Florescer

Páginas

Página 1

O Programa Florescer compreende um conjunto de princípios, diretrizes, iniciativas e ações destinados a fomentar a qualidade de vida, o bem-estar e a felicidade no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região. Para isso utiliza a metodologia do Sistema FIB-Feliciência, desenvolvida com base no conceito butanês de Felicidade Interna Bruta (FIB). Esse método é fundamentado na Psicologia Positiva, uma vertente da Psicologia que trabalha virtudes (sabedoria, coragem, humanismo, justiça, temperança e transcendência) e forças dos indivíduos (criatividade, perseverança, autocontrole, espiritualidade, humor, curiosidade etc.), de forma a estimular aspectos positivos da mente e do comportamento, com especial foco na felicidade e no desenvolvimento de habilidades que levem ao bem-estar.

O sistema FIB possui 04 pilares, que são os aspectos essenciais na condução da organização e que pautam as macrodecisões e políticas organizacionais, e 09 domínios, que representam as condições para a felicidade e o bem-estar. São eles:
 


 

O conceito de Felicidade Interna Bruta foi criado pelo quarto Rei do Butão, Jigme Singue Wangchuck, na década de 1970, que observou que o produto interno bruto das nações não incorpora a felicidade e o bem-estar das pessoas. Como filosofia, a FIB defende que o desenvolvimento sustentável deve adotar uma abordagem holística em relação às noções de progresso e dar igual importância aos aspectos não econômicos, como o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente.

Em 2012 a Felicidade foi reconhecida pela ONU como um objetivo humano fundamental e foi colocada na agenda global das nações. Também em 2012 a ONU proclamou o dia 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade. E foi no dia 20 de março de 2019 que o Tribunal lançou o Programa Florescer, o nosso programa para a felicidade!

Para saber mais, acesse a Resolução Administrativa 133/2021, que regulamenta o programa.

Conheça o Podcast do Programa Florescer, disponível no Spotify, ‎Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts, RadioPublic e Breaker. O podcast também pode ser ouvido durante a programação da rádio TRT FM 104.3 e no site do Tribunal.

 

Equipe do projeto

(Portaria TRT SGP GP N. 023/2022)

 

Ângelo Henrique Peres Cestari – Gabinete dos Juízes Auxiliares da Presidência;

Suplente: Michelle Trombini Saliba;

 

Natália Pansonato – Diretoria-Geral e Seção de Gestão Socioambiental;

Suplente: Hilda Cândida Ribeiro;

 

Christine Ribeiro Gili – Coordenadoria de Saúde, Felicidade e Qualidade de Vida (Coordenadora);

Suplente: Letícia de Melo Borges;

 

Fabiana de Oliveira Rocha Moraes Gatti – Secretaria de Governança e Gestão Estratégica;

Suplente: Mônica Luiza do Amaral Jesus;

 

Luiza Emiko Yabe – Secretaria de Gerenciamento Humano;

Suplente: Andressa Nicole Vitalis;

 

Patrícia Soares de Paula Lopes – Divisão de Desenvolvimento Humano;

Suplente: Ana Carolina Martins Coutinho;

 

Wanderson Sebastião França – Coordenadoria de Assistência ao Magistrado;

Suplente: Graziela Salvador Cremaschi Monteiro;

 

Roger Cassimiro de Araújo Berber – Escola Judicial;

Suplente: Cláudio de Souza Ferreira;

 

Fabyola Coutinho Grande Parreira – Coordenadoria de Comunicação Social;

Suplente: Leandro Eduardo Wick Gomes.

 

Informações: florescer@trt23.jus.br