerado economia aos cofres públicos e também ajudado a reduzir a produção de resíduos na instituição.

 

27 de agosto de 2021

Você pode enviar dúvidas ao CNJ para webinário sobre sustentabilidade e acessibilidade

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá, em data a ser definida, um webinário sobre sustentabilidade e acessibilidade à luz das resoluções CNJ n. 400 e n. 401, de 2021. O evento será realizado com apoio do Departamento de Pesquisas Judiciárias e do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ. Para tanto, a Equipe de Gestão Socioambiental do Conselho convida o público a enviar dúvidas sobre os temas até a próxima terça-feira (31), para auxiliar na definição dos tópicos a serem tratados no evento.

 

16 de julho de 2021

Justiça do Trabalho apresentou índice de desempenho de sustentabilidade médio de 58,2% em 2020

A Justiça do Trabalho apresentou índice de desempenho de sustentabilidade (IDS) médio de 58,2% em 2020. O número foi obtido a partir da média dos índices individuais dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, divulgados no 5º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça no fim de junho.

 

12 de julho de 2021

Justiça do Trabalho e MPT viabilizam entrega de equipamentos e caminhão para catadores de materiais recicláveis

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso e o Ministério Público do Trabalho destinaram R$ 239 mil reais para fomentar o trabalho de famílias de catadores de materiais recicláveis de Alto Araguaia (421 km de Cuiabá). Com o valor, as instituições adquiriram e entregaram  equipamentos e um caminhão de coleta para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascalto). Os recursos são provenientes de condenações/multas por danos morais coletivos ou termos de ajustamento de conduta. 

 

12 de julho de 2021

Atuação socioambiental do TRT/MT resulta em saída de catadores do lixão de Alto Araguaia

O trabalho institucional desenvolvido pela área da sustentabilidade do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) teve efeito na vida de catadores de materiais recicláveis do município de Alto Araguaia. Antes trabalhando em lixões e expostos às intempéries e riscos à saúde, hoje eles atuam em um espaço próprio fazendo a coleta com equipamentos adequados e um caminhão adquirido com destinações da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho (MPT) .

 

 

08 de julho de 2021

Atuação socioambiental do TRT resulta em saída de catadores dos lixões de Alto Araguaia

O trabalho institucional desenvolvido pela área da sustentabilidade do Tribunal teve efeito na vida de catadores de materiais recicláveis do município de Alto Araguaia. Antes trabalhando em lixões e expostos às intempéries e riscos à saúde, hoje eles atuam em um espaço próprio fazendo a coleta com equipamentos adequados e um caminhão adquirido com destinações da Justiça do Trabalho e MPT.

 

07 de julho de 2021

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos já pode ser acessado no site do Tribunal

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Tribunal (PGRS) já está disponível no site do TRT/MT na aba ‘institucional – programas e ações – gestão socioambiental – plano de logística sustentável’. O documento é um instrumento de gestão que orienta e auxilia magistrados e servidores sobre a destinação adequada dos resíduos gerados no ambiente de trabalho.

 

07 de julho de 2021

Ações de sustentabilidade da Vara de Juína são tema de monografia na Unemat

Os projetos sustentáveis desenvolvidos pela Vara de Juína foram tema de um trabalho de conclusão de curso da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A pesquisa foi apresentada na semana passada pela estudante de Administração Pública Valquíria Santana. 

 

05 de julho de 2021

Destinação viabiliza criação da associação de catadores de recicláveis em Alto Araguaia

Por 22 anos, a família da catadora de materiais recicláveis Manuela Maria trabalhou no lixão da região de Alto Araguaia enfrentando um ambiente insalubre. Destinações de recursos realizadas pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso e Ministério Público do Trabalho no valor total de 239 mil reais ajudaram a mudar essa realidade com a entrega de equipamentos e um caminhão de coleta para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascalto), inaugurada na sexta-feira (02).

 

30 de junho de 2021

DESFAZIMENTO DE BENS - Hospital Geral agradece doação de móveis e equipamentos pelo TRT

Hospital Geral (HG) recebeu 54 computadores, 47 monitores de vídeo, sete impressoras e outros equipamentos de informática, resultado do processo de desfazimento de bens do Tribunal. A instituição de saúde, que também recebeu este ano seis teclados, sete bebedouros, 25 leitores de código de barras, além de três longarinas, três gaveteiros e dois armários tipo colmeia, enviou uma carta de agradecimento ao Tribunal, na qual destacou a importância das doações para o atendimento da população.

 

21 de junho de 2021

TRT/MT desenvolve ações para integrar Agenda 2030 ao órgão; confira!

O TRT de Mato Grosso assumiu o compromisso de integrar a Agenda 2030, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, à instituição. Esse trabalho tem sido realizado por meio de inúmeras ações, que incluem o ajuste de políticas internas e também da atuação afirmativa do órgão.

 

07 de junho de 2021

Socioambiental conclui apresentação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A Dica do Dia desta segunda (07) destaca o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 17 da Agenda 2030. Trata-se do fortalecimento dos meios de implementação e a revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

04 de junho de 2021

FLORESCER – Podcast desta semana fala sobre saúde mental e preservação ambiental

O primeiro podcast do Programa Florescer deste mês é dedicado ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado sábado (05). Nesta edição, é possível entender a ligação entre saúde mental e preservação ambiental.

 

04 de junho de 2021

Servidoras compartilham boas práticas ambientais adotadas em casa e no trabalho

Nesta Semana do Meio Ambiente, as servidoras Isadora Cardoso (Seção de Gestão de Bens e Almoxarifado) e Laís Drosghic (Gab. Tarcísio Valente) compartilharam as boas práticas de reciclagem e reaproveitamento que adotaram no trabalho e em suas casas.

 

04 de junho de 2021

CINEMA EM CASA - Socioambiental recomenda filmes para curtir no Dia Mundial do Meio Ambiente

Quem quiser passar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sábado (5), bem atento às questões relacionadas ao tema da sustentabilidade e da natureza, a Seção de Gestão Socioambiental recomenda uma seleção de quatro filmes de impacto e vinculados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

02 de junho de 2021

Socioambiental realiza mostra fotográfica para Semana do Meio Ambiente

Imagens da natureza em seus diversos esplendor podem ser conferidas na exposição fotográfica organizada pela Seção de Gestão Socioambiental para a Semana do Meio Ambiente. As imagens fazem parte do banco de imagens do Florescer, obtidas a partir de campanha realizada no ano passado.

 

02 de junho de 2021

Florescer é apresentado como case de sucesso na Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente promovida pela Ong Teoria Verde contará, nesta quinta (03), com a participação da chefe da Seção de Gestão Socioambiental, Natália Pansonato, que irá falar sobre saúde mental no trabalho. 

 

02 de junho de 2021

TRT participa de ações da semana do Meio Ambiente; veja entrevista com diretor da ONG Teoria Verde

Entre os dias 1º e 5 de junho é comemorada a Semana do Meio Ambiente. Neste período, a ONG Teoria Verde, em parceria com o Tribunal, realiza uma extensa programação dedicada ao tema. Para falar sobre a ação, o Entrevista da Semana da Rádio TRT FM 104.3 conversou com o diretor da entidade, Jean Peliciari.

 

01 de junho de 2021

TRT PARTICIPA DE AÇÕES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE; VEJA ENTREVISTA COM DIRETOR DA ONG TEORIA VERDE

Entre os dias 1º e 5 de junho é comemorada a Semana do Meio Ambiente. Neste período, a ONG Teoria Verde, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), realiza uma extensa programação dedicada ao tema. Para falar sobre a ação, o Entrevista da Semana da Rádio TRT FM 104.3 conversou com o diretor da entidade, Jean Peliciari.

 

01 de junho de 2021

Web designer do Tribunal, Rick Milk, lança curta sobre preservação da natureza; é nesta terça!

E se os animais e a natureza pudessem se comunicar? O primeiro curta metragem desenhado, produzido e roteirizado pelo cartunista e web designer do Tribunal, Rick Milk, traz essa reflexão em uma história contada por meio de sons do meio ambiente, como o canto do pássaros, o barulho do vento e o som da água em moviment

 

26 de maio de 2021

SUSTENTABILIDADE - Compartilhe boas práticas de preservação do meio ambiente

Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Seção de Gestão Socioambiental do Tribunal convida magistrados, servidores, estagiários e terceirizados para compartilhar experiências de iniciativas sustentáveis.

 

28 de maio de 2021

Perdeu algum boletim informativo socioambiental? Saiba como acessar!

A Gestão Socioambiental disponibiliza os boletins informativos referentes às ações propostas pelo Tribunal. Caso tenha perdido algum e queira rever, estão no site do TRT, na aba “Institucional – Programas e Ações – Gestão Socioambiental – Informativos”

 

26 de maio de 2021

Perdeu algum boletim informativo? Saiba como acessar

A Gestão Socioambiental do TRT disponibiliza os boletins informativos referentes as ações propostas pelo Tribunal. Caso tenha perdido algum boletim e queira rever, eles estão o site do TRT23, na aba “Institucional – Programas e Ações – Gestão Socioambiental – Informativos” .

 

20 de maio de 2021

SUSTENTABILIDADE - Tribunal conclui Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Justiça do Trabalho em Mato Grosso já está disponível no portal de notícias do TRT. O documento é um instrumento de gestão que orienta e auxilia magistrados e servidores sobre a destinação adequada dos resíduos gerados no ambiente de trabalho.

 

20 de maio de 2021

Projetos beneficiados com destinações passam a ser classificados de acordo com os objetivos da Agenda 2030

A partir de agora, a relação dos projetos sociais aprovados para receber recursos do Comitê Interinstitucional Gestor das Ações Afirmativas recebe um selo de identificação de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

17 de maio de 2021

Projeto social distribui 40 cestas básicas doadas por magistrados e servidores na campanha Vacinação Solidária

Cerca de 40 famílias em situação de vulnerabilidade social receberam os alimentos arrecadados durante a campanha Vacinação Solidária. Os itens, doados por magistrados e servidores do Tribunal, compuseram as cestas básicas montadas e distribuídas, na semana passada, pelo Grupo Humanitário Frio e Fome Não.

 

05 de maio de 021

Terceirizados passam por curso de reciclagem

Os terceirizados que atuam na limpeza e manutenção do complexo-sede do Tribunal participaram de curso de qualificação esta semana. Entre as informações repassadas na capacitação, estavam orientações sobre hábitos que podem evitar a contaminação de trabalhadores, como a higienização...

 

28 de abril de 2021

TRT/MT volta a receber selo de sustentabilidade pela atuação na área socioambiental

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) concedeu ao Tribunal o selo A3P por ter implementado a Agenda Ambiental na Administração Pública no ano de 2020. O selo é concedido anualmente aos órgãos e entidades que enviam, no prazo, os dados ao Ressoa, que é o sistema de monitoramento de gestão socioambiental da A3P. Por meio desse sistema, é possível fazer a compilação dos dados e o envio do relatório de monitoramento anual da A3P.

 

26 de abril de 2021

PODCAST - Programa Florescer fala sobre a importância do Dia Mundial da Terra

O podcast do Florescer desta semana fala sobre a importância do Dia Mundial da Terra, celebrado em 22 de abril. A data é um marco na preservação dos recursos naturais e  na sensibilização para o desenvolvimento de uma consciência ambiental coletiva, assunto que abarca todos os povos, países e continentes.

 

15 de abril de 2021

MÚSICA DO DIA – Cio da Terra é a canção para comemorar o Dia da Conservação do Solo

Afagar a terra, conhecer os desejos da terra. Cio da terra, a propícia estação e fecundar o chão”. Os conhecidos versos da canção Cio da Terra estão na Música do Dia deste 15 de abril, Dia Nacional da Conservação do Solo.

 

29 de março de 2021

MÚSICA DO DIA - Canção Negro Gato lembra Mês de Solidariedade contra o racismo

“Eu sou um negro gato de arrepiar. Essa minha história é mesmo de amargar”. É com os conhecidos versos da canção Negro Gato que o programa Música do Dia chama a atenção para o mês de Solidariedade aos Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial.

 

25 de março de 2021

Servidora pede ajuda para catadora de recicláveis de associação parceira do Tribunal

A servidora Natália Pansonato (Socioambiental) está realizando uma ação de solidariedade para ajudar a catadora de materiais recicláveis Joana Fátima de Paula, que precisa reformar sua casa. O imóvel em que ela reside está em situação precária.

 

25 de março de 2021

PROJETO SEMEAR - Veja como doar para o Bazar dos Terceirizados

Solidariedade, amor e valorização ao próximo. São essas as premissas do Bazar dos Terceirizados, que depende da doação de produtos de magistrados e servidores para que as edições ocorram.

 

22 de março de 2021

MÚSICA DO DIA – Canção de Guilherme Arantes é tema do Dia Mundial da Água

“Terra! Planeta Água”. É com os versos da conhecida canção de Guilherme Arantes que o quadro Música do Dia chama atenção para o Dia Internacional da Água, celebrado nesta segunda-feira, 22 de março.

 

17 de março

MÚSICA DO DIA - Programa comemora o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

A letra é um alerta sobre os danos ambientais causados pelo homem. “Não posso respirar, não posso mais nadar, a terra está morrendo, não dá mais pra plantar”, diz a letra.

 

12 de março de 2021

Relatórios de Avaliação do Plano de Logística Sustentável já estão disponíveis no site do Tribunal

Os Relatórios de Avaliação e Desempenho do Plano de Logística Sustentável (PSL) - 2020 já estão disponíveis no site do TRT de Mato Grosso. O documento foi elaborado a fim de garantir a efetiva aplicação dos princípios, objetivos e diretrizes da Política de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal.

 

11 de março de 2021

Tribunal adia realização do projeto Ribeirinho Cidadão por conta da pandemia no Estado

Por conta do cenário atual da pandemia da Covid-19 em Mato Grosso, o Tribunal decidiu adiar a realização da 14ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, quando agora está previsto para ocorrer no período de 04 a 20 de abril. O programa tem a finalidade de levar cidadania às comunidades carentes localizadas no Pantanal por meio de serviços na área jurídica, educacional e de saúde.

 

10 de março de 2021

AGENDA 2030 – Dicas e vídeos da campanha da ODS estão disponíveis no site do Tribunal

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) agora estão disponíveis no site do Tribunal. Os vídeos e informativos da campanha podem ser conferidos no menu ‘institucional – Programas e Ações – Gestão Socioambiental – Agenda 2030’, ...

 

09 de março de 2021

DIA DA MULHER – Terceirizadas participam de oficina de Yoga e Mindfulness

O Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem (08), teve uma dose extra de autocuidado e carinho para as terceirizadas do complexo-sede do Tribunal.  No fim do expediente, elas participaram de oficinas de Yoga e Mindfulness, atividades que ajudam a lidar com os tempos difíceis que todos estão enfrentando.

 

08 de março de 2021 

08 DE MARÇO - Servidoras da VT de Juína recebem rosas

As servidoras da Vara do Trabalho de Juína foram surpreendidas na manhã desta segunda (08), Dia Internacional da Mulher, por rosas entregues pelo diretor da unidade, Remi José Carniel. As profissionais agradeceram pelo carinho.

 

08 de março de 2021

ENTREVISTA - Todas as pessoas têm papel relevante na concretização da igualdade democrática, destaca juíza do Comitê da Diversidade

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira, 08 de março, a juíza titular da 4ª Vara de Cuiabá e coordenadora do Comitê da Diversidade e Inclusão do Tribunal, Deizimar Mendonça, fala sobre os desafios que a mulher ainda enfrenta e das conquistas alcançadas nos últimos anos.

 

04 de março de 2021

Tribunal renova a parceria com o Projeto Ribeirinho Cidadão

O TRT/MT já confirmou sua participação no Projeto Ribeirinho Cidadão deste ano. A primeira edição do evento sairá em abril para levar serviços de várias áreas às comunidades carentes do Pantanal. O Tribunal é parceiro da ação desde 2012 e este ano deve doar computadores usados e kits contendo camisetas, mochilas, cadernos, cartilhas e gibis orientativos.

 

03 de março de 2021

DIA DA MULHER - TRT de Campinas realiza minicurso com palestrantes reconhecidos nacionalmente

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima segunda-feira (08), a Escola do TRT da 15ª Região (Campinas) irá promover um minicurso com o tema "Direitos Humanos e as Mulheres no Século XXI - O que foi feito de tudo o que a gente sonhou?".

 

03 de março de 2021

MÚSICA DO DIA – Refloresta de Gilberto Gil é a canção de homenagem para o Dia da Vida Selvagem

“Manter em pé o que resta não basta, que alguém virá derrubar o que resta. O jeito é convencer quem devasta a respeitar a floresta”. É no embalo do samba Refloresta, do cantor e compositor Gilberto Gil, que o quadro Música do Dia, da Rádio TRT FM 104.3 celebra o Dia Mundial da Vida Selvagem, nesta quarta-feira, 03 de março.

 

02 de março de 2021

Abertas inscrições para o curso Introdução à Gestão Socioambiental; veja como participar

Estão abertas as inscrições para o curso de Introdução à Gestão Socioambiental - gestão consciente, administração eficiente.  A qualificação será realizada na modalidade EAD com turmas mensais de março a novembro, com carga horária de 15 horas.

 

01 de março de 2021

“Profunda gratidão”, diz beneficiada com campanha de fraldas da Comissão de Acessibilidade

Em 2015, durante a gravidez de suas gêmeas, Simone Amarte percebeu manchas vermelhas pelo corpo e as juntas inchadas. Dois meses depois, soube que tinha sido vítima da zika e que uma das meninas nasceria com microcefalia. “Quando elas nasceram, vimos que tanto a Elisa quanto a Cecília tinham a anomalia e os médicos me disseram que elas só teriam sete meses de vida”.

 

25 de fevereiro de 2021

Recicláveis podem ser trocados por créditos para celular e cartão transporte; veja como

SOCIOAMBIENTAL - Para reciclar produtos como garrafas PET, latas de alumínio e de aço e caixas longa vida (não lácteos), a Prefeitura de Cuiabá instalou máquinas de recolhimento em 12 pontos estratégicos da cidade. O diferencial é que benefícios sociais são oferecidos para quem opta por fazer o depósito. 

 

22 de fevereiro de 2021

AGENDA 2030 – Uso da energia solar é ação de responsabilidade socioambiental do TRT

Vinte dos 23 prédios da Justiça do Trabalho em Mato Grosso já possuem placas que captam a luz solar e transformam em energia elétrica. O que representa 87% das unidades já operando com energia solar, número que dá a dimensão da importância do projeto para a instituição.

 

09 de fevereiro de 2021

ARMÁRIO DE DOAÇÕES - Donativos devem ser deixados na Seção de Limpeza e Conservação

 Reutilizar e reaproveitar são princípios que fazem parte do conceito da reciclagem e também do Projeto Armário de Doações. Por conta da pandemia e da adoção do teletrabalho temporário, a ação precisou ser repensada para que atendesse seus objetivos. Agora, os itens devem ser deixados na Seção de Limpeza e Conservação, no 2º andar do prédio administrativo, no complexo-sede.

 

08 de fevereiro de 2021

Tribunal possui quase 87% das unidades operando com energia solar

 A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui 86,9% de suas unidades operando com geração de energia solar. Dos 23 prédios do estado, 20 já possuem painéis fotovoltaicos instalados e em funcionamento. A expectativa é que as outras três entrem em operação ainda este ano.

 

05 de fevereiro de 2021

SOCIOAMBIENTAL - Veja como descartar o lixo doméstico durante a pandemia

Profissionais da limpeza urbana merecem respeito e cuidado. São eles que coletam o lixo das residências, inclusive de pessoas contaminadas ou com suspeita de covid-19. Para garantir a segurança de todos, a Seção de Gestão Socioambiental dá algumas dicas para o descarte de resíduos durante a pandemia.

 

19 de janeiro de 2021

Confira lista atualizada de postos de coleta de recicláveis em Cuiabá e VG

Você sabe qual o ponto de recicláveis mais próximo de onde você mora e onde descartar corretamente cada item? A Seção de Gestão Socioambiental divulgou no site do Tribunal a relação atualizada de postos de coleta dos materiais em Cuiabá e Várzea Grande.

 

11 de janeiro de 2021

SUSTENTABILIDADE – Bebedouros estão sendo substituídos por purificadores de água

Menor geração de resíduos sólidos, redução do uso de recursos naturais e melhor gestão do fornecimento de água para beber. Esses são alguns dos objetivos da Justiça do Trabalho mato-grossense para substituir os atuais bebedouros, que usam garrafões de água mineral, por purificadores bacteriológicos de água.

 

07 de dezembro de 2020

Saiba as atribuições e composição do Comitê de Gestão Socioambiental

Em continuidade à série sobre a rede de governança do Tribunal, o TRT Notícias traz hoje informações sobre as atribuições e composição do Comitê Gestor de Gestão Ambiental. 

 

18 de novembro de 2020

INTEIRO PELO MEIO - Coleta Seletiva no Tribunal será realizada nesta quinta-feira

Em razão do feriado da Consciência Negra, a coleta seletiva do Tribunal será realizada nesta quinta-feira (19), na entrada de serviços do complexo-sede (avenida Hélio Ribeiro). 

 

05 de novembro de 2020

TAMPATINHAS - Tampas plásticas entregues em ponto de coleta do Tribunal ajudam animais de rua

O complexo-sede do Tribunal é também um ponto de coleta do projeto Tampatinhas. A ação consiste em arrecadar tampinhas plásticas que são vendidas para custear castrações de animais de rua e vítimas de maus-tratos.

 

29 de outubro de 2020

INTEIRO PELO MEIO – Hoje é dia de coleta de produtos recicláveis no Tribunal; participe!

Hoje é dia de levar papel, papelão, vidro, garrafas pet, plásticos, metais, latinhas, embalagem tetra pak, esponjas de louça e óleo de cozinha usado para o complexo-sede.

 

26 de outubro de 2020

TODOS PELO PANTANAL - Tribunal cede carros para ajudar nas demandas florestais do estado

O  TRT e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente assinaram, na semana passada, o termo de cessão para que quatro caminhonetes L-200  sejam usadas nas demandas operacionais de prevenção e combate aos incêndios florestais no pantanal.

 

22 de outubro de 2020

 

SOS PANTANAL – Magistrados e servidores doam mais 1,3 toneladas de frutas

Apesar de ter caído algumas chuvas na região do Pantanal, a luta pela sobrevivência das espécies continua. É por isso que os magistrados e servidores do Tribunal continuam com a campanha interna para arrecadação de recursos que estão sendo revertidos para as necessidades da região, como ocorreu esta semana em que foram enviadas mais 1,3 toneladas de frutas.

 

21 de outubro de 2020

SENSIBILIZAÇÃO - Semana do Lixo Zero chama a atenção para a geração de resíduos

A Semana do Lixo Zero começa nesta nesta sexta (22). A Seção de Gestão Socioambiental do Tribunal convida magistrados, servidores, estagiários e terceirizados a se engajarem nessa ação que busca mobilizar a sociedade para propor discussões e transformações sobre a maneira como é tratada a  geração de resíduos no dia a dia.

 

08 de outubro de 2020

CAUSA ANIMAL - Tribunal está com pontos de coleta do projeto Tampatinhas

O complexo-sede do Tribunal é o mais novo ponto de coleta do projeto Tampatinhas. A ação consiste em arrecadar tampinhas plásticas que são vendidas para custear castrações de animais de rua e vítimas de maus-tratos.

 

06 de outubro de 2020

Participe da Semana Lixo Zero e ajude a sensibilizar as pessoas sobre a produção excessiva de resíduos

A Seção de Gestão Socioambiental convida magistrados, servidores, estagiários e terceirizados a se engajarem na Semana Lixo Zero. O evento, que é realizado no Brasíl e diversos países, busca mobilizar o máximo de organizações e pessoas para propor discussões e transformações reais na maneira como a sociedade lida com a questão da geração de resíduos.

 

01 de outubro de 2020

Tribunal conclui adequação do sistema de iluminação do prédio da Corte

Como forma de melhorar a luminosidade e também como medida de sustentabilidade, foi realizada a troca do sistema de iluminação do prédio da Corte. 

 

18 de setembro de 2020

Ação do Dia Mundial da Limpeza convida a uma faxina ambiental, mental e solidária. Ouça e participe!

Um convite à faxina ambiental, mental e solidária é a proposta para celebração do Dia Mundial da Limpeza, que será comemorado neste sábado (19) em 180 países. O assunto é tema da nova edição do quadro Florescer veiculado na Rádio TRT FM 104.3. Quem fala sobre as ações envolvendo a programação da data é a servidora Hilda Ribeiro (Socioambiental).

 

01 de setembro de 2020

Experiência do Tribunal com energia solar é destaque em workshop on-line

Compartilhar: essa foi a palavra-chave durante o workshop "Sistema Fotovoltaico na Justiça do Trabalho", realizado de forma on-line na sexta-feira (28). O evento promoveu a troca de experiências entre a áreas técnicas dos TRTs visando auxiliar no processo de geração própria de energia com foco na economia de recursos públicos e preservação do meio ambiente.

 

28 de agosto de 2020

Sistema fotovoltaico do Tribunal é tema de workshop nesta sexta

Os engenheiros eletricistas Fernanda Leles e Rogério Favreto realizam nesta sexta (28), às 9h, um workshop para troca de experiências sobre sistema fotovoltaico. Eles são responsáveis pelos estudos técnicos e acompanhamento do funcionamento dos sistemas instalados na Justiça do Trabalho mato-grossense.

 

17 de agosto de 2020

Nove fóruns já funcionam com energia fotovoltaica e economia estimada é de R$ 640 mil

A Justiça do Trabalho mato-grossense possui nove unidades com geração de energia solar em operação. As varas de Água Boa e de Primavera do Leste foram as mais recentes a receber a instalação dos painéis fotovoltaicos e se tornar autossuficientes na produção de energia.

 

30 de julho de 2020
#JULHOSEMPLÁSTICO  - Servidoras dão dicas de reciclagem e de consumo sustentável

Inspiradas pelo movimento #julhosemplástico, que incentiva o uso de materiais e hábitos de consumo sustentáveis, as servidoras Fabiana Gatti (Secretaria de Governança e Gestão Estratégica) e Isadora Ribeiro (Secretaria de Infraestrutura, Serviços e Patrimônios) encaminharam algumas sugestões que podem ser úteis no dia a dia.

 

29 de julho de 2020

MEIO AMBIENTE - Campanha pede reflexão sobre o consumo de plástico

“Pequenas mudanças de hábitos que fazemos no nosso dia a dia podem diminuir o impacto da produção e do descarte de plástico”. Essa foi a frase da dica do dia do Programa Florescer dessa terça-feira (28) e faz alusão à campanha Julho Sem Plástico.

 

28 de julho de 2020
Sistema de energia fotovoltaica é instalado nas varas de Água Boa e Primavera do Leste

As varas do trabalho de Água Boa e Primavera do Leste são as mais novas unidades a contar com um sistema de energia fotovoltaica.

 

23 de junho de 2020
MEIO AMBIENTE - Belezas do pantanal sob o clique do servidor Eduardo Bellicanta

Uma foto que até parece uma pintura com cavalos pastando na água. Em outras, o voo do tuiuiú se destaca, assim como o revelar de uma floresta.

 

15 de junho de 2020
Veja as fotos enviadas pela servidora Laís Drosghic para a campanha do Meio Ambiente

Um pouco da natureza de países como Àustria, Suíça e Itália pode ser conferido nas fotos encaminhadas pela servidora Laís Drosghic (Gab. Tarcísio Valente).

 

12 de junho de 2020
MEIO AMBIENTE - Fotos do servidor Leandro Sousa mostram belezas naturais de Mato Grosso

O sol iluminando o cerrado e o verde da paisagem refletindo no rio. Essas foram as imagens enviadas pelo servidor Leandro Sousa Vieira para a campanha de fotografia sobre o meio ambiente; confira.

 

10 de junho de 2020
MEIO AMBIENTE - Fotos revelam belezas do Pantanal e florada de Ipê

As belezas do Pantanal e a florada do Ipê foram registradas pelo servidor Mauro Tavares dos Santos.

 

09 de junho de 2020
MEIO AMBIENTE: Confira as fotos enviadas por Sandra Brandão e Patrícia Lopes

Um mar cristalino, um pássaro que se destaca em meio à paisagem e o cerrado marcam a campanha de fotos sobre o meio ambiente publicadas nesta terça-feira (09).

 

09 de junho de 2020
Certificados de agentes socioambientais mirim e juvenil já estão disponíveis

Os 18 participantes da campanha de desenhos sobre o meio ambiente já podem ter acesso ao certificado de agentes socioambientais mirim/juvenil.

 

08 de junho de 2020
Fotos da campanha do meio ambiente serão divulgadas ao longo de junho. Confira hoje os cliques de Veryanne Martins

Ao longo deste mês de junho, o TRT Notícias irá publicar as fotografias enviadas por magistrados e servidores para a campanha organizada pelo Programa Florescer e a Seção de Gestão Socioambiental para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última sexta-feira (05).

 

05 de junho de 2020
AGENTES SOCIOAMBIENTAIS - Veja desenhos encaminhados para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Foram enviados 18 desenhos para a campanha criada para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05). A ação, desenvolvida pelo Programa Florescer e Seção de Gestão Socioambiental, convidou crianças e adolescentes para participar da iniciativa.

 

02 de junho de 2020

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Veja como as plantas podem garantir um cantinho relaxante e saudável em casa

Cuidar das plantas no dia a dia é uma forma de movimentar mais o corpo: caminhar, regar, preparar a terra para receber as sementes ou mudas. Essa é uma das dicas de preservação referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sexta-feira (05).

 

29 de maio de 2020
Programação da Semana do Meio Ambiente inclui campanha de fotos e envio de desenhos; participe!

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Para celebrar a data e lembrar de ações de preservação, o Tribunal promove campanhas de fotografias e envio de desenhos sobre a temática ambiental.

 

27 de maio de 2020
Florescer e Socioambiental convidam magistrados e servidores para campanha de fotografias sobre o meio ambiente

Para celebrar a semana do meio ambiente (de 1 a 5 de junho), as equipes do Programa Florescer e da Gestão Socioambiental realizam uma campanha para que magistrados e servidores revisitem seus acervos fotográficos e enviem imagens com o tema natureza.

 

27 de maio de 2020
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS - Tribunal busca multiplicadores voluntários; veja como participar!

O Tribunal busca voluntários para atuar como agentes multiplicadores responsáveis por estimular o comportamento proativo e zelar pelas práticas socioambientais em cada uma das unidades de apoio administrativo e judiciário.
 

25 de maio de 2020
AGENTE MIRIM - Tribunal convida crianças e adolescentes a enviar desenhos para comemorar o Dia do Meio Ambiente

O Tribunal lançou, na segunda-feira (25), uma campanha para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. A ação convida crianças e adolescentes até 18 anos para desenharem alternativas que ajudem na preservação ambiental.

 

14 de maio de 2020
Justiça do Trabalho e MPT destinam recursos para compra de uniformes e EPIs a catadores

A Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso destinaram mais de R$ 10 mil à Cooperativa de Reciclagem de Lixo União Cidadã Recicla Rondonópolis (Coopercicla) para a aquisição de novos uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadoras e catadores de materiais recicláveis.

 

07 de maio de 2020
Encontro Virtual do CNJ irá analisar medidas adotadas pelo Judiciário no combate à covid-19

O presidente e corregedor do TRT de Mato Grosso, desembargador Nicanor Fávero, e o juiz auxiliar da Presidência Ivan Tessaro participarão, na próxima quarta-feira (13), do IV Encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

29 de abril de 2020
“Crise reforça importância do consumo consciente”, diz chefe da Socioambiental

Qual a ligação entre o consumo e o novo coronavírus? Segundo a chefe em exercício da Seção de Gestão Socioambiental, Hilda Ribeiro, a produção de resíduos pode ajudar na disseminação da pandemia. É por isso que, segundo ela, o consumo consciente pode ajudar no controle e prevenção da doença.

 

27 de abril de 2020

Tribunal recebe selo A3P de Sustentabilidade na Administração Pública

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) concedeu ao Tribunal, neste mês de abril, o selo A3P por ter implementado no ano de 2019 a Agenda Ambiental na Administração Pública. 

 

20 de abril de 2020
RÁDIO TRT FM - Veja como lidar com o aumento da produção de resíduos durante o isolamento social

O isolamento social e a prática do trabalho em casa elevaram significativamente o volume de lixo doméstico produzido nas residências. Em entrevista à Rádio TRT FM 104.3, a Seção de Gestão Socioambiental alerta sobre o assunto e as medidas a serem adotadas neste momento em que as pessoas são recomendadas a ficar em casa.

 

01 de abril de 2020
Plano de Logística Sustentável mostra redução do consumo na Justiça do Trabalho em MT

As metas do Plano de Logística Sustentável (PLS) estipuladas para o ano passado tiveram êxito em 74% dos 19 indicadores estipulados para a Justiça do Trabalho mato-grossense.

 

26 de março de 2020
INTEIRO PELO MEIO - Produtos recicláveis podem ser entregues na sede do Espaço Nassar

Mesmo com as atividades de coleta dos recicláveis suspensas no Tribunal, magistrados e servidores que quiserem continuar destinando os resíduos de casa para reciclagem podem entregar os materiais na sede do Espaço Nassar. A entidade parceira do Tribunal no Projeto Inteiro pelo Meio está recebendo os itens de segunda a sextas-feira, das 14h às 19h.

 

19 de março de 2020
Plano de Logística Sustentável mostra redução de consumo da Justiça do Trabalho mato-grossense

As metas do Plano de Logística Sustentável (PLS) estipuladas para o ano passado tiveram êxito em 74% dos 19 indicadores estipulados para a Justiça do Trabalho mato-grossense. É o que aponta o Relatório de Avaliação e Desempenho de 2019.

 

19 de março de 2020
PREVENÇÃO – Feirinha sustentável do mês de março é cancelada no Tribunal

Em razão das ações de prevenção para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a Seção de Gestão Socioambiental (SGS) informa que a Feirinha Sustentável do mês de março está cancelada no Tribunal. O evento estava programado para o próximo dia (26).

 

20 de fevereiro de 2020
Hoje é dia de Feirinha Sustentável no complexo-sede!

Magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e o público externo estão convidados para participar da 1ª edição da Feirinha Sustentável do Tribunal deste ano. O evento ocorre das 8h às 14h30, no saguão do prédio das varas, no complexo-sede.

 

 

10 de fevereiro de 2020

Faça a destinação correta do vidro para reciclagem nos Pontos de Coleta em Cuiabá

Os pontos de coleta voluntária de vidro estão distribuídos em 18 espaços. Para a implantação da atividade, a parceria estabelece que a Central da Reciclagem auxiliará na disponibilização dos compartimentos para depósito e a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, fará o recolhimento dos materiais. O planejamento é de que, ao longo do ano, a cidade conte com pelo menos 50 locais de recebimento. 

 

24 de janeiro de 2020
Magistrados e servidores destinaram mais de 14 toneladas de resíduos para reciclagem em 2019

Foram 14.3 toneladas de resíduos recicláveis e 470 litros de óleo de cozinha coletados apenas em 2019. Os números são resultado do projeto Inteiro Pelo Meio, que consiste na coleta seletiva de itens trazidos de casa por magistrados, servidores e demais pessoas que trabalham no Tribunal.

 

16 de janeiro de 2020
INTEIRO PELO MEIO – Conheça o programa de educação ambiental realizado no Tribunal

A coleta seletiva realizada no Tribunal, toda sexta-feira, é parte do programa Inteiro pelo Meio, uma ação de educação ambiental do Espaço Nassar, associação sem fins lucrativos mantida por voluntários. O material coletado é proveniente das residências de magistrados e servidores, que fazem a entrega semanalmente, das 7h às 9h, na entrada de serviços do complexo-sede.

 

14 de janeiro de 2020
ESPAÇO NASSAR - Conheça entidade que faz coleta a seletiva no Tribunal

Todas as sextas-feiras um voluntário se posiciona na entrada de serviços do Tribunal para recolher materiais recicláveis de magistrados, servidores e comunidade local. O serviço tem sido prestado de forma gratuita pelo Espaço de Empreendedorismo Social Nassar desde 2017, ajudando a solidificar a cultura da reciclagem entre o público interno.

 

13 de janeiro de 2020
Tribunal dá destinação correta a quase 18 toneladas de resíduos produzidos internamente

As ações de sustentabilidade do Tribunal em 2019 resultaram na destinação correta de quase 18 toneladas de materiais e resíduos produzidos internamente. Além da questão ambiental, a iniciativa beneficiou diretamente catadores que atuam em Cuiabá e Várzea Grande.

 

17 de dezembro de 2019

Tribunal inaugura Fórum de Lucas do Rio Verde, prédio inovador na Justiça do Trabalho brasileira

Um prédio que coloca Lucas do Rio Verde, município do médio norte de Mato Grosso, e a Justiça do Trabalho no estado em destaque nacional. Essa é avaliação feita em relação ao novo Fórum Trabalhista da cidade, inaugurado em solenidade realizada no começo da noite dessa segunda-feira (16).

 

13 de dezembro de 2019
TRT instala 2ª Vara do Trabalho e inaugura nova sede do Fórum de Lucas do Rio Verde nesta segunda

O novo prédio foi construído sob os pilares da sustentabilidade energética e arquitetura sustentável. A construção foi a primeira da Justiça do Trabalho no país a ter seu projeto classificado com o Selo A (Selo PBE Edifica).

 

12 de dezembro de 2019
Tribunal realiza última feira sustentável do ano nesta quinta; Participe!

Nesta quinta-feira (12), ocorre a última edição de 2019 da Feirinha Sustentável do Tribunal. O evento ocorre até às 14h30, no saguão do prédio das varas. 

 

04 de dezembro de 2019
Guia traz informações de pontos de coleta de recicláveis em várias cidades do estado; Confira!

Para quem se preocupa com o meio ambiente e o descarte adequado de resíduos durante o recesso de fim de ano, a Seção de Gestão Socioambiental está divulgando um guia com os pontos de coleta localizados em vários municípios do estado.

 

04 de dezembro de 2019
Campanha busca arrecadar cestas básicas para os terceirizados do Tribunal

Qualquer quantia será muito bem vinda, desde que venha de coração. É com esse espírito que está sendo realizada a campanha de arrecadação de dinheiro para aquisição de cestas básicas que serão doadas aos terceirizados do Tribunal.

 

26 de novembro de 2019
TRT/MT expande sistema de geração de energia fotovoltaica nas unidades do interior

Já estão concluídas as instalações dos painéis solares nas unidades de Peixoto de Azevedo e Nova Mutum. De acordo com a Coordenadoria de Engenharia e Manutenção (CEM), os fóruns trabalhistas aguardam a vistoria da concessionária de energia elétrica para que o sistema fotovoltaico comece a operar.

 

22 de novembro de 2019
Resultados da Justiça do Trabalho/MT são apresentados a parlamentares no Congresso Nacional

A cartilha também apresenta algumas das ações afirmativas desenvolvidas pelo TRT, como as focadas em sustentabilidade (energia solar e encaminhamento correto de resíduos, por exemplo) e as destinações de recursos feitas a projetos e ações sociais no estado, em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

 

13 de novembro de 2019
Coleta de materiais recicláveis pelo Nassar irá ocorrer nesta quinta

Em virtude do feriado desta sexta-feira (15), a coleta seletiva, que ocorre semanalmente no Tribunal, será realizada na quinta-feira (14). O material será recolhido no horário de costume, das 7h às 9h, na entrada de serviços do complexo-sede.

 

12 de novembro de 2019
Infraestrutura: Concluída modernização dos quadros elétricos no complexo-sede

Quadros elétricos mais modernos e dentro das normas regulamentadoras. Essa atual situação dos itens existentes no Complexo-sede faz parte das ações realizadas pela Coordenadoria de Engenharia e Manutenção (CEM) este ano.

 

12 de novembro de 2019
O que faço para ajudar o meio ambiente? Veja mais uma história!

A minha preocupação com o meio ambiente começou na década de 90, e me levou a implantar aqui no Tribunal, por meio da Seção em que trabalhava, o Projeto Reciclar que fazia a coleta de recicláveis, destinando-os para um mercado ainda tímido na época. No entanto, a separação de recicláveis em casa; a utilização de sacolas retornáveis no supermercado; a contribuição na implantação de coleta seletiva em condomínios; a distribuição de mudas de plantas e o reaproveitamento de materiais, continuam acompanhando o meu dia a dia.   

 

08 de novembro de 2019
O que faço para ajudar o meio ambiente’ - Participe da nova série do TRT Notícias!

A campanha é um espaço para que magistrados, servidores, estagiários e terceirizados relatem suas experiências com a sustentabilidade. As histórias serão publicadas no informativo interno, o TRT Notícias.

 

05 de novembro de 2019
O que faço para ajudar o meio ambiente’ - Participe da nova série do TRT Notícias!

O que você faz para cuidar do meio ambiente? Conte para gente e ajude a disseminar essa ideia!

 

30 de outubro de 2019
Sustentabilidade é tema da abertura do Coleprecor e do Encontro de Responsabilidade Socioambiental

O debate sobre sustentabilidade marcou a abertura da 8ª reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor) e do 4º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, que acontecem nesta semana no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT).

 

29 de outubro de 2019
4º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho é realizado no TRT/MT

O TRT de Mato Grosso sedia, a partir desta terça (29),  o 4º Encontro de Gestão de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho. O evento discute a promoção da responsabilidade socioambiental e as estratégias de atuação com a colaboração de organizações parceiras. A ação será realizada até quinta-feira (31) e conta com a presença de representantes dos tribunais trabalhistas.

 

22 de outubro de 2019
Palestra, roda de conversa e oficina sustentável abriram a Semana do Servidor 2019; Veja como foi

 Uma reflexão sobre a qualidade de vida, um debate sobre assuntos financeiros e uma oficina de enfeites de natal confeccionaldos com garrafas pets foram algumas das ações que marcaram a abertura da Semana do Servidor, nessa segunda (21). O evento ocorre até sexta-feira (25) em homenagem ao público interno do Tribunal.

21 de outubro de 2019

Semana do Servidor 2019 começa nesta segunda-feira (21); Veja a programação

Começa nesta segunda-feira (21) a edição 2019 da Semana do Servidor. O evento é organizado pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) e traz uma programação especial para valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na Justiça do Trabalho em Mato Grosso, com foco no bem-estar físico e mental.

 

15 de outubro de 2019

Dia dos Filhos: 2ª edição ocorre nesta terça-feira (15); Veja a programação!

A 2ª edição do Dia dos Filhos ocorre na manhã desta terça-feira (15) no Tribunal e em unidades do interior. O evento é uma oportunidade para que crianças, entre de 6 a 14 anos, possam conhecer o local de trabalho do pai ou da mãe. 

 

14 de outubro de 2019
De bicicleta, ambientalista francês sai de Brasília para participar de Encontro Socioambiental no TRT/MT

A bordo de sua bicicleta, o fotógrafo e jornalista francês Geoffrey Roy saiu de Brasília no sábado (12), com destino a Cuiabá, para participar do 4º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho. O evento será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, no Tribunal.

 

11 de outubro de 2019
Oficina de enfeites de natal sustentáveis será realizada na Semana do Servidor 2019

Que a beleza e a reciclagem podem andar juntas não é nenhuma novidade. Mas, para os participantes da oficina que irá transformar garrafas pets em enfeites natalinos poderá ser uma ótima, sustentável e até mesmo rentável descoberta. A atividade será realizada na Semana do Servidor 2019.

 

24 de setembro de 2019
Dia Mundial da Limpeza – Servidores contam a experiência em participar da ação

  “Hoje foi o dia mais feliz da minha vida, porque pela primeira vez eu consegui tirar um pouco da poluição de Cuiabá, gente não jogue lixo no chão, lixo na avenida não, lixo no planeta não, lixo no mar não” salientou Yasmim de 9 anos.

 

23 de setembro de 2019
Dia da Árvore - Servidores de Juína e crianças de uma creche da cidade fazem o plantio de mudas em frente à Vara

Diversão e alegria resumem como foi o plantio de árvores realizado na sexta-feira (20) na Vara de Juína. Seis mudas foram plantadas no canteiro central que fica localizado em frente à unidade. A ação fez parte de uma programação que incluiu também a distribuição de mudas e ocorreu em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no sábado (21).

 

19 de setembro de 2019
Servidores da Vara de Juína realizam campanha de distribuição de mudas de árvores

O Dia da Árvore está movimentando a Vara de Juína. A unidade, em parceria com a Sessão de Gestão Socioambiental, está realizando uma campanha com o objetivo de alertar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente.

 

04 de setembro de 2019
21 de setembro - Tribunal fará ação de sensibilização no Dia Mundial da Limpeza

Há mais de 10 anos teve início, na Estônia, país do leste europeu, o movimento Let’s do It, (vamos fazer isso), criado com o objetivo de coletar os resíduos deixados em praias, ruas, parques e cachoeiras. A iniciativa se espalhou pelo mundo e, em 2018, contou com a participação de mais de 17 milhões de pessoas, de 158 países. A ação ocorre em datas intituladas de Dia Mundial de Limpeza, que este ano será celebrado em 21 de setembro.

 

21 de agosto de 2019
Terceirizados recebem canecas para incentivo à preservação ambiental

“Gostei muito da iniciativa, isso ajuda a preservar o meio ambiente, pois a natureza está cheio de plásticos”, comemorou a líder da empresa terceirizada Vetor Serviços, Vera Lúcia, ao receber sua caneca.

 

08 de agosto de 2019
Ofício alerta unidades quanto ao consumo de copo descartável e de papel

No 1º semestre de 2019, conforme dados do Sistema de Controle de Material e Patrimônio, foram solicitadas 1.675 resmas de papel e 2.227 centos de copos descartáveis. Os números demonstram uma redução de 5,7% e de 3%, respectivamente para cada item, quando comparado ao 1º semestre de 2017.

 

05 de agosto de 2019
Projeto de educação ambiental do TRT coleta mais de 5 toneladas de recicláveis em 2019

Mais de 90% dos 5,4 mil quilos de produtos recicláveis coletados pelo Projeto Verde Vivo de janeiro a junho deste ano foram separados e trazido das residências de magistrados e servidores que atuam no complexo-sede do TRT/MT. É o que aponta o relatório do Espaço Nassar, entidade parceira do Tribunal no desenvolvimento do projeto de educação ambiental.

 

26 de julho de 2019
Aprovada a Política de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal

Sustentabilidade, transparência, acessibilidade, condições de trabalho seguras e saudáveis e salvaguarda dos direitos humanos são alguns dos princípios que regem a Política de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho mato-grossense, aprovada pelo Tribunal Pleno na sessão do mês de julho.

 

10 de julho de 2019
Sustentabilidade - Tribunal realizou a 2ª coleta de carcaças de toners vazios nesta semana

O Tribunal realizou nessa semana a 2ª coleta de carcaças de toners vazios da marca Lexmark. Na ocasião, foram retiradas 145 unidades,  que seguiram para o fabricante via logística reversa, através do Programa Planeta Lexmark.

 

27 de junho de 2019

Mais uma edição da feirinha sustentável ocorre nesta quinta-feira no Tribunal

No saguão do prédio das varas, em Cuiabá, uma nova edição da feirinha sustentável será realizada nesta quinta-feira (27). O evento integra agora as ações de sustentabilidade desenvolvida pelo Tribunal, com produtos naturais e de reaproveitamento de resíduos.

 

18 de junho de 2019

Fórum Trabalhista de Sorriso passa a funcionar com energia fotovoltaica

O Fórum Trabalhista de Sorriso já opera com energia fotovoltaica desde o dia 07 de junho. A estimativa da Coordenadoria de Engenharia e Manutenção do Tribunal (CEM) é de uma geração anual de 52.630kWh. Esta e a quarta unidade da Justiça do Trabalho em Mato Grosso a funcionar com captação de luz solar.

 

13 de junho de 2019

TRT/MT é um dos pontos de coleta da campanha de arrecadação de alimentos de alunos do Univag

"A solidariedade faz bem para quem doa e para quem recebe". Este foi o tema escolhido pelos alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) para a campanha que busca arrecadar alimentos para ajudar algumas instituições filantrópicas de Cuiabá.

 

11 de junho de 2019

Atualizada - Saiba onde descartar resíduos recicláveis em Cuiabá e Várzea Grande

A Seção de Gestão Socioambiental elaborou uma lista com o nome de 26 locais de Cuiabá e Várzea Grande que recebem materiais recicláveis. A informação é importante para que as pessoas tenham alternativas para descarte correto de produtos reutilizáveis ou recicláveis, já que nesses municípios não há o serviço de coleta seletiva.

 

07 de junho de 2019

Semana do Meio Ambiente: Tribunal organiza feira com produtos sustentáveis

Um pneu velho dá origem a um banco e um CD vira uma porta-copos. Já um pedaço de madeira ou sobras de tecidos se transformam em panos de prato, caixas e outros itens, todos confeccionados dentro da órbita do reaproveitamento. Os itens fazem parte da Feirinha Sustentável do TRT de Mato Grosso, evento realizado nesta quinta-feira (06) no saguão do Complexo-sede da instituição.

 

06 de junho de 2019

Fórum Trabalhista de Sinop passa a funcionar com energia fotovoltaica

A Justiça do Trabalho mato-grossense está com mais uma unidade operando com o sistema de energia fotovoltaica: o Fórum Trabalhista de Sinop. O sistema, que capta a luz solar e a transforma em energia elétrica, entrou em operação nessa terça-feira (04), durante a programação da Semana do Meio Ambiente.

 

06 de junho de 2019

Atualizada - Semana do Meio Ambiente: Hoje tem feirinha sustentável no Complexo-sede

Será realizado nesta quinta-feira (06), das 8h às 14h30, no saguão do Prédio das Varas, a Feirinha Sustentável do TRT. A comercialização de produtos saudáveis é mais uma atividade da Semana do Meio Ambiente do Tribunal.

 

05 de junho de 2019

Semana do Meio Ambiente: Em Várzea Grande teve plantio de árvores e em Cuiabá terá doação de mudas

A programação da Semana do Meio Ambiente está movimentado o Tribunal. Nessa terça-feira (04), servidores lotados em Várzea Grande plantaram árvores da espécie Bauhinia sp na área verde do Fórum. A planta ajudará na arborização do local e dará um novo ‘visual’ ao gramado, já que é amplamente usada em projetos de paisagismo.

 

04 de junho de 2019
Semana do Meio Ambiente - Terceirizados participam de palestra sobre sustentabilidade

As ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas no Tribunal foram o tema do evento realizado no sábado (01) para os servidores terceirizados que atuam no Complexo-sede. Intitulado de Café&Prosa e com tom descontraído, a palestra abriu as atividades da Semana do Meio Ambiente organizada pela Seção de Gestão Socioambiental.

 

03 de junho de 2019
Semana do Meio Ambiente teve início no sábado com ações voltadas à sustentabilidade

Voltada à sustentabilidade e com a intenção de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05), o Tribunal iniciou no sábado (01) uma programação voltada à sensibilização da importância da preservação da natureza.

 

29 de maio de 2019
Participe da visita ao Centro Sebrae de Sustentabilidade durante a Semana do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Tribunal realizará uma programação diferente na primeira semana do próximo mês: Voltada à sustentabilidade, a intenção é sensibilizar as pessoas sobre a importância das ações de preservação ambiental.

 

28 de maio de 2019
Plantio de mudas, visita técnica e mais: Tribunal realizará programação para Semana do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Tribunal realizará uma programação diferente na primeira semana do próximo mês: Voltada à sustentabilidade, a intenção é sensibilizar as pessoas sobre a importância das ações de preservação ambiental.

 

22 de maio de 2019
Tribunal ganha nova iluminação com lâmpadas de led na lateral do complexo-sede

Quem passar de noite pelo complexo-sede verá que a área externa ganhou nova iluminação. A mudança é uma das ações da Coordenadoria de Engenharia e Manutenção (CEM), realizada com o objetivo de tornar a instalação mais eficiente, tanto no consumo de energia quanto no aspecto de segurança.

 

20 de maio de 2019
Veja os projetos desenvolvidos pela Seção de Gestão Socioambiental

A Seção de Gestão Socioambiental tem desenvolvido diversos projetos e ações no TRT. Todos eles seguem os três Rs da sustentabilidade: reaproveitar, reciclar e reutilizar. Entre as iniciativas desenvolvidas estão o Projeto Verde Vivo, Armário de Doações, Meias do Bem, Projeto Lunar, Direito de Ler etc. Magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que quiserem conhecer todos os projetos podem ver alista completa aqui.

 

17 de maio de 2019
Reciclagem: fonte de renda e preservação do meio ambiente - VÍDEO

Para o Dia Mundial da Reciclagem, elaboramos uma reportagem sobre como reciclar gera renda para muitas famílias e ainda cuida do meio ambiente. Conheça as ações do TRT de Mato Grosso e a Coorepam - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis em Cuiabá.

 

17 de maio de 2019
Dia Internacional da Reciclagem

Há quatro anos, Diana Oliveira trocou o trabalho de gestão em recursos humanos pelo emprego de catadora de materiais recicláveis. Hoje, ela se orgulha da escolha que fez, pois foi por meio da atividade que conseguiu uma vida melhor. “Tudo que conquistei neste últimos anos foi pela reciclagem. Consigo ajudar meu marido na construção da nossa casa, nas despesas mensais e até mesmo no pagamento do nosso carro”, destaca a catadora.

 

15 de maio de 2019
Descarte corretamente os resíduos produzidos no Tribunal

A separação dos resíduos na fonte geradora, ou seja, no momento do descarte é condição essencial para que ocorra a coleta seletiva e o encaminhamento do material à reciclagem. No TRT, o descarte do lixo comum deve ser feito da seguinte forma...
 

14 de maio de 2019
Instalação do sistema fotovoltaico reduz conta de energia para 79 reais em Tangará da Serra

A Justiça do Trabalho mato-grossense começou a colher o retorno do investimento em energia fotovoltaica. Este mês, o Fórum de Tangará da Serra saiu do costumeiro valor de quase 5 mil reais com despesas de energia elétrica para 79 reais. O resultado foi repassado pela Coordenadoria de Engenharia e Manutenção nessa segunda-feira (13).

 

14 de maio de 2019
Reutilização de frascos de álcool em gel

Antes de descartar os frascos de álcool em gel, porque não pensar na possibilidade de reutilizá-los?Estes frascos podem ser reaproveitados como embalagens para sabonete líquido, por exemplo.Se não puder reaproveitá-los na sua unidade, devolva para o almoxarifado.

 

09 de maio de 2019
Direito de Ler, um projeto de incentivo à leitura

Projeto de incentivo à leitura por meio do qual é disponibilizado um armário com livros no saguão das varas onde pode-se colocar e pegar qualquer livro. Através do projeto, as pessoas são encorajadas a ler o livro e devolvê-lo na estante, de modo a compartilhar a leitura.

 

08 de maio de 2019
Almoxarifado disponibiliza mesa para compartilhamento de livros

O almoxarifado do Tribunal tem agora uma mesa para compartilhar livros, revistas, gibis entre outros materiais de leitura. A ideia, segundo a chefe da seção, Isadora Cardoso, é incentivar as pessoas a contribuírem com livros e desse modo, com a troca de conhecimentos.A unidade, que passou por pequenas reformas e reestruturação, tem dado muitos exemplos de como alguns materiais podem adquirir novas funcionalidades e contribuir com a sustentabilidade ambiental.

 

07 de maio de 2019
Reaproveitando caixas de ovos

De acordo com as políticas ambientais, a reutilização deve preceder a reciclagem. Dessa forma, é interessante que os produtos sejam utilizados até o fim de sua vida útil para depois serem reciclados. As caixas de ovos, por exemplo, podem ser reaproveitadas para reciclagem.

 

23 de abril de 2019
"Choramos e agradecemos imensamente pelo apoio", diz catadora de Água Boa

Há alguns meses, os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia (Acamara) tiveram uma grande reviravolta em sua atividade profissional. A mudança foi possibilitada pela aquisição de um caminhão, adquirido por meio do projeto encaminhado ao Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas do TRT de Mato Grosso.

 

12 de abril de 2019
Sustentabilidade - Veja lista de locais que recebem materiais recicláveis em Cuiabá e Várzea Grande

A Seção de Gestão Socioambiental elaborou uma lista com o nome de 27 locais de Cuiabá e Várzea Grande que recebem materiais recicláveis. A informação é importante para que as pessoas tenham opções de descarte de produtos, especialmente em feriados prolongados, como o da próxima semana.

 

29 de março de 2019
Meias do Bem - Tribunal adere à campanha que arrecada meias usadas e transforma em cobertores

O Tribunal aderiu à Campanha Meias do Bem, realizada pela empresa Puket desde 2013. A ação consiste em arrecadar meias usadas para serem transformadas em cobertores, os quais são distribuídos à população carente ou em situação de rua. Qualquer marca de meia, independentemente se está surrada ou só com um par, pode ser doada à iniciativa.

 

26 de março de 2019
Vídeo – Justiça do Trabalho mato-grossense investe em energia fotovoltaica

Os Fóruns Trabalhistas de Tangará da Serra e Várzea Grande já operam com a energia fotovoltaica. As duas unidades foram as primeiras a receber o investimento que a Justiça do Trabalho espera realizar para adoção de uma energia limpa e que trará uma  grande economia à instituição.

 

08 de março de 2019
TRT/MT é um dos pontos de coleta da campanha Guarda-Roupa Solidário

No saguão do prédio das varas, um carrinho da campanha Guarda-Roupa Solidário aguarda doações de brinquedos, roupas e calçados. O Tribunal é um dos pontos de coleta da iniciativa, que pretende arrecadar donativos para serem entregues à população carente dos bairros que irão receber o projeto Multiação este ano.

 

28 de fevereiro de 2019
Publicado Relatório do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de 2018

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso reduziu o consumo de água em 20% e economizou 35% do valor gasto com manutenção de veículos em 2018, resultado que supera a meta estabelecida no ano passado, como aponta o Relatório de Monitoramento do Plano de Logística Sustentável de 2018. Os dados apresentam um comparativo em relação a 2017.

 

22 de fevereiro de 2019
Almoxarifado dá exemplo de sustentabilidade no Tribunal

Reaproveitamento, reciclagem, organização e economia são palavras cada vez mais presentes no almoxarifado do Tribunal. A unidade, que passou por pequenas reformas e reestruturação, tem dado exemplo de como alguns materiais podem adquirir novas funcionalidades e ajudar a diminuir o impacto ambiental e orçamentário.

 

12 de fevereiro de 2019
Tribunal conhece funcionamento do sistema de transporte adotado em Cuiabá

Servidores da Coordenadoria de Patrimônio e Transporte (CPT) do Tribunal estiveram esta semana na secretaria de Gestão de Cuiabá para conhecerem o funcionamento do Táxi Pref. O sistema é ativado por meio da plataforma Meia Bandeirada e, por permitir maior controle do percurso, tem auxiliada na redução de despesas à Administração Municipal.

 

08 de fevereiro de 2019
Sistema de geração de energia fotovoltaica já está em funcionamento no Fórum Trabalhista de Várzea Grande

O sistema de geração de energia fotovoltaica instalado no Fórum Trabalhista de Várzea Grande já foi colocado em funcionamento e começou a gerar a energia para suprir as atividades no local. A unidade é a primeira da Justiça do Trabalho mato-grossense a operar com energia limpa, renovável e que produz baixos impactos ao meio ambiente.

 

25 de janeiro de 2019
Tribunal é a primeira unidade da Justiça do Trabalho no Brasil a conseguir certificação A em projeto de engenharia

Eficiência enérgica e arquitetura sustentável estão entre as principais características do projeto do novo Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde, fatores que levaram o projeto a receber a Etiqueta PBE Edifica no nível mais eficiente a ENCE GERAL NÍVEL A (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). A Etiqueta faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) desenvolvida em parceria com a Eletrobrás e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

 

17 de janeiro de 2019

Ações do Tribunal destinaram mais de 23 toneladas de resíduos para reciclagem em 2018

As ações de sustentabilidade do TRT de Mato Grosso resultaram na reciclagem e na destinação correta de mais de 23 toneladas de resíduos. Os trabalhos envolveram itens gerados dentro do próprio Tribunal, como também o doméstico, trazido de casa por magistrados, servidores e de demais trabalhadores do órgão.

 

17 de janeiro de 2019
Mais de 10 toneladas de resíduos para reciclagem foram trazidos de casa em 2018

Servidores, magistrados e demais funcionários que trabalham no Tribunal trouxeram para reciclagem em 2018 um total de 10,10 toneladas de resíduos domésticos. Os dados foram repassados pelo Espaço Nassar, que faz a coleta todas as sextas-feiras no complexo-sede, em Cuiabá.

 

15 de janeiro de 2019
Ações adotadas pelo Tribunal podem reduzir gastos com energia em cerca de 25%

Em tempos de necessária contenção de gastos, em especial pela limitação orçamentária decorrente da Emenda Constituição do Teto dos Gastos, o Tribunal tem adotado uma série de ações voltadas à redução das despesas com energia elétrica, que representam o maior custo entre aquelas de caráter continuada do órgão.

 

15 de janeiro de 2019
Tribunal realiza descarte de quase 16 mil processos em janeiro

Liberar espaço e dar a destinação correta a toneladas de processos judiciais e administrativos que foram sendo armazenados ao longo dos anos. Janeiro começou para a Seção de Gestão Documental do Tribunal com o descarte de mais de 16 mil autos de processos.

 

11 de janeiro de 2019
Troca de lâmpadas convencionais por LED no Tribunal traz economia

Até o próximo dia 18, todas as lâmpadas das salas de audiências das varas de Cuiabá terão sido trocadas por modelos LEDs. A medida vai permitir uma redução no consumo de energia com os itens na ordem de 35%.Além da substituição nesses espaços, a Coordenadoria de Engenharia e Manutenção (CEM) informa que também foram adquiridas luminárias com a mesma tecnologia para serem instaladas na área externa ...

 

 09 de janeiro de 2019
Tribunal destinou mais de 13 toneladas de resíduos para a reciclagem em 2018

Os dados são da Seção de Gestão Socioambiental e incluem apenas aqueles gerados dentro da própria instituição, não considerando os trazidos de casa por servidores/magistrados e terceirizados e que são recolhidos às sextas-feiras pelo instituto Nassar.

 

14 de dezembro de 2018
TRT aprova Plano de Logística Sustentável para otimizar recursos e ampliar a consciência ambiental

O Pleno do TRT de Mato Grosso aprovou nesta quinta-feira (13) o Plano de Logística Sustentável (PLS) do órgão. O documento é um instrumento de gestão, elaborado com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade, com otimização dos recursos públicos e redução dos impactos ambientais causados pelas atividades da instituição.
Acesse aqui o Plano de Logística Sustentável

 

11 de dezembro de 2018
Ações de sustentabilidade do Tribunal são apresentados em encontro no TJ/MT

Os projetos e iniciativas desenvolvidos pelo TRT/MT foram apresentados como case de sucesso durante o 3º Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário de Mato Grosso. O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ/MT), na última sexta-feira (7), com o intuito de difundir práticas que promovem a sustentabilidade, na perspectiva dos aspectos sociais, ambientais e econômicos.

 

30 de agosto de 2018
Fóruns de Várzea Grande e Tangará serão os primeiros a ter sistema de energia fotovoltaica

Os Fóruns Trabalhistas de Várzea Grande e Tangará da Serra serão as primeiras unidades da Justiça do Trabalho mato-grossense a operar por meio de energia fotovoltaica. A licitação para instalação do sistema já foi realizada pelo Tribunal, que aguarda agora a formalização do contrato para o início da prestação do serviço.

 

17 de julho de 2018
Varas de Mirassol e Pontes e Lacerda fazem descartes de produtos recicláveis

A articulação no interior do estado tem conseguido bons resultados e, assim como ocorre no complexo-sede, as unidades de Pontes e Lacerda e Mirassol D’Oeste mostraram seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. As duas unidades encaminharam recentemente resíduos da coleta seletiva para reciclagem.

 

25 de junho de 2018
TRT abre edital para cooperativas e associações de catadores realizarem coleta de recicláveis

Associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis podem se habilitar para participar da coleta e processamento de materiais recicláveis e reutilizáveis produzidos na sede do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso e no Fórum Trabalhista de Várzea Grande. Os interessados também poderão se habilitar para receber os bens classificados como irrecuperáveis no processo de desfazimento de bens do TRT.

 

20 de junho de 2018
Varas do interior recebem visitas com foco na qualidade de vida e sustentabilidade

Repassar dicas de saúde e que tragam mais qualidade de vida no trabalho, como a importância de pausas e alongamentos e mesmo de ajustes nas mesas, cadeiras e na iluminação ambiente. Estes estão sendo alguns dos objetivos da visita realizada pelo Tribunal a três varas do trabalho da região norte do estado.

 

07 de junho de  2018
Tribunal já destinou mais de 3,6 toneladas de resíduos à cooperativa de reciclagem

A parceria formada entre o Tribunal e o Espaço Nassar já conseguiu que 3,6 toneladas de produtos fossem encaminhados à reciclagem. Os dados foram apresentados no Dia Mundial do Meio Ambiente (5), no encontro com representantes da entidade filantrópica realizado nas dependências do complexo-sede.

 

05 de junho de 2018
TRT abre edital para associações e cooperativas de catadores realizarem coleta de resíduos eletroeletrônicos

Associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis podem se habilitar para participar de programa de coleta e descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos produzidos pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. Prazo para entrega dos documentos de habilitação vai até o dia 03 de julho.

 

30 de maio de 2018
Vara de Sorriso planta mudas frutíferas na unidade

"Onde antes foi alvo de uma bomba, hoje plantamos vida". A frase foi encaminhada pela Vara de Sorriso, em alusão às árvores frutíferas plantadas no corredor lateral da unidade. O local, que no ano passado vivenciou um ato de vandalismo que originou um princípio de incêndio, agora abriga mudas de acerola, limão e jabuticaba. E se a ideia é celebrar, então palmas à natureza e à iniciativa dos servidores e magistrados.

 

11 de maio de 2018
TRT abre edital para cooperativas e associações de catadores realizar a coletas de recicláveis

Associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis podem se habilitar para participar da programa de coleta de resíduos gerados nas dependências da Justiça do Trabalho no estado. As coletas serão feitas nas cidades do interior de Mato Grosso que tenham uma Vara trabalhista.

 

25 de abril de 2018
Servidores da Vara de Peixoto de Azevedo realizam plantio de mudas frutíferas

DA CASA - As obras de melhoria concluídas recentemente na Vara de Peixoto de Azevedo trouxeram ao grupo de servidores que atua na unidade a vontade de ‘incrementar’ um pouco mais o local. E assim surgiu a ideia do plantio de mudas frutíferas no espaço.

 

16 de abril de 2018
Tribunal destina mais de 80 cartuchos de impressoras para a reciclagem

DA CASA – Mais de 80 cartuchos vazios de impressoras do Tribunal foram destinados, na sexta-feira (13), para a empresa Lexmark, que tem um programa gratuito de coleta do material. Segundo a Seção de Gestão Socioambiental, trata-se de carcaças vazias de toners e elementos fotocondutores de impressoras.

 

13 de março de 2018
Tribunal adquire novas lixeiras para descarte de materiais recicláveis

DA CASA –  Qual o lugar certo de descarte de resíduos no Tribunal? Além das várias lixeiras espalhadas pelos prédios, nas copas de cada unidade da Justiça do Trabalho mato-grossense está sendo colocada uma nova lixeira para descarte de produtos recicláveis. Elas são verdes e servem para coleta de materiais de plástico, metal, vidro e tetra pak.

 

05 de fevereiro de 2018
Tribunal destina 4,1 toneladas de sucatas metálicas para reciclagem

DA CASA – Um total de 4,1 toneladas de sucata metálica do Tribunal foram destinadas, na última terça-feira (30)​, para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG). Segundo a Seção de Gestão Socioambiental, trata-se de sobras de obras de engenharia, resultado das reformas feitas nos últimos meses.

 

28 de novembro de 2017
Tribunal participa de evento no TRT/RS na área socioambiental

DA CASA - A servidora Natália Pansonato (Seção de Gestão Socioambiental), está participando do 2º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental. O evento está sendo realizado no Tribunal do Rio Grande do Sul nesta terça e quarta (28 e 29).

 

08 de novembro de 2017
Guia de descarte de resíduos está disponível

DA CASA - Você sabe onde descartar todos os bens e resíduos produzidos no Tribunal? Cada objeto que usamos no dia a dia tem um tipo diferente de destinação, uma lata de refrigerante não vai para o mesmo lugar que uma folha de papel, por exemplo.

 

03 de outubro de 2017
Coleta Seletiva do Tribunal contabiliza mais de uma tonelada de material recolhido

DA CASA - Mais de uma tonelada de recicláveis foi recolhida na parceria de coleta seletiva do Tribunal com o Espaço Nassar somente nos meses de agosto e setembro. Os maiores volumes coletados foram de vidros, com 545kg, papéis com 290kg e plásticos com 270kg, juntos, contabilizam quase todo o peso total. Segundo um dos coordenadores da instituição e servidor aposentado do TRT, Fahéd Abahadall, um dos principais objetivos do projeto é criar o hábito de separar os resíduos que são produzidos em casa para quando o município disponibilizar a coleta seletiva na cidade. “De nada adiantará o serviço ser disponibilizado se não estivermos preparados para fazer a nossa parte, será apenas um desperdício de dinheiro público,” afirma Fahéd.

 

24 de julho de 2017
Servidora promove iniciativa para coleta de recicláveis no Tribunal

Sempre atenta às questões ambientais, a servidora Isadora Ribeiro, lotada atualmente na Coordenadoria de Patrimônio e Transporte (CPT), montou, com a ajuda da servidora Ana Soares (Diretoria Geral), um armário para descarte de alguns materiais recicláveis no próprio setor. Os produtos são encaminhados a reciclagem ou recebem uma nova destinação.

 

11 de julho de 2017

Confira as metas do Plano de Logística Sustentável do Tribunal para este ano

Reduzir, em pelo menos 10% em relação ao ano passado, o consumo de papel, copos descartável para água e telefonia fixa estão entre as metas estipuladas para 2017 no Plano de Logística Sustentável do Tribunal. Regulamentado pela RA 258/2016, o PLS é um instrumento de gestão, elaborado com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade, com otimização dos gastos dos recursos públicos e redução dos impactos ambientais causados pelas atividades da instituição.

 

30 de junho de 2017
Tribunal viabiliza descarte de recicláveis a partir de julho

A coleta seletiva dos recicláveis trazidos das residências voltará a ser realizada em um novo formato. Nesta fase, o papel do Tribunal é atuar de forma mais ampla, possibilitando que a população em geral possa dar destinação adequada a seus resíduos, conforme explica a Seção Socioambiental. A coleta será realizada duas vezes por mês, a partir de julho, e é resultado de uma parceria com o Espaço Nassar.

 

16 de março de 2017
Consciência ambiental: TRT destina 9,1 mil kg de resíduos para catadores de materiais recicláveis

Cuidar do meio ambiente também é uma das preocupações do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. Para isso, tem feito a lição de casa separando o lixo e dando a destinação correta. Em 2016, foram destinados 9,1 mil kg para cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além de dar a destinação adequada para outros resíduos como lâmpadas, pilhas, baterias, sucatas eletrônicas e oriundos de saúde e construção civil.

 

15 de março de 2017
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL - Tribunal prioriza combustíveis renováveis e economiza 13 mil litros de diesel

Economizar foi a palavra de ordem no Tribunal no ano de 2016. A utilização de combustível no dia-a-dia de trabalho foi um exemplo de que com mudanças de atitudes e empenho de todos é possível diminuir os gastos para economizar dinheiro e recursos naturais.

 

14 de março de 2017
Tribunal reduz em 14% o consumo de energia e economiza 406,6 mil reais em 2016

As medidas da Administração para economizar energia elétrica, somadas ao esforço de servidores e magistrados, surtiram efeito e agora já é possível comemorar uma redução de 14% do consumo de energia no ano de 2016. A meta estabelecida de 5% foi amplamente superada, o que gerou uma economia de 406,6 mil reais aos cofres do Tribunal.

 

07 de março de 2017
Tribunal supera em mais de 30% meta de redução do consumo de papel e copo descartável

Em tempos de sustentabilidade, qualquer economia que acarrete benefícios ambientais e econômicos se mostra muito significativa para as instituições. Nessa tônica, o Tribunal tem algumas conquistas a comemorar, como por exemplo a superação em 35% da meta de redução no consumo de papel no ano passado.

 

21 de fevereiro de 2017
Uso do VoIP gera economia de 50% nas contas de telefone do Tribunal

A adoção do VoIP para ligações já está surtindo ótimos resultados, com a redução pela metade do valor pago na conta telefônica do Tribunal. A ferramenta foi reativada no ano passado como uma das alternativas para redução de despesas de custeio. Antes da reativação do VoIP, funcionalidade que permite realizar chamadas de telefone pela internet, foram feitos testes pelas coordenadorias de Engenharia e Manutenção e Infraestrutura e Comunicações para aumentar a qualidade do serviço.

 

20 de fevereiro de 2017
Uso de copos descartáveis está restrito aos usuários externos do Tribunal

O Plano de Logística Sustentável do Tribunal, aprovado pela RA 258/2016, tem entre seus objetivos, metas de uso de copos descartáveis nas unidades da Justiça Trabalhista do estado. Com base na normativa, foi publicado o Memorando 006/20017 GP/TRT, que estabeleceu que os copos de plástico devem ser disponibilizados apenas aos usuários externos. A medida foi adotada como forma de evitar o consumo de copos de plástico, cuja matéria-prima de fabricação agride o meio ambiente e demora centenas de anos para decomposição.

 

06 de fevereiro de 2017
6 de fevereiro – Dia do Agente de Defesa Ambiental

Hoje é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental. A data é uma homenagem às pessoas que trabalham pela proteção do nosso meio ambiente. Além de proteger a natureza, o agente ambiental pode ser responsável também por fiscalizar, propor atividades e obras para a conservação do meio ambiente.

 

06 de dezembro de 2016
Plano de Logística Sustentável irá auxiliar na otimização de recursos e na consciência ambiental

Foi aprovado este ano o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal Regional do Trabalho de Mato-Grosso (TRT/MT). O plano  é um instrumento de gestão, elaborado com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade, com otimização dos gastos dos recursos públicos e redução dos impactos ambientais causados pelas atividades da instituição.

 

21 de novembro de 2016
Tribunal publica bancos de boas práticas coletadas no TRT em Movimento 2016

Durante as visitas e videoconferências do TRT em Movimento 2016 foram coletadas as boas práticas processuais e ambientais realizadas por cada uma das unidades judiciárias. O Tribunal entende que a participação de todos os servidores e magistrados propondo ideias, propostas e atitudes inovadoras resultam em conjunto de informações muito enriquecedoras, e daí a importância de criar o banco de boas práticas processuais e ambientais, permitindo com isso o compartilhamento das informações e a facilidade de acesso através das páginas Wiki.

 

31 de agosto de 2016
Tribunal e agentes socioambientais implantam coleta seletiva no Fórum de Várzea Grande

De pequenas ações podem surgir grandes recompensas, principalmente se o assunto for sustentabilidade. Foi pensando assim que o Fórum Trabalhista de Várzea Grande implantou em suas dependências a coleta seletiva. A ação foi resultado do trabalho conjunto do Tribunal com os servidores que se voluntariaram a serem agentes socioambientais das unidades.

 

03 de agosto de 2016
Vamos cuidar da natureza? Seja um agente socioambiental da sua unidade

Faça você a diferença que espera ver no outro: torne-se um agente socioambiental. Assim, você será o porta-voz das iniciativas de sustentabilidade em cada uma das unidades do Tribunal. O agente terá a função de orientar os colegas, fixar folder e cartazes e divulgar as ações realizadas pela Seção de Gestão Socioambiental.

 

26 de julho de 2016 
Material da campanha Consciência Sustentável é distribuído para as varas do interior

A Seção de Gestão Socioambiental deu início à distribuição do material da campanha Consciência Sustentável às varas do interior. O material já foi encaminhado às varas de Cáceres, Confresa, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Mirassol Nova Mutum, Primavera do Leste e 1ª VT Rondonópolis, aos cuidados dos agentes socioambientais das respectivas unidades.

 

27 de junho de 2016
Novos coletores de lixo destinam-se a recicláveis produzidos no ambiente de trabalho

A Seção de Gestão Socioambiental lembra que os novos coletores de lixo instalados nas unidades do Tribunal não são para recolher o lixo doméstico, mas apenas para aquele produzido no ambiente de trabalho. A medida atende ao Decreto 5.940/2006, que institui a separação de resíduos recicláveis descartados pelos órgãos da administração pública federal.

 

22 de junho de 2016
Servidora conhece Projeto de Compostagem do TRT da Paraíba

Quem se compromete com o meio ambiente está sempre disposto a conhecer ações de sustentabilidade, mesmo quando não está a serviço do Tribunal. Foi o que ocorreu com a servidora Natália Pansonato, que esteve presente na semana passada em João Pessoa por motivos pessoais e mesmo assim decidiu ir ao TRT da Paraíba para conhecer o projeto de compostagem desenvolvido pela instituição.

 

16 de junho de 2016   
TRT esteve presente no III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário

A desembargadora-presidente do Tribunal, Beatriz Theodoro, participou ontem do III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário. O evento, que encerra hoje em Brasília, está sendo promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com finalidade de discutir a importância de aliar o planejamento estratégico à responsabilidade socioambiental.

 

02 de junho de 2016
Gestão Socioambiental reativa armário de doação

Em plena Semana do Meio Ambiente, a Seção de Gestão Socioambiental trouxe uma boa notícia para os servidores que usavam do armário de doação. O espaço para troca de objetos será reativado a partir da próxima segunda-feira (6) no estacionamento do 1º subsolo.

 

31 de maio de 2016
Doe CDs e DVDs usados e ajude o meio ambiente

Nada mais oportuno na Semana do Meio Ambiente que falar de reciclagem, não é mesmo? A Seção de Gestão Socioambiental estará coletando até o dia 10 de junho CDs e DVDs usados para confecção de artesanato. Para participar da Campanha Arte em CDs basta depositar seu material nas caixas coletoras que estão localizadas próximos aos elevadores da Corte (térreo), Prédio Administrativo (1º subsolo) e Prédio das Varas (1º subsolo).

 

31 de maio de 2016  
Versão eletrônica do Brechó faz sucesso entre servidoras do Tribunal

Aliar a tecnologia para economia de tempo e recursos naturais, além da comodidade e até mesmo de entretenimento para seus participantes. Foi nessa tônica que surgiu o Brechó Virtual das servidoras do Tribunal. O grupo de WhatsApp foi criado há menos de um mês e já conquistou vendas e participantes.

 

30 de maio de 2016  
Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, é resultado de uma recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

 

28 de março de 2016  
Tem algum banner sem utilidade? Doe para a campanha Banners para Bolsas

A Seção de Gestão Socioambiental está promovendo a campanha "Banners para Bolsas", que consiste no recebimento de banners de lona que já esteja fora de uso para ser reutilizado na confecção de ecobags e porta-marmitex por uma artesã de Cuiabá.

Informativos

Boletins Informativos Socioambiental - 2020

Boletim Informativo Socioambiental n. 01/2020 - lâmpadas

Boletim Informativo Socioambiental n. 02/2020 - Papel

Boletim Informativo Socioambiental n. 03/2020 - Pilhas

Boletim Informativo Socioambiental n. 04/2020 - Guia de Descarte

Boletim Informativo Socioambiental n. 05/2020 - Armário Doações e Guarda Roupa Solidário

Boletim Informativo Socioambiental n. 06/2020 - Livro que livra

Boletim Informativo Socioambiental n. 07/2020 - Projeto Lunaar - embalagens de desodorantes

Boletim Informativo Socioambiental n. 08/2020 - Dia Mundial da Água

Boletim Informativo Socioambiental n. 09/2020 - Medicamentos

Boletim Informativo Socioambiental n. 10/2020 - Programa Inteiro pelo Meio

Boletim Informativo Socioambiental n. 11/2020 - Meias do Bem

Boletim Informativo Socioambiental n. 12/2020 - Sucata eletrônica - Tambor transparente

Boletim Informativo Socioambiental nº 13/2020 - CDs e DVDs

Boletim Informativo Socioambiental nº 14/2020 - Separação de resíduos secos recicláveis

Boletim Informativo Socioambiental n. 15/2020 - Dia Mundial do Meio Ambiente

Boletim Informativo Socioambiental n. 16/2020 - Dia de Proteção às Florestas

Botetim Informativo Socioambiental n. 17/2020 - Dia de Combate à Poluição

Boletim Informativo Socioambiental n. 18/2020 - Efeitos Nocivos das Queimadas à Saúde

Boletim Informativo Socioambiental n. 19/2020 - Queimada é crime ambiental. Denucie

Boletim Informativo Socioambiental n. 20/2020 - Descarte de medicamentos

Boletim Informativo Socioambiental n. 21/2020 - Descarte de óleo de cozinha

Boletim Informativo Socioambiental n. 22/2020 - 05 de Setembro. Dia da Amazônia

Boletim Informativo Socioambiental n. 23/2020 - Descarte de Lixo Covid 19

Boletim Informativo Socioambiental n. 24/2020 - 11 de Setembro. Dia do Cerrado

Boletim Informativo Socioambiental n. 25/2020 - 19 de Setembro - Dia Mundial da Limpeza

Boletim Informativo Socioambiental n. 26/2020 - 21 de Setembro - Dia da Árvore

Boletim Informativo Socioambiental n. 27/2020 - 22 de Setembro - Dia da Defesa da Fauna

Boletim Informativo Socioambiental n. 28/2020 - Descarte de lâmpadas

Boletim Informativo Socioambiental n. 29/2020 - Retomada - coleta seletiva/resíduos recicláveis Programa Inteiro pelo Meio

Boletim Informativo Socioambiental n. 30/2020 - 15 de Outubro - Dia do Consumo Consciente

Boletim Informativo Socioambiental n. 31/2020 - Semana Lixo Zero

Boletim Informativo Socioambiental n. 32/2020 - Descarte de Vidros

Boletim Informativo Socioambiental n. 33/2020 - Dia do Pantanal

Boletim Informativo Socioambiental n. 34/2020 - Você conhece os ODS?

Boletim Informativo Socioambiental n. 35.2020 - Pontos de Entrega Voluntária - Cuiabá e Várzea Grande

Boletim Informativo Socioambiental n. 36.2020 - Coleta Seletiva Nassar

Boletim Informativo Socioambiental n. 37.2020 - Dicas de sustentabilidade para as festas de fim de ano

 

 

 

Boletins Informativos Socioambiental - 2021

Boletim Informativo Socioambiental - Descarte de resíduos (COVID)

Boletim Informativo Socioambiental - Substituição de garrafões de água envasada por purificadores

Boletim Informativo Socioambiental - Uso Eficiente de Papel

Boletim Informativo Socioambiental - As três frações dos resíduos

Boletim Informativo Socioambiental - Revolução do Baldinho. Você conhece?

Boletim Informativo Socioambiental - Por que devolver os toners vazios ao Almoxarifado?

Boletim Informativo Socioambiental - Energia Solar. Fonte limpa, acessível e renovável.

Boletim Informativo Socioambiental - Você conhece o PLS do TRT 23?

Boletim Informativo Socioambiental - Consumo Responsável

Boletim Informativo Socioambiental - Utilize Ecofont e economize tinta na impressão

Boletim Informativo Socioambiental - Rede de Reciclagem e Inovação de Mato Grosso

Boletim Informativo Socioambiental - Logística Reversa de Lâmpadas no Brasil

Boletim Informativo Socioambiental - Guia de Descarte de Resíduos

Boletim Informativo Socioambiental - Consumo de Energia. Evite Desperdícios

Boletim Informativo Socioambiental - 05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Boletim Informativo Socioambiental - Plano de Gerenciamento Sólido - PGRS

Boletim Informativo Socioambiental - Consumo Consciente - Papel e Toner

Boletim Informativo Socioambiental - Consumo Consciente de Água em Casa e no Trabalho

Boletim Informativo Socioambiental - Consumo Consciente de Energia – Dicas para Economizar em Casa e no Trabalho

Boletim Informativo Socioambiental - Perdeu algum Boletim da Socioambiental?

Boletim Informativo Socioambiental - Energia Solar

Boletim Informativo Socioambiental - Consumo de descartáveis e impactos na vida marinha

Boletim Informativo Socioambiental - Você tem 5 casas. Cuide bem delas

Boletim Informativo Socioambiental - Bebedouros de pressão. Água segura para beber

Boletim Informativo Socioambiental - Desperdício de energia todos pagam a conta

Boletim Informativo Socioambiental – Gasolina x Etanol

Boletim Informativo Socioambiental - Jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios. Denuncie esta prática

Boletim Informativo Socioambiental - Espaços verdes urbanos

Boletim Informativo Socioambiental - Denuncie queimadas

Boletim Informativo Socioambiental - Conheça a Green Eletron e o Decreto n. 10.240/2020

Boletim Informativo Socioambiental – Plante e cuide de uma árvore

Boletim Informativo Socioambiental - Desperdício e perdas de alimentos. Uma prática eticamente inaceitável

Boletim Informativo Socioambiental - Energia. Ei, psiu. Você apagou a luz?

Boletim Informativo Socioambiental - 15 de Outubro. Dia do Consumo Consciente

Boletim Informativo Socioambiental - Faça uma faxina nos seus armários

Boletim Informativo Socioambiental - Separação de Resíduos no TRT

Boletim Informativo Socioambiental - Descarte correto de lâmpadas

Boletim Informativo Socioambiental - Incentivo ao transporte público ou compartilhado

Boletim Informativo Socioambiental - Prefira produtos orgânicos

Boletim Informativo Socioambiental - Descarte de medicamentos

Boletim Informativo Socioambiental - Gasto com Energia Elétrica

Boletim Informativo Socioambiental - Perdeu algum boletim informativo da Socioambiental?

Boletim Informativo Socioambiental - Feliz Natal e Ano Novo. Consumo consciente nas Festas

Boletins Informativos Socioambiental - 2022

Boletim Informativo - Uso sustentável de recursos naturais, bens e serviços - Portaria TRT SGP GP N. 129/2021

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - Painel da Sustentabilidade e Impressômetro

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - Política de Impressão do TRT da 23 Região. Você já conhece a RA 160.2021?

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - Descarte de processos físicos - responsabilidade pela correta destinação dos resíduos

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - Prêmio Agente Socioambiental do Ano: conheça os critérios e participe!

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - Vá de Bike! Pedale e Aproveite os benefícios.

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - Agenda 2030. Pratique ações diárias que podem contribuir para um futuro melhor.

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 1 - Dicas de ações que podem contribuir para a erradicação da pobreza

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 13 - Dicas de ações contra as mudanças climáticas

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 6 - Dicas de ações para preservar a água potável e favorecer o saneamento

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 2 - Dicas de ações para combater a fome e incentivar a agricultura sustentável

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 3 - Dicas de ações para ter mais saúde e bem-estar

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 15 - Dicas de ações para preservar a vida terrestre

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 4 - Dicas de ações para favorecer a educação de qualidade

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 5 - Dicas de ações para estimular a igualdade de gênero

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 7  - Dicas de ações para utilizar energia limpa e acessível

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 10 - Dicas de ações para reduzir as desigualdades

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - Você conhece o Painel da Sustentabilidade?

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 9 - Dicas de ações para estimular a indústria, inovação e infraestrutura

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 12 - Dicas de ações para melhorar padrões de produção e de consumo responsáveis

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 16 - Dicas de ações para promover paz, justiça e instituições eficazes

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 17 - Dicas de ações para incentivar parcerias e meios de implementação

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 14 - Dicas de ações para conservar e proteger a vida na água

#PRATODOSVEREM

Boletim Informativo - ODS 11 - Dicas de ações para que nossas cidades sejam mais sustentáveis 

#PRATODOSVEREM

Boletim informativo -  21 de setembro – Dia da Árvore

#PRATODOSVEREM

 

Gestor da Informação: