Comitê Permanente de Gestão da Diversidade e Inclusão

Páginas

Apresentação

                                                     

 

A Política de Gestão da Diversidade e Inclusão no TRT da 23ª Região foi instituída em 18/05/2015, pela Resolução Administrativa nº 098/2015, a qual compreende um conjunto de medidas que visam a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades e tratamento aos membros de grupos discriminados em função da cor, raça, etnia, origem, sexo, deficiências, idade, crenças, orientação sexual e outros.

Para coordenar a Política da Diversidade e Inclusão, a Presidência do Tribunal compôs, pela Portaria TRT SGP GP n. 823/2015, de 31 de agosto de 2015, a Comitê Permanente da Gestão da Diversidade e Inclusão, com membros eleitos e indicados, entre magistrados e servidores, para mandato de 2 anos, sendo a atual composição estabelecida pela PORTARIA TRT SGP GP n. 141/2018.

Dentre as atribuições do Comitê Permanente de Gestão da Diversidade e Inclusão, destacam-se aquelas indicadas pelo artigo 7º da RA 098/2015, a saber:

a) promover periodicamente ações de conscientização sobre a vedação da discriminação e preconceito;

b) sugerir capacitação voltada à sensibilização contra a discriminação e o preconceito;

c) sugerir capacitação voltada à necessidade de inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade;

d) solicitar a inclusão no orçamento do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região e da Escola Judicial de verba destinada à execução da política de gestão da diversidade e inclusão, com atenção prioritária;

e) receber e analisar as denúncias de discriminação e preconceito, encaminhando-as para a Presidência com parecer de caráter consultivo;

f) promover parcerias com outras instituições públicas e privadas, ampliando a consciência cívica da população quanto à vedação da discriminação e do preconceito;

g) sugerir outras ações de inclusão dos marginalizados e combate à discriminação.

 

Para mais informações, entre em contato com o Comitê Permanente de Gestão da Diversidade e Inclusão pelo e-mail diversidade@trt23.jus.br.

Composição
  • Ana Beatriz Bastos Montezuma

    Técnica Judiciária - Área Administrativa

    1ª Vara do Trabalho de Tangará da Serra

 

  • Daniela Silva Bernardes

Secretária do Comitê

Analista Judiciária

Gabinete da Desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes

 

  • Deizimar Mendonça Oliveira

Coordenadora do Comitê

Juíza do Trabalho

4ª Vara do Trabalho de Cuiabá

 

  • Juliane Gonçalves dos Santos

Técnica Judiciária - Área Administrativa

Gabinete da Desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes

 

  • Laura Kirch da Silveira

Analista Judiciária

Secretaria do Tribunal Pleno

 

E-mail para contato: diversidade@trt23.jus.br

Notícias

Neste espaço você fica sabendo sobre as matérias relacionadas à Gestão da Diversidade e Inclusão, publicadas no Portal do TRT.

 

20/02/2019 - Tribunal investe em Libras para promover inclusão de pessoas surdas

A Justiça do Trabalho de Mato Grosso planeja implementar uma série de medidas para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, tanto no atendimento presencial nas unidades, quanto na busca de informações no site do TRT/MT.  As ações atendem às determinações da Resolução 218/2018 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

14/12/2018 - Foi Assim... Nome Social

O texto é uma alusão aos 70 anos da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorados na segunda-feira, 10 de dezembro. A crônica faz parte da obra Foi Assim... vidas, olhares e personagens por trás dos processos trabalhistas em Mato Grosso, publicada em homenagem aos 25 anos de TRT/MT.

10/12/2018 - Trabalho em Revista fala sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

O “Trabalho em Revista” traz uma reportagem especial sobre os 70 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na matéria, conheça as principais garantias que a norma dá a todos os cidadãos, como liberdade e igualdade pra todos.

26/11/2018 - Homenagem do TRT e entrevista sobre racismo são destaques no Trabalho em Revista

O “Trabalho em Revista” traz uma reportagem especial sobre os 70 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na matéria, conheça as principais garantias que a norma dá a todos os cidadãos, como liberdade e igualdade pra todos.

19/11/2018 - O negro no mercado de trabalho e Direito Internacional são destaques do Trabalho em Revista

O Trabalho em Revista traz à tona na edição desta semana a questão da representatividade do negro no mercado de trabalho. Uma pesquisa feita pelo IBGE mostra que ainda existem diferenças salariais e que poucos deles chegam a cargos de chefia. O presidente da Unimed Cuiabá, o médico Rubens de Oliveira Júnior, que venceu essa barreira, comenta um pouco sobre os desafios enfrentados nessa jornada.

16/11/2018 - Foi Assim... Não é mimimi, é discriminação!

Ser humilhado pelo chefe, ter sua capacidade questionada, ser criticado por sua aparência, religião ou preferências: situações que não são raras nas relações de emprego. Dois casos emblemáticos chegaram à Justiça do Trabalho mato-grossense nos anos 2000. No primeiro deles, uma trabalhadora era chamada de museu, em referência a sua idade. O tratamento desrespeitoso valeu uma condenação por dano moral contra o empregador.

22/09/2017 - Equidade de direitos e respeito à diversidade é destaque no Programa Trabalho em Revista

A busca pela equidade no ambiente de trabalho é o assunto da entrevista desta semana do programa de TV do TRT em Mato Grosso. O tema foi tratado com o professor Toni Reis, doutor em Educação e presidente da Aliança Nacional LGBTI, que esteve presente em Cuiabá para participar do Seminário da Parada da Diversidade LGBT de Cuiabá.

04/09/2015 - TRT/MT recebe moção de aplauso por Política de Gestão da Diversidade e Inclusão

O TRT de Mato Grosso recebeu na manhã desta quarta-feira (02), da Câmara de Vereadores de Cuiabá, moção de aplauso pela instituição da Política de Gestão da Diversidade e Inclusão, voltada a desenvolver ações de combate e conscientização quanto à discriminação na Justiça do Trabalho no estado. O reconhecimento veio durante audiência pública organizada pela casa de leis para discussão de assuntos relacionados com a comunidade LGBT.

19/05/2015 - Pleno aprova a Política Institucional de Diversidade do TRT/MT

O Tribunal Pleno aprovou nessa segunda-feira (18) a regulamentação da Política Institucional de Diversidade e Inclusão da Justiça do Trabalho em Mato Grosso. A proposta foi sugerida pela Comissão de Diversidade, composta por magistrados e servidores.

Ações

MÊS DA MULHER (03/2019)

Violência contra a mulher, divisão de tarefas domésticas e direito de voz foram mensagens trazidas nos últimos dias pelo Comitê de Diversidade e Inclusão para homenagear as mulheres do Tribunal. A campanha foi veiculada nas telas dos computadores, com ilustrações e frases.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social e procurou uma forma diferente de prestar um tributo às mulheres, como desmistificar por exemplo, a imagem de heroína, quando, na verdade, existe um ser humano que se vê obrigado a assumir inúmeras funções não por ter superpoderes, mas sim por não tem escolha.

Em outra imagem, o Comitê resgata o ditado popular que diz que em briga de marido e mulher ninguém deve se intrometer, e diz que 'meter a colher', em casos de suspeita ou testemunho de agressão, pode ser uma atitude fundamental para preservação da vida. O post faz conexão com os inúmeros casos de feminicídio que ocorrem no país e no estado e estimula a denúncia para o telefone 180, ainda que anonimamente.

A ideia, segundo membros do Comitê, foi aproveitar o Dia Internacional da Mulher como uma oportunidade para trazer reflexões que podem ser somadas ao marco histórico que o dia 08 de março representa na luta pela igualdade de gênero.

Seguem as tirinhas.

Gestor da Informação: