As páginas do Portal do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região foram projetadas para serem acessíveis e facilmente utilizáveis. Se você tiver sugestões ou encontrar problemas, por favor, entre em contato pelo canal Ouvidoria e ajude-nos a melhorar a sua experiência. As instruções a seguir podem facilitar a sua navegação.
Na parte superior do Portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Para facilitar a visualização, você pode usar o zoom do navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.).
Confira os comandos que acionam as funções do zoom:
- Para aumentar a definição, basta pressionar a tecla CTRL e a tecla + simultaneamente.
- Para diminuir, pressione a tecla CTRL e a tecla - ao mesmo tempo.
- Para voltar ao tamanho normal, pressione a tecla CTRL e a tecla 0 (zero).
Confira os comandos utilizados como atalhos para acessar seções específicas no Portal TRT23:
Usando o Google Chrome e Microsoft Edge
- Alt+0 leva à página de acessibilidade.
- Alt+1 salta para o conteúdo principal da página.
- Alt+2 salta para o menu principal.
- Alt+3 salta para a busca de conteúdos.
- Alt+4 salta para o o rodapé.
- Alt+i vai para a página inicial.
Usando o Firefox
Ao utilizar o navegador Firefox, substitua Alt+número pelo comando Alt+Shift+número. Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt+Shift+número, tecle Ctrl+Alt+número.
Usando o Internet Explorer
Para quem utiliza o Internet Explorer, usa o Alt+número+Enter.
Usando o Ópera
Tecla-se Shift+Esc+número. Ao teclar apenas Shift+Esc será exibida uma janela com todas as alternativas de Acesskey da página.
Páginas especais do site contam com vídeos em Libras, em especial a página de apresentação "O TRT da 23ª Região", "Carta de Serviços ao Usuário" e "Ouvidoria".
Acessibilidade para Surdos
A acessibilidade para surdos no portal do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região está garantida através do software VLibras, desenvolvido através da parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É possível fazer a tradução do texto clicando no ícone
, disponível na lateral direita da página e, após, clicando no conteúdo a ser traduzido.
O VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, celulares e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas, e também oferece uma plataforma colaborativa para construção de dicionário em Libras. Faça o download acessando as páginas Conheça o VLibras, VLibras-Vídeo e Wikilibras.
Acessibilidade para Cegos
A acessibilidade para pessoas cegas ou de baixa visão no portal do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região é viabilizada pelo sistema que faz a leitura em áudio do conteúdo existente na respectiva página do portal, está disponível em ícone
, na lateral direita, logo abaixo do dispositivo que permite a visualização do conteúdo em Libras.
Outro recurso de acessibildiade refere-se às imagens, que contam com a descrição. Para isso, basta passar o mouse por cima de fotos e artes para que o sistema identifique o que foi descrito para a respectiva imagem.
O canal do TRT de Mato Grosso no Youtube possui uma Playlist dedicada aos vídeos legendados. Os vídeos tratam de campanhas institucionais e materiais especiais que são amplamente compartilhados em outras mídias e, inclusive, em emissoras de TV. Para assistir aos vídeos, clique aqui.
As postagens no Facebook e Instagran utilizam o recurso de descrição das imagens com a hashtag "PraTodosVerem", que permite a função inclusiva e educativa para destacar que as pessoas com deficiência também utilizam as redes sociais.
No Instagram (IGTV), vídeos especiais, como os relativos à Agenda 2030 da ONU, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também apresentam "#PraTodosVerem". Integrar a Agenda 2030 no Poder Judiciário é a Meta Nacional 9 do CNJ. Os vídeos das 17 ODS podem ser acessados pela página específica no site.
Para garantir o acesso a conteúdos de notícias, entrevistas e campanhas institucionais na versão em áudio, o site apresenta um dos destaques na capa: a Radioagência TRT. Todos os conteúdos são adequados da linguagem escrita para uma linguagem falada, mais clara e acessível, e ainda agrega entrevistas e podcasts produzidos para TRT FM, emissoras de rádio parceira e ouvintes em geral.