Auditoria e Controle Interno

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Apresentação

A Secretaria de Auditoria e Controle Interno (SAUCI) é unidade integrante do sistema de controle interno do Poder Judiciário Federal e está subordinada à Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, competindo-lhe a avaliação dos controles internos do Tribunal.

A SAUCI tem por finalidade as atividades de auditorias contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, além de apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Controles internos são o conjunto de atividades, planos, métodos, indicadores e procedimentos interligados com vistas a assegurar a conformidade dos atos de gestão.

Auditoria é o exame sistemático, aprofundado e independente para avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos de trabalho, sistemas de informações e controles internos administrativos.

As atribuições, competências e limites de atuação da SAUCI estão definidas no art. 74 da Constituição Federal, nas Resoluções CNJ n. 86/2009 e 171/2013 e, no âmbito do TRT 23, na Resolução Administrativa n. 101/2010.

Adicionalmente, a atuação da SAUCI, enquanto unidade de auditoria e parte integrante do sistema de controle interno, é orientada pelo conjunto de boas práticas publicadas ou reconhecidas por entidades como: Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Tribunal de Contas da União (TCU), Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) e Federação Internacional de Contadores (IFAC).

Normas regulamentadoras

 

* Nota: Normas profissionais obrigatórias aos profissionais contadores que exercem a função de auditores internos.

Planos de auditoria
Boas práticas

Veja abaixo algumas referências de boas práticas e estruturas (frameworks) de conhecimento utilizados pela SAUCI como apoio no desempenho de suas atribuições: