TRT e UFMT discutem parceria para atendimento no Núcleo de Práticas Jurídicas

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão finalizando os termos de uma parceria que possibilitará que os estudantes de Direito prestem atendimento no Núcleo de Prática Jurídica, que funciona no Fórum Trabalhista de Cuiabá.  A intenção é ampliar a assistência jurídica gratuita que hoje já é realizada por duas universidade particulares.

Os detalhes da parceria foram tratados em reunião realizada nesta quarta-feira (15) no TRT. Na ocasião, a presidente do Tribunal, desembargadora Beatriz Theodoro, destacou a importância de ter a presença da UFMT nesse trabalho prestado à comunidade. “As instituições públicas podem oferecer um ótimo trabalho para a sociedade a partir do momento em que se unem”, afirmou.

A desembargadora lembrou que o Direito do Trabalho permite que se possa ingressar com uma ação trabalhista sem a representação de um advogado e que a presença do atendimento gratuito possibilita que esse trabalhador, sem condições de contratar um profissional, receba um acompanhamento jurídico especializado.

O reitor em exercício da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva, afirmou que a parceria é importante para a universidade, para os alunos e também para os cidadãos que serão beneficiados pelo atendimento gratuito. “Ficamos muito felizes com essa proposta do TRT. Um dos principais motes da universidade é a consolidação do seu escopo social. Essas portas que se abrem são importantes para minimizar o hiato entre a UFMT e a sociedade”, disse.

 O coordenador do Núcleo de Práticas jurídicas da UFMT, Silvano Galvão, também comemorou a parceria que vai possibilitar aos alunos de Direito terem essa prática na Justiça do Trabalho, além de dar suporte para aqueles que não têm condições de contratar um advogado. “É uma honra receber esse convite”, afirmou.

Núcleos Jurídicos

Os núcleos de práticas jurídicas, mantidos pelas universidades, são unidades que têm como objetivo prestar assistência gratuita à comunidade carente e proporcionar aos alunos dos cursos de Direito conhecimento prático para o exercício das várias atividades na área, por meio do fomento do estágio e do desenvolvimento do estudante.

Os dois núcleos existentes no TRT/MT estão localizados no 1º andar do Fórum Trabalhista de Cuiabá, na avenida Historiador Rubens de Mendonça.

 

 

(Sinara Alvares)

 

 

 

Gestor da Informação: