Gestão Socioambiental

Páginas

A Seção

A Seção de Gestão Socioambiental – SGSA, unidade vinculada à Diretoria Geral, foi criada em 2010 e tem a atribuição de planejar, coordenar e executar os programas, projetos e ações de responsabilidade socioambiental do Tribunal, atuando nos seguintes eixos:

  • Trabalho Infantil: presta apoio aos Gestores Regionais do Programa de Combate ao Trabalho infantil e Estímulo à Aprendizagem.
  • Trabalho Seguro: presta apoio aos Gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro.
  • Desfazimento de bens: atua nos processos de desfazimento de bens providenciando a doação dos bens considerados ociosos, antieconômicos e recuperáveis ou a destinação final adequada, no caso dos bens irrecuperáveis.   
  • Gestão do consumo: fomenta ações que estimulam o uso e consumo sustentável de bens e serviços, bem como o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, visando combater o desperdício e promovendo o consumo consciente.
  • Gestão de resíduos: implanta medidas que visem a redução do impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente com a adequada separação e destinação final dos resíduos gerados. 
  • Contratações sustentáveis: incentiva e auxilia as unidades demandantes na inclusão de critérios de sustentabilidade nos processos de aquisição de bens e contratação de serviços.
  • Sensibilização: estimula de forma contínua o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental no âmbito da instituição, por meio de campanhas e outras iniciativas. 
  • Capacitação: auxilia a Escola Judicial na capacitação de magistrados e servidores em temas relacionados à gestão socioambiental, por meio de cursos e palestras.
  • Envolvimento e desenvolvimento da comunidade: identifica oportunidades de atuar positivamente nas dimensões social, ambiental, cultural e econômica, alinhando-se às políticas públicas existentes e às ações desenvolvidas por organizações comunitárias locais ou por outros órgãos públicos.

A unidade também é responsável por:

  • Realizar estudos, pesquisas e levantamentos em sua área de competência;
  • Zelar pela execução e monitoramento do Plano de Logística Sustentável do TRT da 23ª Região;
  • Manter atualizados os indicadores mínimos para avaliação do desempenho socioambiental do Tribunal.

 Download:

Relatório de Atividades da unidade (2018).rtf

Relatório de Atividades da unidade (2016).rtf

Agentes

AGENTES SOCIOAMBIENTAIS

Os agentes socioambientais são servidores voluntários, responsáveis por multiplicar informações sobre sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no seu ambiente de trabalho, assim como estimular o comportamento proativo dos colegas e o zelo pelas práticas socioambientais nas unidades.

O Agente Socioambiental é um servidor estratégico que viabiliza a plena realização das ações socioambientais e a obtenção dos melhores resultados para a sustentabilidade. Sua criação visa estabelecer uma política eficiente e eficaz de comprometimento com um meio ambiente sustentável, e está prevista na Politica Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, instituída pelo Ato Conjunto CSJT.TST n. 24/2014.

Para ver a relação completa dos agentes socioambientais do TRT23, clique aqui (atualizado em 15.01.2019).

 

"Sou agente socioambiental porque acho que a responsabilidade de preservação do meio ambiente é de todos. Nos órgãos públicos e, em especial neste tribunal, muito pode ser feito."

 (Isadora Ribeiro Cardoso - Chefe do Setor de Almoxarifado do TRT23)

 

 

 

 

 

 

 

Verde Vivo

Desenvolvido pelo Espaço Nassar, uma entidade social sem fins lucrativos, o Verde Vivo é um projeto de educação ambiental que visa conscientizar os cidadãos sobre a importância da preservação ambiental e do respeito ao próximo.

“Ter Consciência de Si, do Meio em que vive e do Outro, que também vive nesse meio, é a mais básica das premissas para quem deseja viver num mundo melhor”. – Fahed, um dos idealizadores do projeto.

Por meio do projeto Verde Vivo os resíduos recicláveis produzidos nas residências dos magistrados, servidores e colaboradores do TRT são coletados e doados para a COOREPAM - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Cuiabá.

São objetivos do Projeto:

  • Estimular as pessoas a fazerem a separação dos resíduos produzidos em suas residências de modo que esse hábito venha se tornar parte integrante de suas culturas.
  • Contribuir com a redução do processo de contaminação dos solos e rios causado pelo descarte inadequado de resíduos domésticos.
  • Gerar renda e possibilitar condições mais dignas de trabalho àqueles que fazem da reciclagem sua fonte de sustento.
     

Mais informações:
socioambiental@trt23.jus.br

Feirinha

                                                      

                                                   

 

Para ver o Regulamento, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Casa

24 de setembro de 2019
Dia Mundial da Limpeza: Servidores do Tribunal recolhem lixo nas ruas de Cuiabá

As ações do Dia Mundial da Limpeza, comemorado em 21 de setembro, foram realizadas em Cuiabá com o apoio de servidores e estagiários do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. A equipe, que se uniu a um grupo de mais de mil voluntários que atuaram na capital e em Várzea Grande, percorreu o trecho entre o Shopping Pantanal e Hospital do Câncer coletando dezenas resíduos deixados no entorno da Avenida do CPA.

 

24 de setembro de 2019
Dia Mundial da Limpeza – Servidores contam a experiência em participar da ação

“Hoje foi o dia mais feliz da minha vida, porque pela primeira vez eu consegui tirar um pouco da poluição de Cuiabá, gente não jogue lixo no chão, lixo na avenida não, lixo no planeta não, lixo no mar não” salientou Yasmim de 9 anos.

 

23 de setembro de 2019
Dia da Árvore - Servidores de Juína e crianças de uma creche da cidade fazem o plantio de mudas em frente à Vara

Diversão e alegria resumem como foi o plantio de árvores realizado na sexta-feira (20) na Vara de Juína. Seis mudas foram plantadas no canteiro central que fica localizado em frente à unidade. A ação fez parte de uma programação que incluiu também a distribuição de mudas e ocorreu em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no sábado (21).

 

19 de setembro de 2019
Servidores da Vara de Juína realizam campanha de distribuição de mudas de árvores

O Dia da Árvore está movimentando a Vara de Juína. A unidade, em parceria com a Sessão de Gestão Socioambiental, está realizando uma campanha com o objetivo de alertar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente.

 

04 de setembro de 2019
21 de setembro - Tribunal fará ação de sensibilização no Dia Mundial da Limpeza

Há mais de 10 anos teve início, na Estônia, país do leste europeu, o movimento Let’s do It, (vamos fazer isso), criado com o objetivo de coletar os resíduos deixados em praias, ruas, parques e cachoeiras. A iniciativa se espalhou pelo mundo e, em 2018, contou com a participação de mais de 17 milhões de pessoas, de 158 países. A ação ocorre em datas intituladas de Dia Mundial de Limpeza, que este ano será celebrado em 21 de setembro.

 

21 de agosto de 2019
Terceirizados recebem canecas para incentivo à preservação ambiental

“Gostei muito da iniciativa, isso ajuda a preservar o meio ambiente, pois a natureza está cheio de plásticos”, comemorou a líder da empresa terceirizada Vetor Serviços, Vera Lúcia, ao receber sua caneca.

 

08 de agosto de 2019
Ofício alerta unidades quanto ao consumo de copo descartável e de papel

No 1º semestre de 2019, conforme dados do Sistema de Controle de Material e Patrimônio, foram solicitadas 1.675 resmas de papel e 2.227 centos de copos descartáveis. Os números demonstram uma redução de 5,7% e de 3%, respectivamente para cada item, quando comparado ao 1º semestre de 2017.

 

05 de agosto de 2019
Projeto de educação ambiental do TRT coleta mais de 5 toneladas de recicláveis em 2019

Mais de 90% dos 5,4 mil quilos de produtos recicláveis coletados pelo Projeto Verde Vivo de janeiro a junho deste ano foram separados e trazido das residências de magistrados e servidores que atuam no complexo-sede do TRT/MT. É o que aponta o relatório do Espaço Nassar, entidade parceira do Tribunal no desenvolvimento do projeto de educação ambiental.

 

26 de julho de 2019
Aprovada a Política de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal

Sustentabilidade, transparência, acessibilidade, condições de trabalho seguras e saudáveis e salvaguarda dos direitos humanos são alguns dos princípios que regem a Política de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho mato-grossense, aprovada pelo Tribunal Pleno na sessão do mês de julho.

 

10 de julho de 2019
Sustentabilidade - Tribunal realizou a 2ª coleta de carcaças de toners vazios nesta semana

O Tribunal realizou nessa semana a 2ª coleta de carcaças de toners vazios da marca Lexmark. Na ocasião, foram retiradas 145 unidades,  que seguiram para o fabricante via logística reversa, através do Programa Planeta Lexmark.

 

27 de junho de 2019

Mais uma edição da feirinha sustentável ocorre nesta quinta-feira no Tribunal

No saguão do prédio das varas, em Cuiabá, uma nova edição da feirinha sustentável será realizada nesta quinta-feira (27). O evento integra agora as ações de sustentabilidade desenvolvida pelo Tribunal, com produtos naturais e de reaproveitamento de resíduos.

 

18 de junho de 2019

Fórum Trabalhista de Sorriso passa a funcionar com energia fotovoltaica

O Fórum Trabalhista de Sorriso já opera com energia fotovoltaica desde o dia 07 de junho. A estimativa da Coordenadoria de Engenharia e Manutenção do Tribunal (CEM) é de uma geração anual de 52.630kWh. Esta e a quarta unidade da Justiça do Trabalho em Mato Grosso a funcionar com captação de luz solar.

 

13 de junho de 2019

TRT/MT é um dos pontos de coleta da campanha de arrecadação de alimentos de alunos do Univag

"A solidariedade faz bem para quem doa e para quem recebe". Este foi o tema escolhido pelos alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) para a campanha que busca arrecadar alimentos para ajudar algumas instituições filantrópicas de Cuiabá.

 

11 de junho de 2019

Atualizada - Saiba onde descartar resíduos recicláveis em Cuiabá e Várzea Grande

A Seção de Gestão Socioambiental elaborou uma lista com o nome de 26 locais de Cuiabá e Várzea Grande que recebem materiais recicláveis. A informação é importante para que as pessoas tenham alternativas para descarte correto de produtos reutilizáveis ou recicláveis, já que nesses municípios não há o serviço de coleta seletiva.

 

07 de junho de 2019

Semana do Meio Ambiente: Tribunal organiza feira com produtos sustentáveis

Um pneu velho dá origem a um banco e um CD vira uma porta-copos. Já um pedaço de madeira ou sobras de tecidos se transformam em panos de prato, caixas e outros itens, todos confeccionados dentro da órbita do reaproveitamento. Os itens fazem parte da Feirinha Sustentável do TRT de Mato Grosso, evento realizado nesta quinta-feira (06) no saguão do Complexo-sede da instituição.

 

06 de junho de 2019

Fórum Trabalhista de Sinop passa a funcionar com energia fotovoltaica

A Justiça do Trabalho mato-grossense está com mais uma unidade operando com o sistema de energia fotovoltaica: o Fórum Trabalhista de Sinop. O sistema, que capta a luz solar e a transforma em energia elétrica, entrou em operação nessa terça-feira (04), durante a programação da Semana do Meio Ambiente.

 

06 de junho de 2019

Atualizada - Semana do Meio Ambiente: Hoje tem feirinha sustentável no Complexo-sede

Será realizado nesta quinta-feira (06), das 8h às 14h30, no saguão do Prédio das Varas, a Feirinha Sustentável do TRT. A comercialização de produtos saudáveis é mais uma atividade da Semana do Meio Ambiente do Tribunal.

 

05 de junho de 2019

Semana do Meio Ambiente: Em Várzea Grande teve plantio de árvores e em Cuiabá terá doação de mudas

A programação da Semana do Meio Ambiente está movimentado o Tribunal. Nessa terça-feira (04), servidores lotados em Várzea Grande plantaram árvores da espécie Bauhinia sp na área verde do Fórum. A planta ajudará na arborização do local e dará um novo ‘visual’ ao gramado, já que é amplamente usada em projetos de paisagismo.

 

04 de junho de 2019
Semana do Meio Ambiente - Terceirizados participam de palestra sobre sustentabilidade

As ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas no Tribunal foram o tema do evento realizado no sábado (01) para os servidores terceirizados que atuam no Complexo-sede. Intitulado de Café&Prosa e com tom descontraído, a palestra abriu as atividades da Semana do Meio Ambiente organizada pela Seção de Gestão Socioambiental.

 

03 de junho de 2019
Semana do Meio Ambiente teve início no sábado com ações voltadas à sustentabilidade

Voltada à sustentabilidade e com a intenção de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05), o Tribunal iniciou no sábado (01) uma programação voltada à sensibilização da importância da preservação da natureza.

 

29 de maio de 2019
Participe da visita ao Centro Sebrae de Sustentabilidade durante a Semana do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Tribunal realizará uma programação diferente na primeira semana do próximo mês: Voltada à sustentabilidade, a intenção é sensibilizar as pessoas sobre a importância das ações de preservação ambiental.

 

28 de maio de 2019
Plantio de mudas, visita técnica e mais: Tribunal realizará programação para Semana do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Tribunal realizará uma programação diferente na primeira semana do próximo mês: Voltada à sustentabilidade, a intenção é sensibilizar as pessoas sobre a importância das ações de preservação ambiental.

 

22 de maio de 2019
Tribunal ganha nova iluminação com lâmpadas de led na lateral do complexo-sede

Quem passar de noite pelo complexo-sede verá que a área externa ganhou nova iluminação. A mudança é uma das ações da Coordenadoria de Engenharia e Manutenção (CEM), realizada com o objetivo de tornar a instalação mais eficiente, tanto no consumo de energia quanto no aspecto de segurança.

 

20 de maio de 2019
Veja os projetos desenvolvidos pela Seção de Gestão Socioambiental

A Seção de Gestão Socioambiental tem desenvolvido diversos projetos e ações no TRT. Todos eles seguem os três Rs da sustentabilidade: reaproveitar, reciclar e reutilizar. Entre as iniciativas desenvolvidas estão o Projeto Verde Vivo, Armário de Doações, Meias do Bem, Projeto Lunar, Direito de Ler etc. Magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que quiserem conhecer todos os projetos podem ver alista completa aqui.

 

17 de maio de 2019
Reciclagem: fonte de renda e preservação do meio ambiente - VÍDEO

Para o Dia Mundial da Reciclagem, elaboramos uma reportagem sobre como reciclar gera renda para muitas famílias e ainda cuida do meio ambiente. Conheça as ações do TRT de Mato Grosso e a Coorepam - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis em Cuiabá.

 

17 de maio de 2019
Dia Internacional da Reciclagem

Há quatro anos, Diana Oliveira trocou o trabalho de gestão em recursos humanos pelo emprego de catadora de materiais recicláveis. Hoje, ela se orgulha da escolha que fez, pois foi por meio da atividade que conseguiu uma vida melhor. “Tudo que conquistei neste últimos anos foi pela reciclagem. Consigo ajudar meu marido na construção da nossa casa, nas despesas mensais e até mesmo no pagamento do nosso carro”, destaca a catadora.

 

15 de maio de 2019
Descarte corretamente os resíduos produzidos no Tribunal

A separação dos resíduos na fonte geradora, ou seja, no momento do descarte é condição essencial para que ocorra a coleta seletiva e o encaminhamento do material à reciclagem. No TRT, o descarte do lixo comum deve ser feito da seguinte forma...
 

14 de maio de 2019
Instalação do sistema fotovoltaico reduz conta de energia para 79 reais em Tangará da Serra

A Justiça do Trabalho mato-grossense começou a colher o retorno do investimento em energia fotovoltaica. Este mês, o Fórum de Tangará da Serra saiu do costumeiro valor de quase 5 mil reais com despesas de energia elétrica para 79 reais. O resultado foi repassado pela Coordenadoria de Engenharia e Manutenção nessa segunda-feira (13).

 

14 de maio de 2019
Reutilização de frascos de álcool em gel

Antes de descartar os frascos de álcool em gel, porque não pensar na possibilidade de reutilizá-los?Estes frascos podem ser reaproveitados como embalagens para sabonete líquido, por exemplo.Se não puder reaproveitá-los na sua unidade, devolva para o almoxarifado.

 

09 de maio de 2019
Direito de Ler, um projeto de incentivo à leitura

Projeto de incentivo à leitura por meio do qual é disponibilizado um armário com livros no saguão das varas onde pode-se colocar e pegar qualquer livro. Através do projeto, as pessoas são encorajadas a ler o livro e devolvê-lo na estante, de modo a compartilhar a leitura.

 

08 de maio de 2019
Almoxarifado disponibiliza mesa para compartilhamento de livros

O almoxarifado do Tribunal tem agora uma mesa para compartilhar livros, revistas, gibis entre outros materiais de leitura. A ideia, segundo a chefe da seção, Isadora Cardoso, é incentivar as pessoas a contribuírem com livros e desse modo, com a troca de conhecimentos.A unidade, que passou por pequenas reformas e reestruturação, tem dado muitos exemplos de como alguns materiais podem adquirir novas funcionalidades e contribuir com a sustentabilidade ambiental.

 

07 de maio de 2019
Reaproveitando caixas de ovos

De acordo com as políticas ambientais, a reutilização deve preceder a reciclagem. Dessa forma, é interessante que os produtos sejam utilizados até o fim de sua vida útil para depois serem reciclados. As caixas de ovos, por exemplo, podem ser reaproveitadas para reciclagem.

 

23 de abril de 2019
"Choramos e agradecemos imensamente pelo apoio", diz catadora de Água Boa

Há alguns meses, os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia (Acamara) tiveram uma grande reviravolta em sua atividade profissional. A mudança foi possibilitada pela aquisição de um caminhão, adquirido por meio do projeto encaminhado ao Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas do TRT de Mato Grosso.

 

12 de abril de 2019
Sustentabilidade - Veja lista de locais que recebem materiais recicláveis em Cuiabá e Várzea Grande

A Seção de Gestão Socioambiental elaborou uma lista com o nome de 27 locais de Cuiabá e Várzea Grande que recebem materiais recicláveis. A informação é importante para que as pessoas tenham opções de descarte de produtos, especialmente em feriados prolongados, como o da próxima semana.

 

29 de março de 2019
Meias do Bem - Tribunal adere à campanha que arrecada meias usadas e transforma em cobertores

O Tribunal aderiu à Campanha Meias do Bem, realizada pela empresa Puket desde 2013. A ação consiste em arrecadar meias usadas para serem transformadas em cobertores, os quais são distribuídos à população carente ou em situação de rua. Qualquer marca de meia, independentemente se está surrada ou só com um par, pode ser doada à iniciativa.

 

26 de março de 2019
Vídeo – Justiça do Trabalho mato-grossense investe em energia fotovoltaica

Os Fóruns Trabalhistas de Tangará da Serra e Várzea Grande já operam com a energia fotovoltaica. As duas unidades foram as primeiras a receber o investimento que a Justiça do Trabalho espera realizar para adoção de uma energia limpa e que trará uma  grande economia à instituição.

 

08 de março de 2019
TRT/MT é um dos pontos de coleta da campanha Guarda-Roupa Solidário

No saguão do prédio das varas, um carrinho da campanha Guarda-Roupa Solidário aguarda doações de brinquedos, roupas e calçados. O Tribunal é um dos pontos de coleta da iniciativa, que pretende arrecadar donativos para serem entregues à população carente dos bairros que irão receber o projeto Multiação este ano.

 

28 de fevereiro de 2019
Publicado Relatório do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de 2018

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso reduziu o consumo de água em 20% e economizou 35% do valor gasto com manutenção de veículos em 2018, resultado que supera a meta estabelecida no ano passado, como aponta o Relatório de Monitoramento do Plano de Logística Sustentável de 2018. Os dados apresentam um comparativo em relação a 2017.

 

22 de fevereiro de 2019
Almoxarifado dá exemplo de sustentabilidade no Tribunal

Reaproveitamento, reciclagem, organização e economia são palavras cada vez mais presentes no almoxarifado do Tribunal. A unidade, que passou por pequenas reformas e reestruturação, tem dado exemplo de como alguns materiais podem adquirir novas funcionalidades e ajudar a diminuir o impacto ambiental e orçamentário.

 

12 de fevereiro de 2019
Tribunal conhece funcionamento do sistema de transporte adotado em Cuiabá

Servidores da Coordenadoria de Patrimônio e Transporte (CPT) do Tribunal estiveram esta semana na secretaria de Gestão de Cuiabá para conhecerem o funcionamento do Táxi Pref. O sistema é ativado por meio da plataforma Meia Bandeirada e, por permitir maior controle do percurso, tem auxiliada na redução de despesas à Administração Municipal.

 

08 de fevereiro de 2019
Sistema de geração de energia fotovoltaica já está em funcionamento no Fórum Trabalhista de Várzea Grande

O sistema de geração de energia fotovoltaica instalado no Fórum Trabalhista de Várzea Grande já foi colocado em funcionamento e começou a gerar a energia para suprir as atividades no local. A unidade é a primeira da Justiça do Trabalho mato-grossense a operar com energia limpa, renovável e que produz baixos impactos ao meio ambiente.

 

25 de janeiro de 2019
Tribunal é a primeira unidade da Justiça do Trabalho no Brasil a conseguir certificação A em projeto de engenharia

Eficiência enérgica e arquitetura sustentável estão entre as principais características do projeto do novo Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde, fatores que levaram o projeto a receber a Etiqueta PBE Edifica no nível mais eficiente a ENCE GERAL NÍVEL A (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). A Etiqueta faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) desenvolvida em parceria com a Eletrobrás e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

 
17 de janeiro de 2019

As ações de sustentabilidade do TRT de Mato Grosso resultaram na reciclagem e na destinação correta de mais de 23 toneladas de resíduos. Os trabalhos envolveram itens gerados dentro do próprio Tribunal, como também o doméstico, trazido de casa por magistrados, servidores e de demais trabalhadores do órgão.

 

17 de janeiro de 2019
Mais de 10 toneladas de resíduos para reciclagem foram trazidos de casa em 2018

Servidores, magistrados e demais funcionários que trabalham no Tribunal trouxeram para reciclagem em 2018 um total de 10,10 toneladas de resíduos domésticos. Os dados foram repassados pelo Espaço Nassar, que faz a coleta todas as sextas-feiras no complexo-sede, em Cuiabá.

 

15 de janeiro de 2019
Ações adotadas pelo Tribunal podem reduzir gastos com energia em cerca de 25%

Em tempos de necessária contenção de gastos, em especial pela limitação orçamentária decorrente da Emenda Constituição do Teto dos Gastos, o Tribunal tem adotado uma série de ações voltadas à redução das despesas com energia elétrica, que representam o maior custo entre aquelas de caráter continuada do órgão.

 

15 de janeiro de 2019
Tribunal realiza descarte de quase 16 mil processos em janeiro

Liberar espaço e dar a destinação correta a toneladas de processos judiciais e administrativos que foram sendo armazenados ao longo dos anos. Janeiro começou para a Seção de Gestão Documental do Tribunal com o descarte de mais de 16 mil autos de processos.

 

11 de janeiro de 2019
Troca de lâmpadas convencionais por LED no Tribunal traz economia

Até o próximo dia 18, todas as lâmpadas das salas de audiências das varas de Cuiabá terão sido trocadas por modelos LEDs. A medida vai permitir uma redução no consumo de energia com os itens na ordem de 35%.Além da substituição nesses espaços, a Coordenadoria de Engenharia e Manutenção (CEM) informa que também foram adquiridas luminárias com a mesma tecnologia para serem instaladas na área externa ...

 

 09 de janeiro de 2019
Tribunal destinou mais de 13 toneladas de resíduos para a reciclagem em 2018

Os dados são da Seção de Gestão Socioambiental e incluem apenas aqueles gerados dentro da própria instituição, não considerando os trazidos de casa por servidores/magistrados e terceirizados e que são recolhidos às sextas-feiras pelo instituto Nassar.

 

14 de dezembro de 2018
TRT aprova Plano de Logística Sustentável para otimizar recursos e ampliar a consciência ambiental

O Pleno do TRT de Mato Grosso aprovou nesta quinta-feira (13) o Plano de Logística Sustentável (PLS) do órgão. O documento é um instrumento de gestão, elaborado com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade, com otimização dos recursos públicos e redução dos impactos ambientais causados pelas atividades da instituição.
Acesse aqui o Plano de Logística Sustentável

 

11 de dezembro de 2018
Ações de sustentabilidade do Tribunal são apresentados em encontro no TJ/MT

Os projetos e iniciativas desenvolvidos pelo TRT/MT foram apresentados como case de sucesso durante o 3º Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário de Mato Grosso. O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ/MT), na última sexta-feira (7), com o intuito de difundir práticas que promovem a sustentabilidade, na perspectiva dos aspectos sociais, ambientais e econômicos.

 

30 de agosto de 2018
Fóruns de Várzea Grande e Tangará serão os primeiros a ter sistema de energia fotovoltaica

Os Fóruns Trabalhistas de Várzea Grande e Tangará da Serra serão as primeiras unidades da Justiça do Trabalho mato-grossense a operar por meio de energia fotovoltaica. A licitação para instalação do sistema já foi realizada pelo Tribunal, que aguarda agora a formalização do contrato para o início da prestação do serviço.

 

17 de julho de 2018
Varas de Mirassol e Pontes e Lacerda fazem descartes de produtos recicláveis

A articulação no interior do estado tem conseguido bons resultados e, assim como ocorre no complexo-sede, as unidades de Pontes e Lacerda e Mirassol D’Oeste mostraram seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. As duas unidades encaminharam recentemente resíduos da coleta seletiva para reciclagem.

 

25 de junho de 2018
TRT abre edital para cooperativas e associações de catadores realizarem coleta de recicláveis

Associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis podem se habilitar para participar da coleta e processamento de materiais recicláveis e reutilizáveis produzidos na sede do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso e no Fórum Trabalhista de Várzea Grande. Os interessados também poderão se habilitar para receber os bens classificados como irrecuperáveis no processo de desfazimento de bens do TRT.

 

20 de junho de 2018
Varas do interior recebem visitas com foco na qualidade de vida e sustentabilidade

Repassar dicas de saúde e que tragam mais qualidade de vida no trabalho, como a importância de pausas e alongamentos e mesmo de ajustes nas mesas, cadeiras e na iluminação ambiente. Estes estão sendo alguns dos objetivos da visita realizada pelo Tribunal a três varas do trabalho da região norte do estado.

 

07 de junho de  2018
Tribunal já destinou mais de 3,6 toneladas de resíduos à cooperativa de reciclagem

A parceria formada entre o Tribunal e o Espaço Nassar já conseguiu que 3,6 toneladas de produtos fossem encaminhados à reciclagem. Os dados foram apresentados no Dia Mundial do Meio Ambiente (5), no encontro com representantes da entidade filantrópica realizado nas dependências do complexo-sede.

 

05 de junho de 2018
TRT abre edital para associações e cooperativas de catadores realizarem coleta de resíduos eletroeletrônicos

Associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis podem se habilitar para participar de programa de coleta e descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos produzidos pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. Prazo para entrega dos documentos de habilitação vai até o dia 03 de julho.

 

30 de maio de 2018
Vara de Sorriso planta mudas frutíferas na unidade

"Onde antes foi alvo de uma bomba, hoje plantamos vida". A frase foi encaminhada pela Vara de Sorriso, em alusão às árvores frutíferas plantadas no corredor lateral da unidade. O local, que no ano passado vivenciou um ato de vandalismo que originou um princípio de incêndio, agora abriga mudas de acerola, limão e jabuticaba. E se a ideia é celebrar, então palmas à natureza e à iniciativa dos servidores e magistrados.

 

11 de maio de 2018
TRT abre edital para cooperativas e associações de catadores realizar a coletas de recicláveis

Associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis podem se habilitar para participar da programa de coleta de resíduos gerados nas dependências da Justiça do Trabalho no estado. As coletas serão feitas nas cidades do interior de Mato Grosso que tenham uma Vara trabalhista.

 

25 de abril de 2018
Servidores da Vara de Peixoto de Azevedo realizam plantio de mudas frutíferas

DA CASA - As obras de melhoria concluídas recentemente na Vara de Peixoto de Azevedo trouxeram ao grupo de servidores que atua na unidade a vontade de ‘incrementar’ um pouco mais o local. E assim surgiu a ideia do plantio de mudas frutíferas no espaço.

 

16 de abril de 2018
Tribunal destina mais de 80 cartuchos de impressoras para a reciclagem

DA CASA – Mais de 80 cartuchos vazios de impressoras do Tribunal foram destinados, na sexta-feira (13), para a empresa Lexmark, que tem um programa gratuito de coleta do material. Segundo a Seção de Gestão Socioambiental, trata-se de carcaças vazias de toners e elementos fotocondutores de impressoras.

 

13 de março de 2018
Tribunal adquire novas lixeiras para descarte de materiais recicláveis

DA CASA –  Qual o lugar certo de descarte de resíduos no Tribunal? Além das várias lixeiras espalhadas pelos prédios, nas copas de cada unidade da Justiça do Trabalho mato-grossense está sendo colocada uma nova lixeira para descarte de produtos recicláveis. Elas são verdes e servem para coleta de materiais de plástico, metal, vidro e tetra pak.

 

05 de fevereiro de 2018
Tribunal destina 4,1 toneladas de sucatas metálicas para reciclagem

DA CASA – Um total de 4,1 toneladas de sucata metálica do Tribunal foram destinadas, na última terça-feira (30)​, para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG). Segundo a Seção de Gestão Socioambiental, trata-se de sobras de obras de engenharia, resultado das reformas feitas nos últimos meses.

 

28 de novembro de 2017
Tribunal participa de evento no TRT/RS na área socioambiental

DA CASA - A servidora Natália Pansonato (Seção de Gestão Socioambiental), está participando do 2º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental. O evento está sendo realizado no Tribunal do Rio Grande do Sul nesta terça e quarta (28 e 29).

 

08 de novembro de 2017
Guia de descarte de resíduos está disponível

DA CASA - Você sabe onde descartar todos os bens e resíduos produzidos no Tribunal? Cada objeto que usamos no dia a dia tem um tipo diferente de destinação, uma lata de refrigerante não vai para o mesmo lugar que uma folha de papel, por exemplo.

 

03 de outubro de 2017
Coleta Seletiva do Tribunal contabiliza mais de uma tonelada de material recolhido

DA CASA - Mais de uma tonelada de recicláveis foi recolhida na parceria de coleta seletiva do Tribunal com o Espaço Nassar somente nos meses de agosto e setembro. Os maiores volumes coletados foram de vidros, com 545kg, papéis com 290kg e plásticos com 270kg, juntos, contabilizam quase todo o peso total. Segundo um dos coordenadores da instituição e servidor aposentado do TRT, Fahéd Abahadall, um dos principais objetivos do projeto é criar o hábito de separar os resíduos que são produzidos em casa para quando o município disponibilizar a coleta seletiva na cidade. “De nada adiantará o serviço ser disponibilizado se não estivermos preparados para fazer a nossa parte, será apenas um desperdício de dinheiro público,” afirma Fahéd.

 

24 de julho de 2017
Servidora promove iniciativa para coleta de recicláveis no Tribunal

Sempre atenta às questões ambientais, a servidora Isadora Ribeiro, lotada atualmente na Coordenadoria de Patrimônio e Transporte (CPT), montou, com a ajuda da servidora Ana Soares (Diretoria Geral), um armário para descarte de alguns materiais recicláveis no próprio setor. Os produtos são encaminhados a reciclagem ou recebem uma nova destinação.

 

11 de julho de 2017

Confira as metas do Plano de Logística Sustentável do Tribunal para este ano

Reduzir, em pelo menos 10% em relação ao ano passado, o consumo de papel, copos descartável para água e telefonia fixa estão entre as metas estipuladas para 2017 no Plano de Logística Sustentável do Tribunal. Regulamentado pela RA 258/2016, o PLS é um instrumento de gestão, elaborado com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade, com otimização dos gastos dos recursos públicos e redução dos impactos ambientais causados pelas atividades da instituição.

 

30 de junho de 2017
Tribunal viabiliza descarte de recicláveis a partir de julho

A coleta seletiva dos recicláveis trazidos das residências voltará a ser realizada em um novo formato. Nesta fase, o papel do Tribunal é atuar de forma mais ampla, possibilitando que a população em geral possa dar destinação adequada a seus resíduos, conforme explica a Seção Socioambiental. A coleta será realizada duas vezes por mês, a partir de julho, e é resultado de uma parceria com o Espaço Nassar.

 

16 de março de 2017
Consciência ambiental: TRT destina 9,1 mil kg de resíduos para catadores de materiais recicláveis

Cuidar do meio ambiente também é uma das preocupações do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. Para isso, tem feito a lição de casa separando o lixo e dando a destinação correta. Em 2016, foram destinados 9,1 mil kg para cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além de dar a destinação adequada para outros resíduos como lâmpadas, pilhas, baterias, sucatas eletrônicas e oriundos de saúde e construção civil.

 

15 de março de 2017
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL - Tribunal prioriza combustíveis renováveis e economiza 13 mil litros de diesel

Economizar foi a palavra de ordem no Tribunal no ano de 2016. A utilização de combustível no dia-a-dia de trabalho foi um exemplo de que com mudanças de atitudes e empenho de todos é possível diminuir os gastos para economizar dinheiro e recursos naturais.

 

14 de março de 2017
Tribunal reduz em 14% o consumo de energia e economiza 406,6 mil reais em 2016

As medidas da Administração para economizar energia elétrica, somadas ao esforço de servidores e magistrados, surtiram efeito e agora já é possível comemorar uma redução de 14% do consumo de energia no ano de 2016. A meta estabelecida de 5% foi amplamente superada, o que gerou uma economia de 406,6 mil reais aos cofres do Tribunal.

 

07 de março de 2017
Tribunal supera em mais de 30% meta de redução do consumo de papel e copo descartável

Em tempos de sustentabilidade, qualquer economia que acarrete benefícios ambientais e econômicos se mostra muito significativa para as instituições. Nessa tônica, o Tribunal tem algumas conquistas a comemorar, como por exemplo a superação em 35% da meta de redução no consumo de papel no ano passado.

 

21 de fevereiro de 2017
Uso do VoIP gera economia de 50% nas contas de telefone do Tribunal

A adoção do VoIP para ligações já está surtindo ótimos resultados, com a redução pela metade do valor pago na conta telefônica do Tribunal. A ferramenta foi reativada no ano passado como uma das alternativas para redução de despesas de custeio. Antes da reativação do VoIP, funcionalidade que permite realizar chamadas de telefone pela internet, foram feitos testes pelas coordenadorias de Engenharia e Manutenção e Infraestrutura e Comunicações para aumentar a qualidade do serviço.

 

20 de fevereiro de 2017
Uso de copos descartáveis está restrito aos usuários externos do Tribunal

O Plano de Logística Sustentável do Tribunal, aprovado pela RA 258/2016, tem entre seus objetivos, metas de uso de copos descartáveis nas unidades da Justiça Trabalhista do estado. Com base na normativa, foi publicado o Memorando 006/20017 GP/TRT, que estabeleceu que os copos de plástico devem ser disponibilizados apenas aos usuários externos. A medida foi adotada como forma de evitar o consumo de copos de plástico, cuja matéria-prima de fabricação agride o meio ambiente e demora centenas de anos para decomposição.

 

06 de fevereiro de 2017
6 de fevereiro – Dia do Agente de Defesa Ambiental

Hoje é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental. A data é uma homenagem às pessoas que trabalham pela proteção do nosso meio ambiente. Além de proteger a natureza, o agente ambiental pode ser responsável também por fiscalizar, propor atividades e obras para a conservação do meio ambiente.

 

06 de dezembro de 2016
Plano de Logística Sustentável irá auxiliar na otimização de recursos e na consciência ambiental

Foi aprovado este ano o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal Regional do Trabalho de Mato-Grosso (TRT/MT). O plano  é um instrumento de gestão, elaborado com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade, com otimização dos gastos dos recursos públicos e redução dos impactos ambientais causados pelas atividades da instituição.

 

21 de novembro de 2016
Tribunal publica bancos de boas práticas coletadas no TRT em Movimento 2016

Durante as visitas e videoconferências do TRT em Movimento 2016 foram coletadas as boas práticas processuais e ambientais realizadas por cada uma das unidades judiciárias. O Tribunal entende que a participação de todos os servidores e magistrados propondo ideias, propostas e atitudes inovadoras resultam em conjunto de informações muito enriquecedoras, e daí a importância de criar o banco de boas práticas processuais e ambientais, permitindo com isso o compartilhamento das informações e a facilidade de acesso através das páginas Wiki.

 

31 de agosto de 2016
Tribunal e agentes socioambientais implantam coleta seletiva no Fórum de Várzea Grande

De pequenas ações podem surgir grandes recompensas, principalmente se o assunto for sustentabilidade. Foi pensando assim que o Fórum Trabalhista de Várzea Grande implantou em suas dependências a coleta seletiva. A ação foi resultado do trabalho conjunto do Tribunal com os servidores que se voluntariaram a serem agentes socioambientais das unidades.

 

03 de agosto de 2016
Vamos cuidar da natureza? Seja um agente socioambiental da sua unidade

Faça você a diferença que espera ver no outro: torne-se um agente socioambiental. Assim, você será o porta-voz das iniciativas de sustentabilidade em cada uma das unidades do Tribunal. O agente terá a função de orientar os colegas, fixar folder e cartazes e divulgar as ações realizadas pela Seção de Gestão Socioambiental.

 

26 de julho de 2016 
Material da campanha Consciência Sustentável é distribuído para as varas do interior

A Seção de Gestão Socioambiental deu início à distribuição do material da campanha Consciência Sustentável às varas do interior. O material já foi encaminhado às varas de Cáceres, Confresa, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Mirassol Nova Mutum, Primavera do Leste e 1ª VT Rondonópolis, aos cuidados dos agentes socioambientais das respectivas unidades.

 

27 de junho de 2016
Novos coletores de lixo destinam-se a recicláveis produzidos no ambiente de trabalho

A Seção de Gestão Socioambiental lembra que os novos coletores de lixo instalados nas unidades do Tribunal não são para recolher o lixo doméstico, mas apenas para aquele produzido no ambiente de trabalho. A medida atende ao Decreto 5.940/2006, que institui a separação de resíduos recicláveis descartados pelos órgãos da administração pública federal.

 

22 de junho de 2016
Servidora conhece Projeto de Compostagem do TRT da Paraíba

Quem se compromete com o meio ambiente está sempre disposto a conhecer ações de sustentabilidade, mesmo quando não está a serviço do Tribunal. Foi o que ocorreu com a servidora Natália Pansonato, que esteve presente na semana passada em João Pessoa por motivos pessoais e mesmo assim decidiu ir ao TRT da Paraíba para conhecer o projeto de compostagem desenvolvido pela instituição.

 

16 de junho de 2016   
TRT esteve presente no III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário

A desembargadora-presidente do Tribunal, Beatriz Theodoro, participou ontem do III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário. O evento, que encerra hoje em Brasília, está sendo promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com finalidade de discutir a importância de aliar o planejamento estratégico à responsabilidade socioambiental.

 

02 de junho de 2016
Gestão Socioambiental reativa armário de doação

Em plena Semana do Meio Ambiente, a Seção de Gestão Socioambiental trouxe uma boa notícia para os servidores que usavam do armário de doação. O espaço para troca de objetos será reativado a partir da próxima segunda-feira (6) no estacionamento do 1º subsolo.

 

31 de maio de 2016
Doe CDs e DVDs usados e ajude o meio ambiente

Nada mais oportuno na Semana do Meio Ambiente que falar de reciclagem, não é mesmo? A Seção de Gestão Socioambiental estará coletando até o dia 10 de junho CDs e DVDs usados para confecção de artesanato. Para participar da Campanha Arte em CDs basta depositar seu material nas caixas coletoras que estão localizadas próximos aos elevadores da Corte (térreo), Prédio Administrativo (1º subsolo) e Prédio das Varas (1º subsolo).

 

31 de maio de 2016  
Versão eletrônica do Brechó faz sucesso entre servidoras do Tribunal

Aliar a tecnologia para economia de tempo e recursos naturais, além da comodidade e até mesmo de entretenimento para seus participantes. Foi nessa tônica que surgiu o Brechó Virtual das servidoras do Tribunal. O grupo de WhatsApp foi criado há menos de um mês e já conquistou vendas e participantes.

 

30 de maio de 2016  
Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, é resultado de uma recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

 

28 de março de 2016  
Tem algum banner sem utilidade? Doe para a campanha Banners para Bolsas

A Seção de Gestão Socioambiental está promovendo a campanha "Banners para Bolsas", que consiste no recebimento de banners de lona que já esteja fora de uso para ser reutilizado na confecção de ecobags e porta-marmitex por uma artesã de Cuiabá.

Fique Sabendo

 

 

07 de agosto de 2019

25 usos criativos para garrafas de plástico no dia a dia

Em tempos de debates sobre sustentabilidade, é bom saber o que fazer para colaborar com o meio ambiente e a limpeza da sua cidade. O plástico, por exemplo, é um material utilizado em diversos utensílios e objetos comuns. Porém, quando ele é descartado, como é o caso de garrafas de plástico, torna-se um risco para o meio ambiente e até mesmo meios urbanos, entupindo ralos e causando enchentes.

 

 

 

24 de julho de 2019

 

Conheça projeto de recolha de eletrônicos em condomínios e prédios da região

A Ecodescarte Reciclagem, empresa focada em resíduos eletrônicos, com sede em Cuiabá/MT, lançou há pouco tempo o projeto "Condomínio Sustentável", que visa dar oportunidade e facilitar o descarte correto de eletrônicos para moradores de condomínios e prédios das cidades na baixada cuiabana.

 

 

 

02 de julho de 2019

Justiça do Trabalho reduziu 20% do consumo de papel em 2018, aponta Balanço Socioambiental do Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, durante o VI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, o 3º Balanço Socioambiental do

Poder Judiciário, documento que traz séries históricas dos gastos e consumos dos 92 tribunais e conselhos do Judiciário.

 

 

simbolo da reciclagem 30 de abril de 2019

Reciclagem alavanca economia

A reciclagem se mostra de extrema importância não só para a preservação do meio ambiente, mas também para alavancar a economia e os diversos setores da sociedade que carecem de investimentos para atender melhor à população.

 

 

mãos de uma criança plantando uma muda03 de abril de 2019

Plantio de árvore traz benefícios à saúde pública

Em relatório produzido pela organização americana The Nature Conservancy, os cientistas defendem que as árvores urbanas são uma importante estratégia para a melhoria da saúde pública, devendo ser financiadas como tal para alcançar, com êxito, essa questão.Os benefícios trazidos pelas árvores são diversos.

 

 

Foto de vários componentes eletrônicos dentro de uma lixeira22 de março de 2019

A campanha de doação de eletrônicos que ajuda o Hospital de Câncer está de volta

e  25 a 30 de março de 2019, 100%  do valor arrecadado com a venda dos eletrônicos recebidos serão doados para o Hospital do Câncer de Mato Grosso. Na primeira edição da campanha em 2018, foram arrecadados 3 toneladas de lixo eletrônico, revertendo R$16.035,00.

 

 

Na primeira foto, mulher deitada na areia cercada por lixo e na segunda foto a mesma mulher deitada na areia mas sem lixo.22 de março de 2019
No Dia das Florestas, conheça ações de renda e sustentabilidade

Comemorado no dia 21 de março, o Dia Internacional das Florestas discute em 2019 a importância da educação como instrumento de defesa do equilíbrio socioambiental pelo mundo. O lema deste ano, “Florestas e Educação – Aprenda a amar a floresta”, sempre esteve presente na longa trajetória de atuação do Instituto Centro de Vida (ICV) em todas as regiões de Mato Grosso. 

 

 

Na primeira foto, mulher deitada na areia cercada por lixo e na segunda foto a mesma mulher deitada na areia mas sem lixo.18 de março de 2019

Desafio do lixo é o melhor desafio que a internet já viu e você deveria aderir

A ideia surgiu quando um usuário do reddit publicou fotos de uma área repleta de lixo, com uma pessoa mostrando o antes e depois do local. A mensagem ia mais longe e desafiava os outros a fazer o mesmo: “Aqui vai um novo desafio para vocês, adolescentes entediados...

 

 

 

Urnas eletrônicas velhas23 de fevereiro de 2019
14 mil urnas eletrônicas vão virar cabides, cadeiras e para-choques

São Paulo – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo participou, nos últimos dias, de programa nacional para descarte sustentável de 274 toneladas de urnas eletrônicas ‘antigas e inservíveis’, além de componentes que encerraram sua vida útil.

 

 

Foto do prefeito em entrevista 21 de fevereiro de 2019
Emanuel sanciona lei que avança na sustentabilidade de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, sancionou nesta sexta-feira (15), a Lei que cria o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Capital, denominado Cuiabá +300.O programa tem como objetivo, a criação de grupos de trabalhos para implementação de políticas públicas voltadas para a preservação do Meio Ambiente, resultando em uma cidade inteligente, moderna, eficiente e sustentável para o próximo tricentenário e para as futuras gerações.

 

 

Foto de garrafa, borrifador e sabão 08 de fevereiro de 2019
Olhe para seu lixo': as estratégias de quem tenta reduzir ao máximo a produção de resíduos no dia a dia

O que você joga fora todos os dias? Se não sabe, descobrir essa resposta pode ser a melhor forma de mudar os hábitos e reduzir o lixo de casa. O G1 entrevistou quem já tem essa consciência para mostrar medidas práticas em busca de um mundo mais limpo e sustentável.

 

 

Foto de casa onde é reaproveitada água da chuva.04 de fevereiro de 2019
Conheça projetos de arquitetura sustentável no Brasil

Para um mundo mais sustentável, a arquitetura tem utilizado recursos inteligentes para diminuir o impacto que as construções em geral podem provocar ao meio ambiente. E, desta forma, reduzir o uso de materiais, diminuir o consumo e incentivar a utilização de energia renovável. Por isso, muitos projetos têm aderido a esse método e se destacado quando o assunto é preservar o meio ambiente. 

 

 

Foto do  copo de papel cartão01 de fevereiro de 2019
Primeiro papel-cartão brasileiro para copos 100% biodegradável

Fabricado no Brasil, o Bluecup Bio é de fonte renovável, compostável e tem emissões de carbono neutralizadas pela fabricante Suzano Papel e Celulose.De olho na necessidade de se evitar produtos descartáveis feitos de plástico, que acabam nos oceanos causando danos aos animais e ao ser humano, a Suzano Papel e Celulose lança o primeiro papel-cartão para copos 100% biodegradável, compostável, de fonte renovável e produzido no Brasil.

 

 

Desenho de duas mãos sustentando o mundo25 de janeiro de 2019
Entenda a importância da economia circular

No mundo, mais de 2 bilhões de toneladas de lixo são produzidas todo ano, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas). Buscando diminuir esse número e a fim de minimizar os impactos ambientais adversos da industrialização, algumas organizações estão buscando novas práticas para reutilização e reciclagem dos resíduos descartados. Dentre elas, a economia circular.

 

Mão segurando um copo pegando agua num bebedouro16 de janeiro de 2019
Servidores mudam hábitos e compra de copos plásticos cai na Prefeitura

Um movimento diferente e sustentável começa a tomar conta do ambiente de trabalho em diferentes secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba. Por incentivo ou iniciativa própria, muitos servidores estão conseguindo mudar um hábito antigo e estão trocando os copos plásticos descartáveis, muitas vezes usados uma única vez e jogados fora minutos, por utensílios reutilizáveis.

 

 

04 de dezembro de 2018
Plano de Ação Nacional para Combate ao Lixo no Mar

O Lixo no mar é considerado uma das cinco maiores ameaças aos oceanos. Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenha origem em atividades realizadas em terra (indústria, turismo, gestão inadequada de resíduos sólidos, entre outros) enquanto os outros 20% são originados em atividades realizadas no mar ...

 

 

01 de dezembro de 2018
Cuiabá receberá premiação nacional por medidas sustentáveis

Cuiabá está entre as cidades brasileiras escolhidas para receber uma certificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) pelo desenvolvimento de medias sustentáveis.

 

 

 

Assinatura do ermo de adesão foi assinado pelo prefeito e pelo ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte. 27 de novembro de 2018
Prefeitura de Cuiabá adere ao projeto A3P

A mais nova integrante da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é a Prefeitura de Cuiabá, capital de Mato Grosso. A assinatura do termo de adesão ocorreu hoje (27), no gabinete do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte.

 

 

 

1Logomarca do Evento Crea Goias de meio ambiente. Solo. A Terra que se planta, a vida que se colhe0 de novembro de 2018
Mato Grosso possui três projetos finalistas em premiação do Crea sobre Meio Ambiente

Mato Grosso foi o único estado do Centro-oeste brasileiro a ter projetos finalistas no 17° Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente e no próximo dia 22 de novembro , em Gôiânia, um dos três indicados poderão ser premiados.

 

 

 

Pratileiras lotads de lixo eletronico09 de novembro de 2018
Brasil é o maior produtor de resíduo eletrônico

Nenhum brasileiro imaginou ou quis estar na posição de ser um produtor de resíduo eletrônico na América Latina. Mas segundo dados obtidos através do estudo Global E-Waste, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o maior produtor de resíduo eletrônico e está em 7° lugar no mundo inteiro.

 

 

Homem fazendo uma grande quantidade de comida para distribuir no evento.10 de novembro de 2018
Arroz, feijão e carne são os alimentos mais desperdiçados no Brasil

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) encerrou neste sábado (10), em Brasília, a Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos 2018. A programação do último dia contou com uma estrutura montada na Central de Abastecimento (Ceasa) da capital federal, e incluiu oferta gratuita de oficinas ...

 

 

 

Casa feita de material alternativo04 de novembro de 2018
Família constrói casa sustentável com materiais alternativos

Uma casa com uma arquitetura bastante peculiar chama à atenção na zona rural de Cácares (200 km de Cuiabá). Batizada de Casa de Cupim, a bioconstrução feita com materiais alternativos - como hiperadobe e garrafas de vidro - abriga a família do historiador e bioconstrutor Sandro Miguel da Silva Paula.

 

 

 

Rapaz vestido com uniforme de catadores e bandeira do movimento nacional de catadores ao fundo

30 de outubro de 2018
Para alguns, lixo; para outros, renda: nova história no “Vozes do ReDes”

Quem conta sua história e o que tem feito com o aumento da renda pessoal por meio do negócio é o Thiago Pereira de Barros, da Asscavag – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (MT). O jovem é associado, motorista do caminhão da coleta e aposta alto em seu futuro. 

 

 

 

Mulheres de Gana25 de outubro de 2018
Em Gana, comunidades transformam ecossistemas em prol das pessoas

Em Gana, parcerias entre especialistas e comunidades estão tornando os ecossistemas mais resilientes através da preservação e nutrição do solo. Além do crescimento da produção agrícola, as parcerias promovem a geração de renda, empregos e o empoderamento das mulheres da região.

 

 

 

Iceberg retangular e parte da frente de um avião24 de outubro de 2018
Icebergs retangulares são encontrados por piloto da NASA

O cientista da NASA Jeremy Harbeck encontrou dois icebergs muito peculiares no dia 16 de outubro de 2018, em um voo da Operação Ice Bridge. As imagens foram divulgadas pela agência espacial e logo ficaram famosas no mundo inteiro pela perfeição do formato das montanhas de gelo.

 

 

 

Imagem de um pé de tênis, embalagem de chiclete e bolas.22 de outubro de 2018
Empresas criam tênis feito com chiclete

O gasto para a limpeza dessa sujeira é de milhões de euros por ano, sem contar, que o chiclete demora em torno de 20 a 25 anos para começar a se decompor, o que é um grande problema ambiental. Pensando nisso, três organizações de Amsterdã, a Iamsterdam, a empresa de design Explicit Wear e a de sustentabilidade...

 

 

 

Estação de tratamento de água e  esgoto16 de outubro de 2018
BNDES eleva financiamento a projetos de saneamento básico

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na última quinta-feira (11) aumento de sua participação no financiamento a projetos de saneamento básico dos atuais 80% para até 95% do valor total do projeto. A medida se aplica a empréstimos no âmbito da linha BNDES Finem Saneamento...

 

 

 

Povo na enchente09 de outubro de 2018
Por que diferença de temperatura entre o Atlântico e o Pacífico aumentou inundações extremas do rio Amazonas

Algo preocupante está acontecendo no rio Amazonas, segundo um novo estudo. As inundações extremas causadas pelas enchentes do rio quintuplicaram nas últimas duas décadas. E a explicação para este fenômeno está em uma importante diferença entre o oceano Atlântico e o oceano Pacífico, na altura da linha..

 

 

 

Paisagem de uma ecovila08 de outubro de 2018
Conheça as ecovilas brasileiras

A ecovila também é chamada de eco-aldeia e eco-comunidade, o modelo de vida que preserva áreas já degradadas ou que podem estar se degradando, que encontram soluções viáveis para a erradicação da pobreza.

 

 

 

Participantes do Seminário Interáguas26 de setembro de 2018
Desafios para a gestão dos recursos hídricos no país

Brasília – O Programa de Desenvolvimento do Setor Água, o Interáguas, que chega ao final em outubro, deixa um legado importante para a gestão dos recursos hídricos. Os conhecimentos gerados nos sete anos de funcionamento do programa podem, agora, ser utilizados para a concretização de políticas públicas...

 

 

 

Outdoor do Programa Águas para o futuro - prefeitura de Cuiabá-MT19 de setembro de 2018
Área na Morada do Ouro irá receber o plantio de mais de 3.500 mudas de árvores

Escolhida como ponto de partida para a implantação do projeto “Águas Para o Futuro”, a área situada no bairro Morada do Ouro e que abriga uma das nascentes do Córrego Gumitá, receberá, a partir da próxima sexta-feira (21), o plantio de aproximadamente 3.500 mudas de árvores.

 

 

 

Moça com celular nas mãos13 de setembro de 2018
10 Aplicativos de celular que te ajudam a ser mais sustentável

Nos momentos atuais, muito tem se falado sobre as atitudes sustentáveis, surgindo diversos questionamentos a respeito do que fazer para ajudar a preservar o planeta e por onde começar. Mas na verdade, pouco se sabe sobre o assunto.

 

 

 

Circulo de pessoas na praia03 de setembro de 2018
ONU convida brasileiros a organizar mutirões de limpeza de praia

Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia. Dos dias 16 a 24 deste mês, a ONU Meio Ambiente promove no Brasil a #SemanaMaresLimpos, inspirada na campanha homônima do organismo internacional. Iniciativa convida organizações e indivíduos de todo o país a participar dos sete dias de mobilização.

 

 

 

Vencedores do prêmio de sustentabilidade rural31 de agosto de 2018
Brasil é um dos vencedores de prêmio de desenvolvimento rural sustentável na América Latina

O projeto brasileiro “Rio Rural – Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro” é um dos 12 vencedores do concurso de iniciativas inovadoras e escalonáveis para o desenvolvimento rural sustentável, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

 

 

 

Pessoa no cume de uma montanha29 de agosto de 2018
Benefícios que a sustentabilidade traz ao ser humano

A sustentabilidade traz grandes benefícios e é algo de grande importância e que levanta uma série de debates e discussões, uma vez que a exploração dos recursos naturais permitiu aos seres humanos uma grande evolução, mas durante muito tempo foi ignorado seu impacto para o meio ambiente.

 

 

 

Casa com telha para energia solar17 de agosto de 2018
Banco Santander abre crédito de financiamento para equipamentos de energia solar

O banco conta ainda com uma estratégia de captação de recursos estrangeiros, que busca parcerias a fim de fomentar linhas internas ou com propósitos específicos em crédito, como o projeto de energia solar.

 

 

 

Usina eólica14 de agosto de 2018

Eólica será segunda maior fonte de energia do Brasil em 2019

Bons ventos trazem boas notícias. A energia eólica já abastece cerca de 22 milhões de residências por mês no Brasil, com algo em torno de 13 GW de capacidade instalada. São mais de 520 parques eólicos no país, 80% deles na região nordeste.

 

 

Equipe do  Projeto Siderurgia Sustentável03 de agosto de 2018

Projeto Siderurgia Sustentável é apresentado em evento de produtores rurais em Viçosa

Implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sob coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o projeto visa melhorar a eficiência da conversão da madeira em carvão vegetal na siderurgia, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa.

 

 

Ilustração da logistica reversa de copos27 de julho de 2018

Iniciativa da Braskem promove logística reversa de copos descartáveis para empresas

São Paulo, 26 de julho de 2018 – Empenhada na missão de gerar valor para a cadeia do plástico e promover a importância do descarte correto e da reciclagem, a Braskem anuncia parceria com a empresa Dinâmica Ambiental para implementação do Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP).

 

 

Garrafas de plásticos jogadas18 de julho de 2018

Proibir o uso de plásticos nem sempre funciona. Veja o que é preciso fazer

 As proibições das sacolas plásticas, são uma opção – mas não são adequadas para todas as situações. Em primeiro lugar, o plástico não é mau: é flexível, durável, impermeável e barato. A questão é a maneira como descartamos isso.

 

 

Lixeiras de coleta seletiva11 de julho de 2018

Ciclo de Vida e Economia Circular: como estão relacionadas?

 O ciclo de vida de um produto começa desde a extração da matéria-prima até o fim de seu uso, seja para reuso, reciclagem ou descarte. Saiba mais e como isto influencia na Economia Circular.

 

 

Paisagem de casal na Ásia04 de julho de 2018

Ecoturismo na Ásia

Se há um continente que oferece essas condições é o asiático. Gigantesco, diverso, denso e cheio de ofertas fantásticas, um lugar onde o próprio ser humano se oferece como parte da paisagem – como no Butão, o campeão de preservação ambiental no planeta.

 

 

Crianças no lixão.26 de junho de 2018

Nesta cidade, você pode ir para a cadeia se for pego usando sacola ou garrafa plástica

A primeira estrada do mundo que conta com painel solar e que utiliza integralmente a energia solar que produz fica na França, em uma pequena vila da Normandia. Possui apenas 1 km e utiliza 2800 m² de painéis geradores de energia elétrica solar.

 

 

Catador com sua carrocinha de trabalho11 de junho de 2018

Cataki, “Tinder da reciclagem” ajuda catadores

Você sabia que 90% dos materiais reciclados são de coletas feitas por catadores autônomos? A renda destes profissionais é unicamente oriunda destas coletas, com valor por peso: cerca de R$ 0,20/kg de plástico e papelão e R$ 0,05/kg de vidro. “No Brasil, existem 800.00 catadores.
 

 

 

Reunião com o ministro de meio ambiente e parceiros da ONU03 de junho de 2018

Campanha alerta para perda de alimentos

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, lançou, nesta terça-feira, a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos, ao lado dos parceiros ONU Meio Ambiente, WWF-Brasil, Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Social e Fundição Progresso.

 

 

 

Estrada com painel solar

01 de junho de 2018

Primeira estrada feita com painel solar

Mumbai tornou-se a maior cidade indiana a proibir plásticos de uso único. Segundo a nova lei, locais que forem apanhados com sacolas, garrafas ou copos descartáveis podem receber multas de até 25.000 rúpias (cerca de R$ 1.385) e ainda ir parar na cadeia.

 

 

Capa da revista National Geographic - iceberg19 de maio de 2018

Capa da National Geographic é um grande chacoalhão para o mundo todo

A sustentabilidade é fator essencial para o desenvolvimento das empresas de todos os setores, e para isso faz-se necessário atualizar o seu modelo de gestão de maneira criativa. O momento em que vivemos é de correção de hábitos de desperdício e desatenção.

 

 

Pessoas da reunião da comissão do meio ambiente17 de abril de 2018

Plástico deve ser banido de copos, pratos, bandejas e talheres descartáveis

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta terça-feira (17) o projeto (PLS 92/2018) que prevê a retirada gradual do plástico da composição de pratos, copos, bandejas e talheres descartáveis. Pelo texto, no prazo de dez anos, o plástico deverá ser substituído por materiais biodegradáveis....

 

 

Casal vestindo camisetas ecológicas13 de abril de 2018

Pelo Dia da Terra, Adidas e Parley lançam camisas ecológicas para os clubes de futebol dos EUA

Após o sucesso da ação nas temporadas em 2016 e 2017, a Adidas anunciou o lançamento de novas camisas de jogo para todos os times da liga norte-americana de futebol. Trata-se de uma ação feita em parceria com a ONG Parley for the Oceans, que atua pela preservação dos mares, em comemoração ao Dia do Planeta...

 

 

Pequena plantação com utilização de organicos04 de abril de 2018
Projeto já reciclou 260 toneladas de resíduos orgânicos em dois anos no Rio

Ao perceber que muitas pessoas se incomodavam com o resíduo orgânico e buscavam uma solução para dar o destino correto na hora do descarte, idealizador do ‘Ciclo Orgânico’ começou a oferecer o serviço de coleta e compostagem desse material.

 

 

 

Foro Paisagem mostrando mar e morro20 de março de 2018

Brasil anuncia criação de duas áreas de proteção marinha e supera meta de Convenção da ONU

Governo brasileiro anunciou a criação de dois mosaicos de áreas de proteção marinha nos estados de Pernambuco e Espírito Santo. A ação aumentará a proteção dos oceanos brasileiros dos atuais 1,5% para 24,5%, superando o objetivo estabelecido pela Meta 11 de Aichi da Convenção sobre Diversidade Biológica...

 

 

 

Foto de Parque eólico com suas turbinas.02 de março de 2018

Brasil alcança 8ª posição em maior capacidade de energia eólica do mundo

De acordo com dados analisados pelo Global World Energy Council (GWEC), o Brasil superou o Canadá e subiu uma posição no ranking de capacidade instalada de energia eólica e agora tem a 8ª maior capacidade do mundo inteiro. Foram adicionados cerca de 52,57 gigawatts (GW) de potência eólica à produção global, sendo..

 

 

 

Sede da CEPAL, em Santiago do Chile

28 de fevereiro de 2018

CEPAL completa 70 anos de trabalho pelo crescimento inclusivo e sustentável

A Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe (CEPAL) completou 70 anos nesta semana. Fundado em 25 de fevereiro de 1948, o organismo trabalha pelo crescimento sustentável e orienta países em estratégias de desenvolvimento que permitam enfrentar problemas sociais.

 

 

 

Atividades de conscientização abordam os ODS com gestores de municípios do oeste do Paraná22 de fevereiro de 2018

PNUD divulga objetivos globais sobre desenvolvimento sustentável no oeste do Paraná

Iniciativa em parceria com a Itaipu Binacional começou em 2017 e contempla 54 municípios do oeste do Paraná. Projeto vai desenvolver plataforma online e gratuita com estatísticas que permitem acompanhar o cumprimento das metas da ONU na região.

 

 

 

Paisagem poluída por copos descartáveis

31 de janeiro de 2018

ONU Meio Ambiente lista seis questões ambientais para ficar de olho em 2018

A ONU Meio Ambiente listou as principais ameaças ambientais que precisarão ser enfrentadas este ano. Entre elas, estão os danos provocados nos recifes de corais, a poluição por plástico dos mares e oceanos, entre outras. Veja a lista completa.

 

 

 

Jardim no teto do prédio23 de janeiro de 2018

Florestas de bolso

Floresta de Bolso é uma técnica mais natural de restauração da Mata Atlântica desenvolvida por Ricardo Cardim. Sua composição e espaçamento procuram respeitar a dinâmica original das florestas, o que proporciona um crescimento mais rápido, menor índice de perdas, baixo consumo de água e menos manutenção.

 

 

 

Casa com telha  para recebimento de energia solar16 de janeiro de 2018

Tesla finalmente começa a fabricar telhas de energia solar

De acordo com uma publicação da Reuters, a Tesla finalmente começou a produzir de telhas de energia solar em sua fábrica de Buffalo, em Nova York. O projeto, anunciado em 2016, era para ter sido iniciado em meados de 2017, conforme divulgado pela própria Tesla. Quando a empresa foi questionada...

 

 

 

Crianças felizes segurando plantinhas - passeio ecológico 05 de junho de 2017

Debate sobre sustentabilidade e passeio ecológico marcam Dia Mundial do Meio Ambiente

Marcando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente nesta segunda (5), aconteceram na capital uma audiência pública discutindo Desenvolvimento Sustentável realizado pela Assembléia Legislativa, além de passeio ecológico realizado no Parque das Águas, por 250 alunos da rede municipal de ensino.

 

Gestor da Informação: