Vistorias preventivas feitas pelo MPT em canteiros de obras são destaque do programa Trabalho em Revista

O programa de TV do TRT de Mato Grosso dessa semana aborda, entre outros assuntos, a reforma trabalhista e uma série de fiscalizações preventivas que o Ministério Público do Trabalho vem realizando nos canteiros de obras em Mato Grosso.

No primeiro bloco, a reportagem da semana mostra o curso de capacitação que juízes e servidores da Justiça do Trabalho mato-grossense fizeram sobre as reformas trabalhista e previdenciárias, momento em que tiveram a oportunidade de se atualizar sobre o assunto.

Na segunda parte, o programa Trabalho em Revista traz uma entrevista com o procurador do trabalho Bruno Choairy, que fala sobre as ações que o Ministério Público do Trabalho (MPT) faz em Mato Grosso para evitar acidentes na construção civil em Rondonópolis e Cuiabá.

Tratam-se de vistorias em canteiros de obras para verificar possíveis irregularidades. Na cidade do interior, pelo menos duas obras foram parcialmente interditadas preventivamente em razão da atuação do MPT. Na Capital, a obra de uma unidade de saúde foi interditada por ter denúncias de irregularidades.

 No quadro “É Direito”, o juiz do trabalho Ediandro Martins esclarece as dívidas de um trabalhador sobre os valores que devem ser incluídos no cálculo da rescisão de contrato, inclusive, montantes que não estavam registrados na carteira de trabalho e foram pagos “por fora”.

No Giro da Semana, o Trabalho em Revista traz os principais acontecimentos da Justiça do Trabalho nos últimos dias, como a decisão que reconheceu vínculo entre trabalhadora e falsa cooperativa em Lucas do Rio Verde. A cooperativa foi condenada em pagar todas as verbas resultantes de uma relação de emprego.

O programa traz ainda os posts mais comentados nas redes sociais do Tribunal. O assunto que mais deu o que falar essa semana no Facebook foi o post que responde o questionamento “Grávida pode ser mandada embora? Pode”, mais de 110 pessoas compartilharam a publicação.

Assista ao programa aqui

Exibição

O programa Trabalho em Revista é produzido pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso e veiculado pela TV Assembleia (canal 30 analógico e 30.2 digital) todo sábado, ao meio-dia, com reprises às 19h, domingo às 7h30 e segunda-feira às 6h30, 14h e às 20h30. Todas as edições estão disponíveis no canal do TRT/MT no YouTube.

 

 

 

(Comunicação Social - TRT/MT)

 

Gestor da Informação: